Colaboradores - Tânia Voss

Fundo de Quintal comemora 48 anos de carreira e muito mais

22 de Março de 2024

Fundo de Quintal celebra 48 anos de história em show especial em São Paulo

Fundo de Quintal | Foto: Washington Possato / Divulgação

O lendário grupo de samba Fundo de Quintal está pronto para comemorar os 48 anos de sua trajetória musical em um show especial e emocionante no Tokio Marine Hall, no dia 23 de março. Este show histórico promete ser uma celebração inesquecível da rica herança musical do grupo e de sua influência duradoura no cenário do samba brasileiro.

Ao longo de toda sua carreira, o Fundo de Quintal acumulou sucessos atemporais e uma legião de fãs devotos em todo o país. Sua assinatura inconfundível, caracterizada pelo som do tantã, do repique de mão e do pandeiro, continua a encantar e emocionar o público, garantindo uma noite de samba da mais alta qualidade no Tokio Marine Hall..

Além disso, o grupo continua a se destacar no mundo digital, com milhões de visualizações em seu canal do YouTube e uma base de fãs crescente no Spotify e na Deezer. No palco, Bira Presidente, Sereno, Ademir Batera, Marcio Alexandre e Junior Itaguaí prometem uma performance memorável, repleta de energia e paixão pela música.

Formado no Rio de Janeiro na década de 1970, o Fundo de Quintal surgiu das icônicas rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e rapidamente se tornou uma das maiores referências do gênero, especialmente no pagode. Com uma generosidade musical incomparável, o grupo se estabeleceu como o berço de talentos como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz e muitos outros, moldando o futuro do samba brasileiro.

-

Com seu criador, Tonino Baliardo, Gipsy Kings faz Único show no Brasil, dia 01 de dezembro, na Vibra São Paulo

Gipsy Kings | Foto: Divulgação

O fundador e líder dos Gipsy Kings, Tonino Baliardo, está entusiasmado com o retorno ao Brasil. A última vez que o grupo veio ao país foi em 2018. Ícone da World Music, com mais de 20 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o Gipsy Kings apresentará seus principais sucessos, prometendo uma noite inesquecível para os fãs.

Compositor reconhecido mundialmente, Baliardo compôs e produziu os maiores sucessos do Gipsy Kigs, como “Bamboleo” e “Djobi Djoba”. Em seu repertório de shows, o grupo ainda inclui grandes hits como “Volare”, “Hotel California”e “A Mi Manera”.

Quem for à Vibra São Paulo, dia 01 de dezembro, terá a oportunidade de assistir, ao vivo, um dos dois integrantes originais do grupo – Baliardo criou o Gipsy Kings ao lado de Nicolas Reyes e mais de 30 anos depois, segue viajando pelo mundo, ao lado de seus dois filhos, Cosso e Mikeal, e seus primos.

Por onde passa, o Gipsy Kings é destaque, com ingressos esgotados, elogios da crítica e fãs de diferentes gerações. Uma história escrita a partir da tradição cigana, que se transformou em uma música sem fronteiras, universal.

O grupo foi premiado com inúmeros discos de ouro, platina e diamante, vencedor do Grammy em 2013, na categoria World Music, pelo álbum “Savor Flamenco”. Integrou trilhas sonoras de filmes como “The Big Lebowski”, remixando “Hotel California”, e “Toy Story III”, filme de animação da Disney Pixar, com “You’ve Got a Friend in Me”.

Os ingressos para o show de 2024 estarão à venda em breve. Prepare-se desde já para acompanhar ao vivo uma noite de muita música e sucessos inesquecíveis.

-

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", de Locca Faria, no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Filme tem participações especiais da "Família Caymmi", de Maria Bethânia, Chico, Gal, Gil, entre tantos ícones da MPB

"Nas Ondas de Dorival Caymmi" | Foto: Divulgação

"Nas ondas de Dorival Caymmi", dirigido por Locca Faria, será o filme de abertura dia 26 de março, do 26º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, ano em que o ator Antônio Pitanga será o grande homenageado. Selecionada para participar do 25º Festival de Cinema do Rio (em outubro de 2023, época do seu lançamento), a película já participou da 47º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, em dezembro, do 44º Festival de Cinema de Havana/Cuba.

Atualmente lançando o filme documentário longa-metragem “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, Locca Faria, que fez a direção, roteiro e direção de fotografia, conta que o filme faz "- um recorte sobre a criação das obras musicais do cantor, compositor, fala de sua importância na música brasileira, e conta com a  participação de grandes artistas brasileiros convidados, poetas, amigos, familiares, pesquisadores, jornalistas, entre eles: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Dori, Danilo e Nana Caymmi, João Bosco, Alfredo Del-Penho, BNegão, Grupo Casuarina, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Motta, Gal Costa, Elza Soares, Tárik de Souza, entre outros". Locca teve uma relação, desde jovem, com Dorival Caymmi e isso trouxe um novo olhar sobre a obra deste artista absolutamente genial.

