Colaboradores - Tânia Voss

Sergio Marone : Beleza e preocupação com o meio ambiente

29 de Maio de 2023

Entrevista exclusiva

Sergio Marone, grande ator, apresentador e modelo, está em nova fase, desta vez como empresário no ramo de produtos em prol do meio ambiente e sustentabilidade. Um dos melhores e mais completos atores da TV, sucesso total nas novelas bíblicas da Rede Record de TV, destaque no teatro, cinema, e reality culinário, entre outros, segue novos caminhos.

Marone sempre foi focado em produtos que não afetem o meio ambiente e muito ligado nas tendências de sustentabilidade nos negócios. Hoje lança sua marca de produtos e cosméticos veganos, ecológicos e 100% sustentáveis. Confira uma entrevista exclusiva para o nosso portal:

Sérgio Marone, você é um multiartista, qual das suas várias habilidades você aprecia mais em fazer?

"Eu acho que das diferentes habilidades que eu tenho, a que eu mais aprecio é me comunicar, seja através da minha arte, vi a dramaturgia, no cinema, no teatro, na TV, seja através da comunicação mesmo com apresentador, seja através da minha marca Tukano, que também é uma forma de me comunicar com o público, né? Através do consumo e fazendo as pessoas refletirem o seu consumo. Eu adoro me comunicar, adoro conhecer gente, conhecer histórias, contar histórias. Então acho que essa, das habilidades que eu tenho é que eu mais gosto."

Sergio Marone | Foto: Divulgação

 - Você é um grande ator e como se interessou em entrar no mundo da beleza e dos cosméticos?

"Olha, eu sempre estive atento à importância de se cuidar até por conta da minha carreira, né? Tanto que hoje, com 42 anos de idade, eu me sinto muito bem, sempre tive noção da importância, não só por conta de saúde, mas também por conta da carreira mesmo, trabalho com televisão, com a minha imagem. Enfim, eu me sinto muito bem hoje aos 42 anos. O nosso povo brasileiro também é um povo que gosta de se cuidar, que é vaidoso"

"Eu enxerguei no mercado de beleza natural uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de fazerem boas escolhas na hora de consumir. O slogan do Tukano é “o futuro é agora e depende das nossas escolhas hoje”, porque é isso o tempo inteiro. A gente tá fazendo escolhas o tempo inteiro, a gente pode escolher um futuro melhor."

"Quando o consumidor escolhe um produto da Tukano, que vem embalado no vidro, como a nossa bruma facial, nosso sérum facial, ele está escolhendo um futuro melhor para o planeta e para humanidade, porque com menos lixo, já que aquele vidro vai ser reciclado, a chance de ele ser reciclado é muito maior do que de um plástico que apesar de ser reciclável, não é reciclado. Ele está escolhendo um futuro melhor para o planeta, para ele mesmo, né? Para humanidade, com menos lixo, mais saúde para a humanidade e consequentemente aquele vidro não tá oxidando o produto dele, porque uma embalagem de plástico oxida um produto com o tempo dependendo da forma como é armazenado."

"Enfim, o plástico libera substâncias tóxicas, algumas delas que oxidam os produtos, diminuindo a qualidade e eficácia deles. Então a Tukano veio para isso, para gerar uma mudança de paradigma, para gerar uma conscientização através do consumo e fazer as pessoas refletirem e entenderem que o tempo inteiro a gente pode escolher um futuro melhor. Quando a gente escolhe uma marca com responsabilidade social e ambiental, como a Tukano".

- Como é seu dia a dia para com seus cuidados de beleza. O que não pode faltar no seu dia a dia?

"A minha rotina de cuidados pessoais é muito prática e eficiente. Eu, de manhã, uso a bruma facial da Tukano para hidratar, equilibrar o PH da pele. Depois eu coloco o sérum facial da Tukano que tem vitamina E e ácido hialurônico, um efeito lifting imediato e pronto. Aí à noite eu lavo o rosto, passo de novo o sérum facial da Tukano, depois passo hidratante facial da Tukano que tem vitamina C, ginkgo biloba, manteiga de karité, uma série de ativos naturais e potentes. E, pronto, eu vou dormir. É isso, simples assim. Ah, eu esqueci do protetor solar logo em seguida do sérum, né? Sempre é bom sair com protetor solar na rua. Essa é minha rotina de cuidado pessoal, simples assim."

- Fale um pouco do mundo da beleza, no seu caso, sua beleza estética atrapalhou ou ajudou na fama?

