Colaboradores - Tânia Voss

Comemorações e lançamentos exalam cultura

5 de Maio de 2023

A renomada cantora e compositora Brasileira Bebel Gilberto Lança uma carta de amor ao seu pai João Gilberto

O selo [PIAS] Recordings tem o prazer de anunciar que a artista brasileira Bebel Gilberto lançará um novo álbum de estúdio. Com o nome “João”, a obra estará disponível dia 25 de agosto.

O álbum de 11 faixas é uma coleção profundamente pessoal de músicas que ficaram famosas por seu pai, João Gilberto, a lenda da música brasileira amplamente considerada como o “pai da Bossa Nova”, que faleceu em 2019 após uma ilustre carreira de 70 anos. Bebel começou a cantar com João ainda criança e as músicas que ela canta nesse novo álbum a acompanharam por toda a vida.

O primeiro single, “É Preciso Perdoar”, lançado ontem (3/5), é uma exuberante reformulação da música que ficou famosa pela primeira vez por João Gilberto em seu álbum autointitulado de 1973.

“João” é uma carta de amor ao meu pai. Desde o meu primeiro álbum, eu nunca tinha tocado nenhuma música do meu pai”, diz Bebel Gilberto sobre a gravação de seu novo álbum. “Agora é hora de apresentar ao público as músicas de João Gilberto que me influenciaram desde que nasci – e até mesmo antes.”

João é um álbum essencial para os fãs de uma das grandes famílias da música brasileira. Produzido por Thomas Bartlett e mixado por Patrick Dillett, o álbum apresenta os vocais exuberantes e hipnóticos característicos de Gilberto, com arranjos de violão de Guilherme Monteiro. A seleção de músicas inclui escolhas inesperadas, desde a valsa Bebel (Como São Lindos os Yogues), uma das raras composições escritas por João Gilberto que foi criada para sua filha, até clássicos como Ela é Carioca e Desafinado.

Os fãs podem encomendar o álbum: https://bebel.ffm.to/joao

Bebel Gilberto | Foto: Divulgação

Maestro João Carlos Martins e Elba Ramalho apresentam "Do Clássico ao Luar do Sertão" no Tokio Marine Hall

O renomado maestro e pianista João Carlos Martins e a icônica cantora Elba Ramalho se juntam para um novo espetáculo que promete encantar e emocionar a todos. O show, intitulado " Do clássico ao Luar do Sertão ", chega a São Paulo, dia 05 de maio, no Tokio Marine Hall.

Do clássico ao Luar do Sertão, reúne as raízes desses dois artistas, juntando a música clássica ao forró em uma apresentação histórica.

Datas: 05 de maio (sexta-feira). Às 22h no Tokio Marine Hall na Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP    

Maestro João Carlos Martins e Elba Ramalho | Foto: Divulgação

Os Paralamas do Sucesso lançam o lyric video de “Vital e Sua Moto”

Celebrando em 2023 seus 40 anos de carreira, Os Paralamas do Sucesso apresentam hoje o lyric video de um grande sucesso da banda, “Vital e Sua Moto”. Com a direção de arte de Vinny Harder, o audiovisual chega às plataformas digitais no mesmo dia em que se celebra outra data importante: o aniversário de Herbert Vianna, vocalista da banda.

Assista aqui:

Também hoje a Universal Music lança nas plataformas o compacto digital com duas faixas: “Vital e Sua Moto” e “Patrulha Noturna”, que no segundo semestre deste ano ganhará um relançamento físico, em versão vinil.

Formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), o trio é uma das mais importantes e longevas bandas da história da música brasileira e latina.

Completando 40 anos de carreira em 2023, a banda traz em sua extensa bagagem 27 discos lançados, dezenas de sucessos e incontáveis shows pelo Brasil e pelo mundo. E ainda segue na estrada, influenciando novas gerações e arrebatando plateias de todas as idades.

O hit “Vital e Sua Moto” (Herbert Vianna) é o primeiro grande sucesso dos Paralamas e foi lançado em 1983 pela EMI Music neste compacto. O sucesso foi tamanho que a companhia decidiu gravar e lançar, no mesmo ano, o LP de estreia da banda, “Cinema Mudo”, incluindo as duas faixas. Vital Dias foi o primeiro baterista da banda, que foi substituído por João Barone em 1982, e era apaixonado por motocicletas.

Confira: https://umusicbrazil.lnk.to/VitalESuaMotoPatrulhaNoturnaPR

Paralamas do Sucesso | Foto: Divulgação

Polysom lança vinil de Fernanda Takai "Você Não Vai Acreditar"

Esse mês chega ao vinil o álbum “Será que você vai acreditar” (Deck), que Fernanda Takai gravou e lançou durante o período da pandemia. Assim que começou a quarentena,

Ela, em parceria com o músico e produtor, também seu marido, John Ulhoa, criou e gravou um álbum no estúdio que eles têm em casa. John produziu, mixou e tocou todos os instrumentos.

As músicas do disco remetem muito aos dias de hoje, a começar por seu título "Será que você vai acreditar?".