LOCCA FARIA (multifacetado e amante das culturas amazônica e nacional)

Locca é diretor, fotógrafo, diretor de fotografia, designer e realizador que vem desenvolvendo grandes projetos no Brasil, na Amazônia e na cultura de nosso país. Locca Faria é um dos grandes criadores das artes brasileiras e temos que estar atentos aos nossos talentos.

Realizador de projetos gráficos e fotografias de dezenas de capas de discos de artistas como Milton Nascimento - "Clube da Esquina 2”, Sarah Vaughan - "O Som Brasileiro de Sarah Vaughan ", Egberto Gismonti – Alma, Bandeira do Brasil, e todos os discos de seu selo “CARMO” (17 ao todo), além de várias capas de Nana Caymmi - (várias), Danilo Caymmi, Família Caymmi, Dorival Caymmi, Dori Caymmi, Boca Livre (primeiro LP), Ângela Maria, Robertinho Silva, Selma Reis (várias), Joyce, Nelson Gonçalves, Jorge Aragão, entre outros.

Diretor e criador do Especial sobre o Centenário de Lupicínio Rodrigues para a TV Brasil com a participação de artistas como Ney Matogrosso, João Bosco, Zé Renato, Léo Gandelman, João Cavalcanti, Dori Caymmi, Júlia Vargas e Iara Ferreira.

Realizou a direção de fotografia da minissérie intitulada "Rainha da Vida" protagonizada por Florinda Bolkan e dirigida por Walter Campos para a TV Manchete.

Direção e fotografia para o canal MultiShow, de dois especiais de música produzidos pelo canal dos artistas Ney Matogrosso e Selma Reis. Direção de fotografia e câmera na minissérie intitulada "Os Brasileiros" sobre as teses do antropólogo Roberto da Matta, com direção de Maurice Capovilla – supervisão de Walter Salles, para a produtora Intervídeo Comunicações.

Direção de fotografia e câmera do Especial para a Tv Antena 1 – França, sobre a obra de Jorge Amado e Tom Jobim com direção de Bernard Borderie

Locca Faria é o criador, produtor e diretor do Festival de Cinema de Alter do Chão, também na Amazônia e em todas as suas edições desde 2019: um festival de cinema totalmente gratuito, com inscrições de mais de 2 mil filmes e a participação de mais de 100 países em cada edição.     

-

‘DNA’ é o primeiro single do trabalho que, mais uma vez, reflete o olhar afiado do artista sobre o seu tempo. Ele é Odair José.

Aliado com a tecnologia e com a parceria da inteligência artificial em alguns momentos, o foco são os ‘Seres Humanos’, suas dores e delícias

Vem aí, o novo álbum de Odair José, ‘Seres Humanos’. | Foto/ Crédito: Guilherme Weimann

Aos 75 anos e com 54 anos de carreira, Odair José anuncia o lançamento de seu trigésimo nono álbum, Seres Humanos, com produção dirigida por Junior Freitas. DNA é o primeiro single do álbum e chega nas plataformas digitais dia 22 de março, com distribuição da Monstro Discos.

Artista e produtor se aliam à tecnologia na execução de um projeto simples, como é do feitio de Odair, mas como sempre pensado nos mínimos detalhes para oferecer ao público um trabalho atual e de qualidade. “A ideia é trazer em alguns momentos do álbum uma parceria com a inteligência artificial, uma ferramenta eficaz, curiosa e divertida, que está presente cada vez mais na rotina do nosso tempo”, comenta o artista.

Em DNA, Odair trilha o caminho do desenvolvimento humano, questionando o que virá. “Nesta canção faço uma observação realista e não muito otimista sobre o perigo que a humanidade corre de uma clara involução por não prestar atenção em alguns valores essenciais. Se apropriando de uma falsa hipocrisia, nos desculpamos dos nossos erros e defeitos, colocando a culpa na nossa genética e no DNA dos nossos ancestrais”, avalia Odair.

Confira DNA, o novo single de Odair José: https://ditto.fm/dna-odairjose

-

Taste São Paulo Festival vai começar em maio e ganhará mais um fim de semana

Taste São Paulo Festival | Foto: Divulgação

O Taste, edição local do maior festival internacional de gastronomia, que reúne chefs renomados, os melhores restaurantes de São Paulo, aulas ‘mão na massa’ e diversas atrações artísticas e da cultura gastronômica, anuncia novas datas e mais dias de festival. Atenção para as datas da 8ª edição: 24, 25, 26 e 31 de maio e 1, 2 e 7, 8 e 9 de junho. 