"Que não deveria faltar para ninguém nunca em termos de cuidado com a pele é a hidratação. Todos os tipos de pele devem ser hidratadas, inclusive as peles oleosas com produtos bons, claro, como os da Tukano, que são dermocosméticos não comedogênicos, o que significa que são bons para todos os tipos de pele, inclusive pelas oleosas. Quando você hidrata uma pele oleosa, você controla a produção de sebo das glândulas sebáceas, então é importante hidratar com o hidratante certo, então o que não pode faltar? Hidratação."

- Quais as novidades e projetos na sua carreira para este ano e futuro?

"Na carreira, eu estou desenvolvendo o projeto de um filme, o meu segundo como produtor, o primeiro Jesus Kid, que está na Globoplay, um filme que eu produzi de dois milhões e meio, uma comédia bem fora da curva, com críticas sociais e políticas, que rodou vários festivais, direção do super Aly Muritiba, um diretor que eu admiro demais e muito reconhecido no cinema brasileiro e no mundo. Também estou devolvendo 2 projetos de programa para linha de shows que eu estou apresentando para os players. E também tem um outro projeto que está pronto, o teaser, a promo também que eu estou já apresentando para os players, que é um documentário para falar sobre a produção de lixo no mundo e pessoas que já estão fazendo a diferença."

- Conte para os seus fãs como manter essa beleza e talento. Além dos seus produtos, quais outros cuidados físicos e da alma que você não abandona?

"Além de uma rotina prática e eficiente com os produtos da Tukano, que são naturais e veganos. Eu treino 4, 5 vezes por semana. Eu tomo bastante água, me alimento bem e durmo bem. Tudo isso é importante para a gente. Estar sempre saudável e com a melhor aparência possível."

Fale da Tukano, e sua preocupação com o meio ambiente até se tornar um empresário da beleza sustentável.

"Com relação à alma, eu cuido dela viajando, porque viajar é multiplicar alma, né? Acho que poucas coisas são mais importantes do que você experienciar esse paraíso que é o nosso planeta. Conhecer as diferentes culturas e tipos de pessoas com ideias diferentes desses lugares incríveis que o nosso planeta tem, né? A gente não tem outro com condições tão favoráveis de vida e com uma beleza tão extravagante, tão diversificada quanto o nosso. A gente não tem conhecimento disso, pelo menos, né? E a gente precisa fazer com que esse paraíso renda frutos para todos e que a gente consiga experienciá-lo de uma forma consciente, preservando e multiplicando inclusive esses benefícios todos que ele pode nos proporcionar.".

"A Tukano é uma empresa de produtos naturais, veganos e sustentáveis. E a nossa linha principal de produtos é uma linha de beleza natural que tem hoje uma família de 11 dermocosméticos, entre eles e hidratante facial, serum facial, ambos com ácido hialurônico, ambos veganos, têm desodorante, tem liptint, sérum labial, bruma facial, shampoo e condicionador sólidos".

"Ah, sempre que possível, a gente opta por produtos sólidos, então nosso desodorante, shampoo e condicionador são sólidos, porque os produtos sólidos em barra, eles utilizam muito menos água na sua composição, então por aí já são mais sustentáveis do que os líquidos. E vamos combinar que a gente não precisa de água no banho, para usar um shampoo condicionador, porque a gente já tem água no banho vindo do chuveiro."

"O shampoo e condicionador sólido, além de não derramar, então ele é ótimo para viagem, para você jogar na mala sem se preocupar se vai se derrama. Ele também não precisa de embalagem plástica, então tanto o nosso desodorante quanto o nosso shampoo e condicionador são zero plástico, o que é incrível, porque o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente e da humanidade, né? Porque nós isso já é sabido, a ciência já comprovou que a gente tem consumido, em média, um cartão de crédito de plástico, né? O equivalente a um cartão de crédito de plástico. A gente vem consumindo por semana, através do ar, da água que a gente bebe e dos alimentos que a gente come. Muito do plástico que a gente descarta vai parar nos rios e mares, lá ele se decompõe em micro partículas de plástico. Os animais fluviais e marinhos se alimentam dele porque não tem paladar para distinguir. São micro partículas e a gente acaba comendo esses animais. Ele vai parar na nossa barriga, a gente se contamina. Então é isso. Meio ambiente limpo é uma questão de saúde humana, é isso que a gente precisa entender."

"E a Tukano veio muito pra isso, né? Para dar uma opção para as pessoas escolherem melhor na hora de consumir e também muito do nosso marketing passa por essa conscientização. A gente precisa mostrar todos os benefícios de uma escolha mais sustentável.

Inclusive, que a longo prazo ela é muito mais econômica do que a escolha que a gente tem feito até então de produtos mais descartáveis, mais baratos, mas com a durabilidade infinitamente inferior à de um produto sustentável, durável. Enfim.", complementa Marone.

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Sergio Marone, também considerado um dos homens mais belos do Brasil, hoje se dedica ao seu atual empreendimento com causa e propósito.

Desde 2019, a marca explora o empreendedorismo consciente ao trazer valores ambientais com resultados ao longo prazo.

O consumo consciente vem da mudança do estilo de vida. Porque não trocar um produto do cotidiano por um com a mesma funcionalidade só que sustentável? Essa é a proposta da Tukano, que identificou no mercado uma ótima oportunidade para impactar o planeta.

Oferecendo produtos 100% sustentáveis, a Tukano veio para mudar o estilo de vida das pessoas, trazendo alternativas limpas que impactam o planeta de forma positiva. “Buscamos sempre produtos que são soluções para problemas reais do planeta”, afirma Sergio Marone.

Criada pelo ator, apresentador, ambientalista e empresário, o e-commerce foi fundado há pouco mais de um ano, a startup trabalha com dois tipos de mercadorias, uma com parceiros, que são a Begreen, Morada da Floresta e a Paz de Gaia, onde, juntos, desenvolvem produtos da marca Tukano, como fraldas, absorventes ecológicos, shampoos e etc.

Outro tipo de mercadoria é a desenvolvida para a própria Tukano. A sua linha foi criada de forma exclusiva e personalizada, composta de cosméticos veganos naturais, com embalagens que também são sustentáveis, como gel hidratante facial, lip tint, redutor de cutícula e máscara capilar. A marca é uma das pioneiras no movimento Clean Beauty, produtos conhecidos como free from que são livres de substâncias que podem causar danos à pele ou ao organismo.

Foto: Divulgação

Todos os produtos da marca são 100% vegetarianos, não desmatam florestas ou ecossistemas e nem fazem testes em animais para serem produzidos. "Temos o compromisso de reduzir a produção de lixo e incentivar alternativas de reaproveitamento, reciclagem ou ressignificação", exalta Sergio.

Como a produção de produtos sustentáveis tem ainda um custo superior aos industrializados, é um desafio mantê-los em concorrência aos das grandes indústrias de produção.

"O importante aqui é descartar que, por mais que o valor de um produto sustentável seja eventualmente um pouco mais alto, é imprescindível levar em conta o valor social e ambiental que ele traz em si. Além do fator sustentabilidade, até o lado financeiro acaba pesando nessa conta, produtos reutilizáveis são uma economia gigantesca para todos. Quanto um restaurante gasta com canudos por ano? Quanto você já gastou com sacolas plásticas no supermercado."

Segundo o portal Terra, entre os anos de 2020 e 2022 a busca por produtos sustentáveis cresceu 32 % no Brasil. Ainda sobre o ano passado, segundo o site Mercado e Consumo, a procura por produtos sustentáveis mais do que dobrou, se destacando por responder 53% dos compradores da categoria.

Dentro desse universo, a Tukano, em seu primeiro ano, bateu mais de 200 mil reais em vendas com seus kits de cosméticos sustentáveis. Além disso, a empresa ultrapassou 500 mil em faturamento até o momento com seus produtos e assim apresenta solidez e velocidade em um crescimento orgânico. A fim de propagar seus ideais, a marca também trabalha em colaboração com outras sete empresas 100% brasileiras e comprometidas em seguir com a sustentabilidade como valor crucial.

A Tukano apresenta um catálogo com mais de 50 produtos com soluções para beleza limpa e sustentável, com produtos reutilizáveis e assim proporcionar redução de lixo no descarte e uma compra bem mais consciente.

Essa é a missão de Sergio Marone, que ingressou no mundo sustentável muito antes de fundar a Tukano.

Sergio Marone desde sempre teve como principal causa de vida: o meio ambiente. O ambientalista usa o seu poder de voz para compelir transformações positivas na questão ambiental e social. “Eu tenho certeza que o futuro só será melhor se respeitarmos a natureza, sem extrairmos dela toda sua potencialidade de cura e sempre respeitando seus ciclos de renovação. Não podemos mais continuar produzindo e consumindo sem essa consciência. A preservação da natureza e da diversidade dos nossos biomas está totalmente relacionada a um futuro melhor e mais saudável para todos nós”, arremata Sergio Marone.

Recentemente, a empresa, que também atua através de sua loja virtual, inaugurou dois pontos de venda na zona oeste da capital, no mall Casa Cascais, do também ator e empresário Ricardo Tozzi e na Belong Me, casa de beleza, cosméticos e cuidados pessoais na Oscar Freire.

Foto: Divulgação

Informações do artista: 

Serviçohttps://tukano.com.br/

Instagramhttps://www.instagram.com/lojatukano/ e https://www.instagram.com/sergiomarone/

Comentários
Assista ao vídeo