A faixa de abertura, “Terra Plana”, traz autoria de John e foi escrita para a filha deles. Outra música inspirada pela paternidade é "Não Esqueça", de Nico Nicolaiewsky (1957/2014). "Não Creio em Mais Nada" (Totó), sucesso na voz de Paulo Sérgio gravado em 1970, ganha uma versão criativa com uso de texturas vocais e sintetizadores.  Em "O Amor em Tempos de Cólera" (Fernanda Takai/ Virginie Boutaud) ela divide os vocais com Virginie, que foi vocalista da banda Metrô, que fez muito sucesso nos anos 80. Quem também participa do disco é Maki Nomiya. Conhecida por integrar o duo Pizzicato Five, ela é coautora e canta com Takai a canção "Love Song". "Ter a Maki comigo neste disco celebra mais uma vez nossa amizade musical, além da relação entre Brasil e Japão. Fizemos essa música sobre um amor que está distante, do outro lado do mundo, mas que sobrevive a todas as dificuldades." - explica ela.

Há ainda uma música de Fernanda Takai com letra de Climério Ferreira, "O que Ninguém Diz", e duas regravações inusitadas, "One Day in Your Life" (Renée Armand/ Samuel F. Brown III), sucesso de Michael Jackson e "Love is a Losing Game" (Amy Winehouse), que ganham novas cores sob o olhar de Fernanda Takai. Ela assina "Who Are You?", cantada em inglês num clima soturno e ainda canta mais uma do John, "Corações Vazios".

Como sempre nos álbuns de Fernanda Takai, a capa é um espetáculo à parte. O projeto gráfico foi executado pela Hardy Design com belíssimas ilustrações do artista plástico Renato Larini. "Será que você vai acreditar?" faz-nos sentir pertencentes a esses tempos, a essa época, traz reflexões e belezas na voz de Fernanda Takai, que soa como um momento de paz.

"Será que você vai acreditar?" já está disponível em todos os aplicativos de música e agora também em vinil.

Polysom lança “Você Não Vai Acreditar”, vinil de Fernanda Takai | Foto: Tibério França

 A banda Charlie Brown Jr - 30 anos - na Áudio dia 12 de maio em SP

A partir das: 22:00 - Classificação 18 anos, rua Francisco Matarazzo, 694 SP

A união de dois dos fundadores da banda Charlie Brown Jr. Marcão Britto e Thiago Castanho.

Autores de grandes hits do grupo. “Proibida pra mim”, "Zóio de Lula”, “Rubão”, “Só os loucos sabem", “Papo Reto” e “Céu Azul” são algumas das músicas compostas pelos dois músicos em parceria com Chorão.

Em 2022 foi o ano que Charlie Brown Jr comemorou 30 anos e também é o ano que se celebrou os 25 anos do primeiro lançamento, “Transpiração Contínua e Prolongada”, que levou o grupo, formado pelos 5 caras de Santos, do Underground ao topo do cenário musical em 1997, tornando o CBJR uma das maiores bandas nacionais, com suas músicas atemporais, que são passadas de geração para geração e conquistando a cena do rock até os dias de hoje.

Após nove anos decidiram se unir para comemorar esses dois momentos especiais de suas carreiras, lançando o projeto Marcão Britto e Thiago Castanho. -- Charlie Brown Jr. 30 anos, voltando aos palcos juntos novamente para tocar os grandes sucessos da banda.

Uma verdadeira viagem ao tempo, onde os fãs lá do começo dessa história e os novos fãs terão a oportunidade de curtir ao vivo as músicas que se tornaram trilha sonora de muitos momentos em suas vidas.

Com a participação dos músicos que fizeram parte da trajetória da banda, para completar o show: a presença do virtuoso e uma novidade nos palcos do Charlie Brown Jr, as duas furiosas baterias de Bruno Graveto e Pinguim Ruas.

E fechando o time, os vocais ficam por conta de Egypcio (Tihuana), com toda sua personalidade, representando e respeitando a história!

O grande objetivo do projeto é a celebração, a celebração de uma história, celebração do rock, da amizade e dos fãs, que mantêm vivo esse legado até hoje.

Charlie Brown Jr. | Foto: Divulgação

Irene Ravache reestreia Alma Despejada - Teatro Renaissance

O espetáculo Alma Despejada, solo protagonizado pela atriz Irene Ravache, reestreia no dia 26 de maio (sexta-feira) no Teatro Renaissance, às 21 horas. Com texto de Andréa Bassitt e direção de Elias Andreato, a peça conta a história de Teresa, uma senhora que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde viveu e relembra passagens de sua vida. A montagem, que mistura emoção e humor, segue em temporada até o dia 30 de julho, com sessões às sextas (21h), aos sábados (19h) e aos domingos (17h).

No enredo, Teresa se despede da casa onde morou a maior parte de sua vida, pois o imóvel foi vendido e sua alma foi, então, despejada. Apaixonada por palavras, ela se tornou professora e teve dois filhos com o marido Roberto, um homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente.

