Informes - GERAIS

Deborah Laurentino revela o segredo do sucesso na Era Digital: "Mindset de Protagonismo"

5 de Agosto de 2025

A executiva Deborah Laurentino, com mais de uma década de experiência, detalha como a visão estratégica e a responsabilidade pessoal podem transformar a carreira e os resultados de uma empresa.

Foto: Divulgação

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por diferenciação e crescimento acelerado é uma constante na vida dos profissionais. Para Deborah Laurentino, executiva trilíngue com vasta experiência em finanças e liderança de vendas, o segredo para se destacar vai além das habilidades técnicas: reside na "mentalidade do dono". Com uma ampla experiência em finanças, liderança de vendas em empresa de tecnologia, gestão de pessoas e assuntos jurídicos, Laurentino afirma que incorporar essa mentalidade é o que impulsiona resultados e abre portas para oportunidades significativas.

Assumir um mindset de protagonismo significa que, independentemente da sua posição, você age com responsabilidade, iniciativa e comprometimento, como alguém que se sente parte fundamental do sucesso da empresa, explica Déborah, que atualmente ocupa o cargo de Sales Development Representative Manager na Publishing.com. O Mindset de protagonismo passou a ser replicada por outras equipes comerciais da empresa e tem sido tema recorrente em workshops internos, contribuindo para a criação de uma cultura de performance sustentável. Fazendo com que Deborah compartilhe suas estratégias em eventos corporativos e palestras.

Liderando uma equipe remota de alto desempenho responsável por qualificar e converter um grande volume de leads, com foco em excelência operacional e impacto direto nos resultados. Sob sua liderança, a equipe mantém consistentemente uma taxa de comparecimento de 95%, uma taxa de agendamento (Set Rate) de 97% e uma conversão de 55% de agendamentos para fechamento, superando metas-chave (KPIs) e sustentando um pipeline robusto e qualificado. Além de supervisionar a rotina operacional, Deborah promove uma cultura de excelência por meio de treinamentos contínuos, simulações de vendas, sessões de coaching individual e feedbacks baseados em dados. Ela também é referência no desenvolvimento de habilidades em atendimento ao cliente e gestão de objeções, capacitando os representantes a construir confiança com potenciais clientes, superar resistências e estabelecer relações duradouras.

Essa filosofia foi consolidada durante sua atuação como Diretora Financeira na Modern Day Auctions online, baseada em Connecticut, nos Estados Unidos. Entre fevereiro de 2021 e agosto de 2024, Déborah  não apenas liderou todas as operações de vendas e decisões estratégicas para impulsionar o crescimento da receita, mas também foi responsável pelo desenvolvimento de novos sistemas, gestão de folha de pagamento e administração de contratos, atuando de forma remota. "Nessa posição, eu precisava ter uma visão 360 graus do negócio, desde a captação do cliente até a saúde financeira da operação. Foi fundamental para entender que cada detalhe, cada processo otimizado, contribui para a expansão do mercado e a lucratividade", relembra. 

Autora de três livros sobre liderança e comunicação, incluindo "Leading the Numbers" (Liderando os Números), Laurentino reforça que a aplicação dessa mentalidade não se limita a cargos de alta gestão.

"Mesmo no início da minha carreira, como representante de marca na Abercrombie & Fitch, eu buscava constantemente exceder as metas de vendas e melhorar a apresentação da loja. Trata-se de ter iniciativa, identificar problemas e propor soluções, seja otimizando o estoque ou melhorando o atendimento ao cliente".

Foto: Divulgação

Com uma formação diversificada que inclui graduações em Contabilidade e Administração de Empresas pela Norwalk State Community College, a especialista acredita que a combinação de diferentes áreas do conhecimento fortalece essa visão holística. "Entender de finanças, vendas, questões legais e gestão de pessoas me permitiu enfrentar desafios complexos e alinhar estratégias de vendas com objetivos financeiros para aumentar a lucratividade e a participação de mercado", afirma.

Para os profissionais que buscam acelerar suas carreiras, Deborah Laurentino deixa um conselho prático: "Não espere ser promovido para começar a pensar como um líder. Analise e entenda os dados, extraía estratégias deles e proponha melhorias. Essa proatividade e senso de responsabilidade não apenas trarão melhores resultados para a empresa, mas também tornarão você um ativo indispensável e um candidato natural para futuras posições de liderança."

Comentários
Assista ao vídeo