Cultura - Música

Ocupação de dança Âmbargris oferece evento grátis e aberto à população

5 de Setembro de 2014

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro (sexta, sábado e domingo), os espetáculos do Âmbargris - Cerco Choreográfico, uma ocupação artística de dança que acontece a pleno vapor na Sala Reneé Gumiel (Funarte) até março de 2015, dão espaço para três dias da festa de abertura do projeto (Festa-Rito-Abertura da Ocupação Âmbargris). Na sexta-feira, a programação se inicia às 18 horas. No sábado e no domingo, às 10 horas. Todos os eventos são gratuitos.

Haverá exibição de filmes de dança, aula aberta de Pranayama (yoga que trabalha com a energia da respiração), exercícios abertos ao público, piqueniques, apresentações musicais, de dança, de taiko (tambores japoneses) e muito mais.

A festa também é a oportunidade para que o público conheça todas as ações que acontecem durante a ocupação. No sábado, às 18 horas, a equipe de Âmbargris, conta ao público sobre a estrutura e as ações do evento. Os artistas envolvidos também participam mostrando suas danças.

Cronograma da Festa

Sexta-feira, dia 12 de setembro, das 18h às 22 horas.

Cine-dança

 

·         O Espectro da Rosa (Mikhail Fokine) – por Joffrey Ballet, com Rudolf Nureyev

·         Renée Gumiel: A Vida na Pele – de Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa

·         L’aprés-midi d’un Faune” (Vaslav Nijinsky) – por Joffrey Ballet, com Rudolf Nureyev

·         A Sagração da Primavera” (Vaslav Nijinsky) – por Joffrey Ballet, com Beatriz Rodriguez

 

Sábado, dia 13 de setembro, a partir das 10 horas.

 

10 horas

Trajeto: Luz e Ar – com Andréia Yonashiro. Ao lado da bailarina, o público percorre o espaço da Funarte e do seu entorno observando os caminhos da luz e realizando algumas práticas de respiração.

 

12 horas

Piquenique sob a Árvore.

 

13 horas

Grupo de Taiko Mizuho Wadaiko. Os integrantes do grupo praticam o taiko pelo prazer de tocar, sempre perseguindo o aperfeiçoamento desta arte ligada à tradição e cultura japonesa. Uma peculiaridade do grupo é que os integrantes têm faixa etária muito variada, tendo hoje entre quatro e 71 anos, e apesar disso se verifica uma harmonia perfeita, unidos pelo forte laço de amor à arte.

 

14 horas

Girantes (Cerco Choreográfico). Apresentações de dança com Andreia Yonashiro, Bárbara Malavoglia, Bárbara Freitas, Everton Ferreira, Felipe Teixeira e Rafael Lemos.

 

15h30

Cine-Dança. Serão exibidos filmes que pedem licença, evocam e homenageiam os ancestrais da dança.

 

18 horas

Coquetel de apresentação de Âmbargris. A Equipe de Âmbargris conversará com o público sobre as ações estruturantes desta ocupação, e cada um dos artistas envolvido no projeto oferecerá uma gota de dança.

 

20h30

Show com Fanta Konatê, Luis Kinugawa e banda. Fanta Konatê é cantora, bailarina e coreógrafa, filha do mestre percussionista Famoudou Konatê, da Guiné Conacri, especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano. Trabalhou com diversos Balés da Guiné, e domina a cultura das aldeias Malinkês da região do Hamaná desde que nasceu. Reside no Brasil desde 2003 e vem realizando shows e oficinas no Japão, Polônia, Suécia, EUA, Chile, Argentina, Guiné, e mais de 40 cidades no Brasil, promovendo o intercâmbio cultural associado ao desenvolvimento sustentável. Está construindo um Centro de Desenvolvimento Humano da Cultura Mandén na Guiné e expandindo a Rede África Viva de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, celebrando 12 anos de carreira internacional.

 

Domingo, dia 14 de setembro, a partir das 10 horas.

 

10 horas

Namastê: Puja e Pranayama – com Márcia  Micheli e Tadeu Arantes. Neste rito que vem da cultura indiana, será praticado o Pranayama, yoga que trabalha com a energia da respiração.

 

12 horas

Homenagem à dançarina e coreógrafa Estelamare Santos (1968 - 2014). Será celebrada a alegria do espírito desta artista com música, dança e cores num rito de oferendas artísticas. Traga alimentos para compartilhar.

 

16 horas

Big Bang! – com Fabio Malavoglia, Cristiana Ceschi (narração de histórias), Virendra e Madhavi (trilha sonora). Aberto a participação do público. Um casal de narradores contará histórias sobre a criação, um casal de músicos tocará os sons primordiais, e o público será convidado a participar com a escuta e a dança.

 

18 horas

Gota do Seminário SP Choreográfica. Este seminário acontecerá mensalmente em Âmbargris, abrigando uma mesa de discussão com

convidados. A meta é aprofundar o debate em torno de questões pertinentes ao fazer da dança, sob a perspectiva de influências políticas e urbanísticas.

 

19h30

Carrinho de Pipoca! Artistas e público caminham dentro e fora da Funarte, comendo e oferecendo pipoca.

 

Conheça as próximas atrações e acesse a programação completa da Ocupação Âmbargris - Cerco Choreográfico pelo sitewww.ambargris.art.br.

 

Comentários
Assista ao vídeo