 A personagem transita entre o passado e o presente, sempre de maneira poética e bem-humorada, relembrando histórias e pessoas importantes em sua existência como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e Dora, sua melhor amiga.

Alma Despejada foi escrita especialmente para Irene Ravache, em 2015. A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também assina as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente. “Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos”, reflete o diretor Elias Andreato.

Eu fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa, fala muito mais de vida que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”, confessa Irene Ravache.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, no Teatro Porto Seguro, e fez temporada no Teatro Folha até o início de 2020 (interrompida pela pandemia). Também foi apresentada de forma online em Portugal e no Teatro WeDo!, além de realizar sessões virtuais para o Sesc São Paulo e Instituto Usiminas.

Texto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Interpretação: Irene Ravache. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Cinegrafia: Paulo Arizati. Fotos: João Caldas Filho. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Irene Ravache | Foto: Divulgação

Mauro Diniz na Vila Madalena

O cantor e compositor Mauro Diniz retorna à capital paulista no próximo dia 06 de maio, com o "Pagode do Mauro Diniz", a partir das 21h, no Bar Samba, na Vila Madalena.

Nesta roda de samba, Mauro promete fazer o público sambar e cantar, apresentando um repertório de primeira, incluindo canções, como “Te Gosto”, “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, “Nova Esperança”, “Sorriu Pra Mim”, “Dolores”, “Realidade”, “O Sol e a Brisa”, “Cheiro de Saudades”, entre outras mais. A roda irá contar ainda com as participações dos grupos, Som do Samba e Fim de Semana.

Mauro Diniz nasceu e foi criado em um dos mais tradicionais bairros do samba carioca, o bairro de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O cantor é herdeiro musical da mais nobre linhagem do samba, a “Velha Guarda da Portela”. Ele é filho de um dos renomados compositores da música popular brasileira, o saudoso e nobre portelense Monarco.

O sambista é simplesmente o que podemos chamar de polivalente na música, pois suas múltiplas inserções no cenário musical nos dá a dimensão do seu grande e genuíno talento.  Aos cinco anos de idade, dedilhava um cavaquinho de tarraxa de madeira pertencente ao pai e todos ficavam admirados com o som que o menino tirava do velho instrumento. Aos nove anos, ganhou de sua mãe Thereza um violão, que por muito tempo o acompanhou nas rodas de amigos.

Como compositor é indiscutível o seu desempenho, compôs inúmeros sucessos gravados por artistas como Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Alcione, Beth Carvalho, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra, Fundo de Quintal e muitos outros.

Dia: 06 de maio de 2023 - sábado: a partir das 21h

Mauro Diniz | Foto: Divulgação

"Evidências de Amor", longa-metragem de Pedro Antônio, com grande elenco como Jason Packer, Fábio Porchat e Sandy

Com lançamento previsto para o ano de 2024

Ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no cinema brasileiro, o ator Jason Packer confirma estar no elenco do mais novo filme de comédia romântica da Warner Bros.

O final de semana de Jason foi agitado. Em suas redes sociais o ator compartilhou com seu público um pouquinho sobre como foi a preparação do personagem e os bastidores – dentro do possível, para, de acordo com ele, não ir contra a vontade da equipe e seu contrato.

Tendo contracenado com Fábio Porchat e participado de reuniões e sessões de fotos com fãs, Jason comenta em entrevista exclusiva que embora não seja sua primeira experiência cinematográfica, “é incrível saber como funciona e ainda por cima fazer parte de uma produção tão forte e reconhecida”.

O longa-metragem conta ainda com Sandy, e um casting de peso formado pelo diretor de elenco Felipe Ventura.

“Evidências do amor” é escrito e dirigido por Pedro Antônio, e tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2024, mas o sucesso já está lançado – e seria loucura negar.

Foto: Divulgação

Júlia Pereira posa de biquíni no litoral e começa aquecimento para a Semana de Moda Praia internacional

A modelo é presença garantida em todas as edições da ‘Miami Swim Week’

No Brasil os dias mais frios podem estar se aproximando, mas no hemisfério norte já se comemora a chegada do verão e com ele os dias mais quentes. Um exemplo disso é a Semana de Moda Praia de Miami, que começa no próximo mês, em junho. A modelo internacional Júlia Pereira publicou algumas fotos em que posou de biquíni no litoral paulista, o material com certeza já é um aquecimento para a Semana de Moda Praia, já que a top é convidada para desfilar em todas as edições da ‘Miami Swim Week’.

No ano passado, Júlia desfilou para as principais marcas da edição, como Intenza Intimates, Vichi Swim, Custo Barcelona, Sinesia Karol, Matte Collection e Mister Triple X, e chamou atenção pela beleza e desenvoltura nas passarelas. Confira os cliques compartilhados pela musa: https://www.instagram.com/p/Crs-NAvuN9G/

Além do trabalho como modelo, Júlia também é apresentadora e está à frente do canal ‘Mundo de Júlia’ no YouTube, então nesses grandes eventos de moda ela aproveita para gravar e compartilhar com o público tudo sobre o backstage das modelos e curiosidades por trás das passarelas.

Júlia Pereira | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo