Business -

Em Nova York, Paraná é destaque como polo de investimentos, inovação e tecnologia

25 de Maio de 2023
Governador Ratinho durante encontro nos EUA
Crédito: TV Lide

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), falou sobre a vocação do estado para a tecnologia e a inovação durante o Lide Brazil Investment Forum, promovido pelo Lide Brazil em Nova York, nos Estados Unidos. A expectativa é de que, além de se tornar um centro de formação de mão-de-obra qualificada para esses setores, o Paraná seja um ambiente cada vez mais atraente para investimentos em todas as áreas.

“Somos, hoje, o segundo pólo automotivo do Brasil e um estado com uma grande formação na área de tecnologia. São 16 polos e centros tecnológicos espalhados pelo Paraná, com aulas de programação, para que possamos criar um berço de mão-de-obra qualificada para o setor de inovação, que vem crescendo muito”, declarou. Atualmente, o estado é a quarta economia do país, posição consolidada devido à sua forte atuação no agronegócio, mas também aos investimentos recentes na indústria e em inovação.

Para a presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, o estado tem uma combinação de características que fazem dele um player importante no cenário nacional. “A localização estratégica no Mercosul, nossa abundância de riquezas naturais, em especial a riqueza do nosso solo e as fontes de energia renováveis, colocam nosso estado em uma posição de protagonismo. Trata-se de um estado próspero, que se preocupa com a qualificação de mão-de-obra e educação, o que é também essencial para os investidores”, afirma.

Do ponto de vista empresarial, o momento é de otimismo e expectativa. De acordo com Carlos Santana, sócio-fundador da Tecnobank, que atua no estado com o propósito de promover inovação tecnológica para vencer a burocracia, o ambiente de negócios existente no momento é muito favorável. “O Paraná tem uma geolocalização muito privilegiada e vem passando por um processo de transformação no que diz respeito à verticalização da indústria de commodities. Projetos de infraestrutura ferroviária e rodoviária, e melhoria da infraestrutura de portos e aeroportos farão com que o estado se torne ainda mais competitivo e seja protagonista de iniciativas inovadoras”, afirma

Comentários
Assista ao vídeo