Uma pergunta muito frequente é sobre qual a função do óculos de proteção, e como o nome indica, serve para proteger os olhos dos riscos de impactos, poeira, partículas sólidas...
Diferentemente do óculos de grau, que visa corrigir um problema de visão e assim, permitir à pessoa enxergar corretamente.
Geralmente, o óculos de proteção é fabricado a partir do policarbonato, um material orgânico que possui uma alta resistência aos choques.
Mas se você ainda tem dúvidas a respeito de qual a função do óculos de proteção, preparamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber!
Foto: Divulgação/ Pexels |
Qual a função do óculos de proteção?
Muitas pessoas não entendem muito bem qual a função do óculos de proteção, mas serve principalmente para proteger os indivíduos de riscos que envolvem determinadas atividades.
No trabalho, a visão é essencial e frequentemente sujeita a agressões como poeira, luz intensa, substâncias químicas, radiação ou mesmo choques.
É por esse motivo que é indispensável proteger corretamente os olhos desses perigos, a fim de mantê-los intactos e saudáveis.
Eles são usados em uma variedade de ambientes de trabalho, como construção civil, indústria química, laboratórios, indústria automotiva, trabalhos em altura, entre outros.
É um tipo de óculos que ajuda a prevenir lesões oculares, como irritação, inflamação, queimaduras e até mesmo cegueira. Eles são projetados para proteger os olhos de impactos, respingos, vapores e poeiras, e geralmente possuem lentes resistentes a arranhões e à quebra.
Para tanto, ele é fabricado com material altamente resistente, capaz de suportar os choques e a pressão.
Além de ambientes de trabalho, qual a função do óculos de proteção em atividades esportivas? Para proteger os olhos de objetos estranhos ou impactos em esportes como por exemplo, ciclismo, esqui e tiro ao alvo.
Quais as vantagens de usar óculos de proteção no trabalho?
Sabendo agora mais detalhadamente qual a função do óculos de proteção e a fim de evitar qualquer dano aos olhos, em diversas atividades, é obrigatório o uso de um EPI que proteja os olhos.
Os riscos são variados e as lesões podem ser graves. Na verdade, o olho é muito frágil e pequenas projeções de produtos ou metais podem lesionar a visão.
Sendo assim, segundo uma pesquisa feita junto à distribuidora de óculos, além do óculos de proteção ajudar a prevenir lesões oculares e evitar danos permanentes à visão, confira outras vantagens de usá-lo no ambiente de trabalho:
· Conformidade com as normas de segurança: em muitos setores de trabalho, o uso de equipamentos de proteção individual, como óculos de proteção, é obrigatório. Portanto, sua utilização é uma forma de cumprir as normas de segurança do local de trabalho e evitar possíveis penalidades;
· Aumento da produtividade: com a proteção dos olhos garantida pelo óculos de proteção, os trabalhadores se sentem mais seguros e confiantes para realizar suas tarefas, o que pode levar a um aumento na produtividade e na eficiência do trabalho;
· Redução dos custos de saúde: as lesões oculares podem levar a despesas médicas elevadas e afastamento do trabalho, logo, seu uso pode ajudar a reduzir esses custos e manter os trabalhadores saudáveis e produtivos;
· Conforto: muitos óculos de proteção são projetados com materiais leves e respiráveis para garantir o máximo conforto durante o uso prolongado, aumentando assim a adesão e o cumprimento das normas de segurança.
Conheça os diferentes tipos de óculos de proteção
Para entender mais especificamente qual a função do óculos de proteção, vale a pena conhecer os tipos mais comuns:
· Óculos de segurança: oferecem proteção geral contra partículas e respingos, e são frequentemente usados em ambientes de trabalho industrial;
· Óculos de proteção contra impactos: projetados para proteger contra objetos que voam em alta velocidade, como lascas de madeira ou metal;
· Óculos de proteção química: esses óculos têm a função de proteger contra produtos químicos e respingos, e geralmente possuem lentes com revestimento antiembaçante e antiderrapante;
· Óculos de proteção contra radiação: visam proteger contra a radiação emitida por fontes como soldagem, lasers e raios UV;
· Óculos de proteção para atividades esportivas: ajudam a proteger os olhos durante atividades esportivas.
Enfim, cada tipo é projetado para uma atividade específica, mas todos têm o objetivo de proteger os olhos.
Conclusão
Provavelmente ficou claro qual a função do óculos de proteção, que é basicamente proteger os olhos de riscos mecânicos, térmicos ou de radiação.
Cada um desses riscos pode ter consequências nefastas e até mesmo irreversíveis nos olhos.
Portanto, é imprescindível estar equipado com óculos de proteção sempre!