Business -

Conheça 7 empresas que são comandadas por mulheres

17 de Março de 2023

Apesar das dificuldades, pouco a pouco, elas estão vencendo os preconceitos e ocupando cargos como supervisão, direção e Chief Executive Officer (CEO)

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e alcançando cargos de liderança em empresas. Apesar das dificuldades, pouco a pouco, elas estão vencendo os preconceitos e ocupando cargos como supervisão, direção e Chief Executive Officer (CEO).

Foto: Divulgação/ Pexels

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais da Folha de S.Paulo, o percentual de mulheres CEO e outros cargos de gerência e diretoria cresceu de 39,2%, em 2003, para 42,4%, em 2017 — números que apontam um leve aumento da presença feminina em posições de chefia.

Quando falamos da realidade do empreendedorismo feminino no Brasil, percebemos que as empreendedoras costumam empregar um maior número de mulheres. Ainda que empreender seja uma atividade solitária – 60% dos negócios comandados por empresárias não contam com funcionários, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, IRME, de 2019 – quando empreendedoras contratam, elas preferem profissionais do mesmo gênero. Entre as empresárias que possuem quadro de funcionários no seu negócio, 29% têm maioria feminina e outros 29% têm a equipe formada apenas por mulheres.

Essa característica gera empregos e oportunidades para muitas mulheres, consolidando o empreendedorismo feminino como uma ferramenta de transformação importante na vida profissional, econômica, pessoal e social. Conforme a conclusão do estudo do IRME, o sucesso de uma empreendedora representa o sustento de muitas famílias, gerando um ciclo positivo que traz renda e investimento em educação para todos os familiares.

Na formatação do quadro societário das empreendedoras, também há uma tendência à formação de parcerias entre elas. De acordo com pesquisa do mesmo instituto, de 2021, entre as empresárias que estabelecem uma sociedade, sete em cada dez possuem sócias mulheres.

Para contribuir de forma construtiva e incentivar a representação feminina nos cargos mais altos da hierarquia corporativa, separamos uma lista de algumas empresas que contam com mulheres CEO. Confira!

Nimbi - Carolina Cabral

A Nimbi, empresa especializada em soluções de tecnologia, é comandada por Carolina Cabral. Ela ingressou na Nimbi como estagiária e agora, como CEO, tem como missão dar sequência ao plano de crescimento de faturamento e também da base de cliente da Nimbi, bem como reformular a política de diversidade e inclusão. Quando entrou para a organização, no escritório localizado na Cidade de Joinville (SC), a CEO tinha apenas 19 anos. Desde então, atuou em projetos nas Cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em áreas como BPO, central de compras, leilão, consultoria de compras, logística, implantação, relacionamento com o cliente, comercial e marketing.

Make the Way - Mônica Cerqueira

A Make the Way, startup que utiliza inteligência artificial para aumentar a performance e simplificar a análise e gestão tributária, é comandada por Mônica Cerqueira. Ela é a irmã mais velha de três meninos e filha de pais que buscavam uma situação de vida melhor para a família. Mônica já trabalhou como entregadora de panfletos, manicure, recepcionista e atuou em uma indústria de poliuretano. Aos 22 anos, teve sua primeira oportunidade na área fiscal onde era digitadora de uma grande empresa. Foi nessa companhia que percebeu que as empresas não tinham autonomia com seus dados e, tampouco tinham suportes eficientes para compreender como poderiam ser corretas com o governo e, em contrapartida, se beneficiar do que é delimitado nas diretrizes impostas pelo mesmo. Com essas informações e conhecimentos adquiridos, ela pediu demissão e decidiu empreender nesse ecossistema aos 28 anos. Fundou a Make the Way que, atualmente, conta com 32 funcionários. Com a empresa, ela conseguiu realizar realizou um dos seus sonhos de estudar em Cambridge; teve a oportunidade de entender como o mundo estava aplicando a IA e o ML; fundou um POC em Lisboa e na Áustria.

FortBrasil - Juliana Freitas, fundadora da FortBrasil

A FortBrasil com certeza está marcada 100% na minha vida pessoal e profissional, mas minha história começa bem antes disso. Eu fui mordida pela mosca empreendedora, pela vontade de empreender desde os meus 20 anos de idade. Muito nova eu já comecei esse desejo com empresas diferentes, negócios diferentes, e foram o que deram o pontapé inicial para criar a FortBrasil. É o que falamos muito no mercado do empreendedorismo que, às vezes, você pivota seu modelo de negócios. Você observa que o que você lançou no início não era exatamente aquele produto que você estava buscando que o mercado desejava e não você tem que ir ajustando seu produto até que ele se torne o que você escala.