A pré-venda exclusiva de ingressos para clientes Santander Select e Private já está aberta e vai até o dia 21 de março. Compre aqui.

A venda para os demais clientes Santander ocorre de 22 a 24 de março e a venda ao público geral começa em 25 deste mês, os preços estão a partir de R$ 65.

 O Taste Festivals é um evento internacional que acontece nas cidades de Londres, Dublin, Paris, Milão, Roma, Amsterdã, Atenas, Dubai, Abu Dhabi, Riade e São Paulo, onde a paixão pela gastronomia é uma marca registrada.  O Taste São Paulo Festival, apresentado pelo Santander Brasil, realizará a 8ª edição, na capital paulista, nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1, 2 e 7, 8 e 9 de junho (sextas-feiras aos domingos) no Parque Villa-Lobos. No ano passado o festival ocorreu em agosto e foram 6 dias de evento.

Devido ao sucesso das edições anteriores, o Taste vai ampliar as datas e a programação, sempre mantendo a alta qualidade gastronômica, os pilares de diversidade, sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e inovação em experiências artístico-culturais.

A edição brasileira do Taste tem conquistado o público a cada ano, proporcionando imersão no universo da melhor gastronomia, com o estilo autêntico do festival, ao ar livre, unindo natureza e sofisticação. Serão 9 dias de festival para que as pessoas de todo o estado de SP possam se planejar para aproveitar a programação completa.

A participação e interação do público a cada edição do Taste em SP foi fundamental para o desafio de realizar um festival ainda melhor, maior, mais completo e com a curadoria apurada para trazer o que há de melhor na alta gastronomia, no melhor formato para atender ao público”, explica Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM – empresa organizadora do Taste Festival Brasil.

Com curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, desde a primeira edição, o Taste São Paulo Festival 2024 vai reunir um time de renomados restaurantes e bares de São Paulo, proporcionando diversidade gastronômica com alta qualidade e esmero dos chefs. Variedade de sabores, aromas e ingredientes. Em breve será anunciado o line-up com, ao todo, 31 restaurantes e bares participantes.

Os apaixonados por comida e pela cultura gastronômica poderão apreciar mais de 100 pratos, entre entradas, principais, sobremesas. Os visitantes irão provar criações de chefs badalados dos principais restaurantes da cidade como Mocotó, Aizomê, Le Jazz, Chez Claude, Komah, NB Steak, Emiliano, Carole Crema, em variados estilos e propostas, tudo acompanhado pelos melhores drinques. Entre uma degustação e outra, vão aprender a preparar deliciosas receitas, ensinadas por grandes chefs nos espaços de conhecimento, e levar um pouco dessa experiência como inspiração para o seu dia a dia.

Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em porções que permitem provar mais de uma opção, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste São Paulo Festival. A proposta do festival é oferecer porções menores para que o público possa provar mais delícias, incluindo opções vegetarianas e veganas. Os preços dos pratos variam de R$ 20 a R$ 55.

Áreas de conhecimentos e atividades gratuitas

As aulas com os chefs preferidos e ‘mão na massa’ para preparo de receitas estão garantidas nos espaços de conhecimento. Os melhores drinques são preparados e degustados, além de variedade de vinhos e harmonização com pratos, petiscos.

O Fire Pit by Santander: onde o público assiste aos chefs cozinhando na brasa, com receitas que vão muito além do churrasco.

Papo de Cozinha by Electrolux: os participantes têm a chance de colocar a mão na massa e preparar pratos sempre muito bem escolhidos, levando essa experiência para o seu dia a dia.

Adega Taste: o espaço para degustar bebidas em aulas com um time de sommeliers além de masterclasses de drinques incríveis.

Espaço Gourmet by Bimbo: uma experiência que prova que é possível criar pratos fáceis e rápidos sem abrir mão de um sabor excepcional, explorando toda a versatilidade dos produtos do Grupo Bimbo.

Espaço Kids: um espaço com brinquedões, atividades educativas e profissionais para que a criatividade e diversão sejam os principais ingredientes da brincadeira da criançada.

Empório Taste

O Empório Taste é um espaço de compras, onde expositores oferecem produtos premium, lançamentos e novidades. As opções vão desde ingredientes especiais, até doces caseiros, bebidas, queijos, utensílios de cozinha, chocolates e muito mais. Nesta edição contará com mais de 100 stands.

Principais atrações culturais gratuitas

Na 8ª edição as atrações musicais estão um show à parte, no palco central ocorrerão apresentações de música ao vivo com artistas nacionais, como o cantor e instrumentista Mestrinho, que se apresenta na sexta-feira, 31 de maio, além de bandas, DJs e cantores de diferentes gêneros musicais como MPB, jazz, blues, pop rock, forró, e mais uma novidade - as apresentações itinerantes que levarão muita música e descontração para todo o espaço do festival. Em breve, grade completa de shows, atrações e experiências.

Sextas-feiras – sempre uma atração especial

Destaque para as atrações das sextas-feiras, tornando as aberturas do festival especiais, já no primeiro dia de Taste, 24 de março, Rita Lobo - a chef de cozinha, escritora e apresentadora do Programa diário “Cozinha Prática” no GNT, vai fazer uma atividade especial com o público nos espaços de conhecimento.

Outros chefs renomados já estão confirmados para a programação de aulas gratuitas às sextas-feiras e demais dias.

Ingressos

A pré-venda de ingressos já está aberta. Compre aqui.

A pré-venda exclusiva de ingressos para clientes Santander Select e Private está aberta e vai até o dia 21 de março. A venda para os demais clientes Santander ocorre de 22 a 24 de março e a venda ao público geral começa em 25 deste mês. Os preços estão a partir de R$ 65.

Os ingressos permitem acesso ao evento e suas áreas comuns de restaurantes e expositores, bem como vasta programação de palestras e aulas gratuitas, com chefs, sommeliers, mediante inscrição a ser realizada no local (vagas limitadas), shows de música ao vivo e com DJs. O consumo nos bares e restaurantes é feito à parte, via cartão Cashless (cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado).

Localização - Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos é um dos espaços ao ar livre mais bonitos de São Paulo, é amplo, repleto de beleza natural e fácil acesso. A área do Taste ocupará mais de 50 mil m².

-

Show de lançamento do álbum LaVaca, de Clarissa Ferreira

Acontece no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, nos dias 4 e 5 de abril.

Clarissa Ferreira | Foto: Divulgação

Nos dias 4 e 5 de abril de 2024, no Teatro Oficina Olga Reverbel, a compositora, violinista, pesquisadora e escritora Clarissa Ferreira lança seu primeiro álbum autoral com o show LaVaca. Clarissa surge na cena musical como uma expoente da nova música gaúcha que repensa a história e recria a música do Rio Grande do Sul, através de uma perspectiva feminista e contemporânea. O álbum da artista foi realizado de maneira independente via financiamento coletivo e está conectado à pesquisa e ao livro de artigos críticos Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul, Editora Coragem, 2022.

O show de lançamento do álbum LaVaca apresenta uma experiência que une música e pesquisa sobre cultura e pertencimento ao Sul do mundo. Serão apresentadas as músicas do álbum, que abordam como temas a degradação do bioma pampa e um olhar para as fêmeas que nela habitam. Participam do disco artistas como Vitor Ramil e a cantautora uruguaia Ana Prada. Além de letras de autoria de Clarissa, o repertório inclui textos e poesias musicadas de Angélica Freitas, Su Paz, Maria Gabriela Saldanha e Mario Quintana. Sua música estabelece diálogos através do território latino-americano popular e tradicional. As faixas apresentam linguagens vivas e diversas, misturando ritmos brasileiros, argentinos e uruguaios, como o candombe, a milonga, o samba e a chacarera.

O show será formado por instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, trio de cordas composto por violinos e violoncelo, baixo elétrico e percussão, com banda formada por Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Miriã Farias, Bibiana Turchiello, Luyra Dutra, Tamiris Duarte, Lucas Ramos e Bruno Coelho, com sonorização de Olimpio Machado e concepção visual de iluminação de Isabel Ramil. Além disso, contará com convidados especiais como: Loma Pereira, Nina Fola, Emily Borghetti, Renato Müller, Gabriel Romano e Guilherme Ceron.

A proposta é de uma experiência imersiva e reflexiva, que questiona as estruturas patriarcais e a exploração do meio ambiente através da cultura gaúcha. Clarissa Ferreira busca trazer novas perspectivas sobre a construção identitária e cultural do Rio Grande do Sul, estimulando um olhar crítico e consciente sobre as causas sociais e o bioma pampa.

Nesse dia, também será lançado o livro encarte composto por textos, letras, cifras das músicas e texto de apresentação escrito pela filósofa e escritora Márcia Tiburi. O mesmo poderá ser adquirido através do site www.clarissaferreira.com com entrega para todo o Brasil. O álbum estará disponível em todas as plataformas de música a partir da meia-noite do dia 5 de abril de 2024.

Comentários
Assista ao vídeo