Business -

Estados Unidos buscam cada vez mais imigrantes empreendedores

22 de Maio de 2023

Por Fernando Hessel, Observador da Casa Branca

Os novos imigrantes com mestrado e doutorado tiveram um crescimento de 13% no país

De acordo com dados do USCIS, agência federal para imigração americana, os imigrantes nos Estados Unidos estão se tornando cada vez mais qualificados. Entre 1980 e 2022, o número de imigrantes com pelo menos um diploma de bacharelado aumentou de 19% para 33%. Além disso, o número de imigrantes com diploma de pós-graduação também aumentou significativamente.

Miguel Risch é o Advogado Principal do The Risch Law Firm considerado um escritório boutique de advocacia imigratória nos EUA | Foto: Divulgação

Em 2022, 47% dos imigrantes com idades entre 25 e 64 anos tinham pelo menos um diploma de bacharelado, em comparação com 33% em 1990. Além disso, o número de imigrantes com mestrado ou doutorado aumentou de 5% para 13% no mesmo período.

Essas estatísticas indicam que os imigrantes que chegam aos Estados Unidos estão se tornando cada vez mais com nível educacional elevado e qualificado. 

Um estudo recente do National Foundation for American Policy descobriu que os imigrantes são responsáveis por fundar mais da metade das startups do Vale do Silício, um dos principais centros de inovação tecnológica do mundo mesmo diante da crise das techs. Isso demonstra que os imigrantes estão trazendo inovação e empreendedorismo para o país.

Para a Risch Law Firm, as estatísticas indicam que os imigrantes que chegam aos Estados Unidos estão com habilidades valiosas para o mercado de trabalho e contribuindo significativamente para a economia do país no pós-pandemia. 

É certo que existe um número alto de vagas ociosas de emprego nos Estados Unidos, mas o que mais atrai o governo americano são os empreendedores e executivos de alto padrão. O país tem uma cultura de geração de empregos e renda e isso com certeza é um diferencial para os imigrantes principalmente oriundos do Brasil, América Latina e Oriente Médio e Asia.” ressalta o advogado mestre em Direito pela Universidade de Miami Dr. Miguel Risch.

A imigração para os Estados Unidos tem sido um assunto de grande interesse para pessoas ao redor do mundo. Muitos buscam o país para melhores oportunidades econômicas, educação de qualidade, e um estilo de vida melhor. No entanto, é fundamental que aqueles que desejam imigrar para os Estados Unidos cumpram as leis estabelecidas no país.

É fundamental que os imigrantes consultem advogados de imigração que sejam qualificados para ajudá-los a elaborar os respectivos pedidos de residência permanente (Green Card). O Dr. Miguel Risch, da Risch Law Firm, destaca a importância desta prática que torna o processo de imigração mais seguro. 

A imigração para os Estados Unidos pode ser uma oportunidade incrível para aqueles que buscam um futuro melhor. No entanto, é importante lembrar que isso deve ser feito legalmente e em conformidade com as leis. É essencial que os imigrantes consultem advogados qualificados em imigração para ajudá-los em todo o processo. Com este suporte especializado é possível ter uma transição suave e bem-sucedida para os Estados Unidos para então aproveitar todas as oportunidades que o país oferece ao novo imigrante.” ressalta Risch.

Select USA 2023 atraiu jovens brasileiros empreendedores em Washington DC

A startup brasileira Certimine foi uma das empresas escolhidas pelo governo americano para expor o plano de negócios de certificação de mineração num ambiente 100% digital no Select USA 2023.  

A empresa foi selecionada para participar do evento de startups organizado pelo time do SelectUSA no Brasil, especificamente na etapa da região sudeste. Eles competiram com diversas outras empresas e conquistaram o primeiro lugar, o que garantiu a eles uma vaga na etapa global do evento em Washington, DC.

CEO da Certimine Eduardo Gama durante o SelectUSA 2023 em Washington, DC | Foto: Divulgação

Durante nossa participação, percebemos o empenho do país em construir um ecossistema sólido de inovação, que vai além do Vale do Silício. Expositores de diferentes estados americanos exibiam suas iniciativas e centros de inovação, evidenciando que o movimento de expansão ocorre por todo o território americano.” afirma Eduardo Gama fundador e CEO da Certimine.

O SelectUSA é um evento anual organizado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, que visa atrair investimentos estrangeiros para os EUA. O evento reúne líderes empresariais, investidores, consultores e autoridades governamentais de todo o mundo para discutir oportunidades de investimento no país. 

O jovem empresário Eduardo Gama, fundador da startup, esteve em Washington (DC) para apresentar o modelo de negócios ao mercado internacional. A Certimine chama a atenção pelo potencial de captação de investidores tanto que estuda internacionalizar o negócio fora do Brasil.

Atualmente, a internacionalização é uma das nossas principais prioridades. Por muitos anos, desenvolvemos e testamos nossas soluções no Brasil, mas reconhecemos que o próximo passo nessa jornada é explorar novos mercados.” revela Gama.

O perfil dessa nova tech de mineração é apenas um exemplo de empresas que têm chamado a atenção do governo americano. A inovação sempre foi um dos pontos-chave na qualificação para entrar no mercado americano, segundo o advogado Miguel Risch.

Este é o foco de interesse por parte dos Estados Unidos. Os gênios empreendedores geram empregos e desenvolvimento e isso torna-se uma prioridade de importância nacional para os Estados Unidos. A geração de empregos e estímulos de atividades econômicas fazem parte da cultura americana. Por isso o país é reconhecido historicamente por ser o berço de novos negócios.” finaliza Risch.

Comentários
Assista ao vídeo