Business -

Gnatus acelera startup que promete reduzir fila de espera por dentadura no país

23 de Maio de 2023

Empresa iDenture é a primeira plataforma do País que fabrica próteses dentárias através de processo digital e impressão 3D. O aporte se deu através do programa de aceleração Open Inovation, da indústria odontológica Gnatus que, no final do ano passado, anunciou sete startups selecionadas como finalistas. A vencedora foi a IDenture

Cerca de 14 milhões de brasileiros, na faixa etária dos 18 anos ou mais, perderam todos os dentes, é o que indica dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde). Diante deste cenário, a startup iDenture criou uma solução para reduzir o problema. A startup é a primeira plataforma digital de produção de próteses dentárias total e parcial que escaneia, imprime e produz em um curto espaço de tempo, além de reduzir o atendimento para apenas três consultas.

A iDenture participou no ano passado do Open Innovation Gnatus, programa de aceleração em Odontologia da Gnatus, em parceria com a Harena Inovação, hub do Hospital de Amor, de Barretos, e apoio do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A startup saiu vencedora entre as sete finalistas participantes e firmou um contrato de sociedade com a Gnatus nesta última semana.

“Este é o nosso primeiro investimento na área de prótese, tão importante para a saúde pública do Brasil. Nossas expectativas são as melhores possíveis dentro deste processo de expansão que a indústria passa a investir”, destaca Cristiano Queiroz, vice-presidente da empresa. Para ele, há também expectativa de que com o investimento ocorra uma modernização em toda a cadeia de atendimento à população que necessita das próteses, tanto na área pública quanto na área privada. “Esperamos que isso gere uma grande mudança positiva para a saúde no Brasil”, complementa.

A startup entrou em julho de 2022 no programa de aceleração Open Innovationn Gnatus. Neste período ganhou forças e se tornou a primeira empresa do Brasil a produzir próteses dentárias para a população, através do SUS (Sistema Único de Saúde). A experiência começou em Botucatu, no interior do Estado de SP, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal. Lá, já foram entregues dezenas de próteses em um curto período de atendimento. Com o processo digital, em apenas três consultas é possível o paciente ter uma prótese adaptada e confortável.

O sistema é simples e 100% seguro, com pouca necessidade de ajustes. “É um modelo ideal de digitalização do paciente, com redução de erros, de tempo clínico e laboratorial, além de ser mais rápido e menos invasivo, com bons resultados em apenas três consultas. A qualidade estética e a boa adaptação da prótese entregue (com resina biocompatível) é outra vantagem”, explica um dos fundadores da iDenture, Claudio Furlan. Segundo ele, o sistema oferece inúmeras vantagens para os municípios, entre elas, a possibilidade de organizar mutirões de atendimento de entrega de próteses, aumento de produção, economia, modernização, capacitação técnica e redução do tempo de espera. “Existem hoje cerca de 20 milhões de pessoas na fila do SUS aguardando uma prótese dentária”.

Com este novo aporte da Gnatus, a iDenture espera alcançar novas cidades de todo o Brasil. “Nossa expectativa é atender, em breve, mais cidades, diminuindo assim as filas de espera em prótese dentárias através da indústria 4.0, de forma rápida, segura e econômica”, explica Anderson Macorin, CEO da IDenture.

Sobre a Gnatus

Com sua matriz sediada em Barretos, no estado de São Paulo, a Gnatus é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos odontológicos. Além de toda a tecnologia de seus produtos, atualmente é a empresa do setor odontológico brasileiro com o portfólio mais completo. Além do alto padrão de qualidade, a Gnatus está presente no território nacional com duas fábricas, localizadas no interior de São Paulo, e atua com atendimento personalizado em revendas, através de representantes, distribuidores, assistência técnica e filiais em todo o Brasil.

Com mais de 47 anos de atuação junto ao mercado de equipamentos odontológicos, a Gnatus contabilizou mais de 20% de crescimento em 2022 e projeta repetir esse sucesso em 2023. Em mais de quatro décadas de história, a indústria já atendeu mais de 100 mil clientes e se mantém entre as líderes no mercado nacional do segmento, com faturamento médio anual na casa dos R$ 80 milhões.

Sobre a iDenture

iDenture é uma startup que oferece um novo conceito de fluxo de prótese dentária digital especializada em impressão 3D. Resultado de estudos e trabalhos realizados por especialistas, a empresa foi fundada em 2021 com a missão de tornar a odontologia digital acessível para todo o setor. O sistema conta com uma rede de serviços digitais formado por profissionais capacitados, disponibilizando as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a odontologia digital. A iDenture busca conectar toda uma rede com o objetivo de mudar a vida de milhões de pessoas, devolvendo dignidade e ajudando a transformar um mundo mais consciente de sua saúde bucal.

Comentários
Assista ao vídeo