Eu venho de uma família de empreendedores, mas eu tenho uma referência muito forte na minha vida que é minha avó. Minha avó era costureira de alta costura e eu me lembro que gostava muito de observar aquela entrada de clientes para pegar seus vestidos, fazer suas encomendas. Ainda criança ver toda aquela movimentação, todo o trabalho que ela fazia, acho que foi isso que e despertou a veia empreendedora em mim e que continua sendo uma parte importante da minha vida. Eu não consigo me fer fazendo algo diferente de empreender.

Colliers - Paula Cristina Alonso Casarini

A Colliers, líder global em serviços imobiliários e administração de investimentos. Executiva com 30 anos de experiência, atualmente lidera um time com mais de 160 pessoas que atua na comercialização de imóveis e em serviços técnicos tais como: avaliação, consultoria, gestão de projetos e obras, administração predial, facilities management e gestão de contratos.

Há 17 anos na Colliers, Paula que já dirigiu a área de avaliação e consultoria e, como responsável pela área de operações liderou a transformação digital e a modernização da companhia com foco numa cultura volta para as pessoas e direcionada para a obtenção de resultados crescentes, agora ocupa a posição de Managing Director e de CEO no Brasil.

Lidera um time de profissionais empreendedores e colaborativos, flexíveis e com alto senso de urgência, capaz de atender aos clientes em todas as suas necessidades no setor de real estate.

É patrocinadora e incentivadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e responsável pela implementação de práticas ESG.

Thais Faria Coelho - Instituto Thais Faria Coelho

ClosedGap - Nanda Nogueira, CEO

Nanda Nogueira é empresária com mais de 10 anos de experiência e atuação no mercado B2B e B2C. CEO da ClosedGap, empresa com propósito de transformar a realidade das empresas através da inovação, ela é apaixonada por temas como estratégia, gestão de negócios, inovação, transformação digital, com isso já mentor ou mais de 300 empresas, auxiliando líderes, executivos e empresários a terem clareza e direcionamento estratégico na sua gestão de negócios, pessoas e inovação - desde tomada de decisões mais assertivas até em como impulsionar o potencial, a competitividade e os resultados para nossos clientes e parceiros.

Além disso, em sua carreira já atuou no ecossistema de Startups, foi uma das líderes e desenvolvedoras do primeiro Hub de Inovação e Transformação Digital do Mercado Imobiliário. Atualmente, vem desenvolvendo projetos com foco na inovação corporativa e desenvolvimento de uma cultura transformadora, pelo mindset da inovação em empresas como: Bradesco, Cielo, Bondinho, Latam, BRK, Cyrela, Ford, Natura entre outras.  

Fitocosméticos PB - Paula Breder, fundadora

Paula era uma cabeleireira convencional, e depois de viver 33 anos utilizando produtos com química capilar, decidiu redescobrir seu cabelo natural. Autodidata em fitoterapia, acreditava no tratamento através das plantas.

Assim, depois de um ano de estudos, concluiu que estava certa, e que as plantas poderiam restaurar os fios. A partir daí, ela desenvolveu seu primeiro produto. Ele era 100% artesanal, e desde seu lançamento fez muito sucesso na cidade onde morava (Morros – Maranhão). Assim nasceu a PB Fitocosméticos do Brasil.

Grupo Said - Daniela Jones, fundadora

A história de Daniela Jones começou ainda com sua avó, que em 1955, já tinha uma empresa na área de cuidados com idosos, onde chegou a trabalhar por cinco anos. Foi então, ainda muito jovem, que sentiu vontade de abrir seu próprio negócio no mesmo segmento, mas precisava de experiência e capacitação para trilhar seu caminho.

Foi então, há 18 anos, após estudar administração e se profissionalizar, que Daniela resolveu abrir o Grupo Said, uma empresa de cuidadores de idosos. Diferente da versão de sua avó, a empresária quis trazer inovação para esse mercado e oferecer um tratamento de home care, com diversos serviços inclusos.

Atualmente, a empresa conta com 950 cuidadores entre colaboradores, além do setor administrativo, que soma 40 pessoas, e uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros.

Comentários
Assista ao vídeo