Colaboradores - Patrícia Fernandes

Ivo de Freitas Espinoza é entrevistado pela Jornalista Patricia Fernandes, direto de Paris

8 de Março de 2023

Nesta terça-feira dia 08 de março, participou da live do Cartão de Visita News, Ivo, hoje ícone como guia turístico em paris

Ivo, nasceu na cidade de Franca, interior de São Paulo, entretanto seu contato com a civilização francesa começou desde criança, pois seu pai é chileno e tem três tios estrangeiros.

Em 1999, Ivo teve a oportunidade de conhecer a França e se apaixonou. Em 2001, foi convidado pela tia a fazer seu primeiro curso de Hotelaria e Gastronomia que durou 3 anos, onde tornou-se chef de cozinha.

Depois do curso, veio morar em Paris e fiquei dois anos trabalhando na área de Hotelaria e na Gastronomia.

Em 2005, ainda em Paris pode fazer um curso de Língua e Civilização na Sorbonne e depois de 5 anos tendo essa grande experiência francesa, voltei ao Brasil, em 2006.

Com essa bagagem de 5 anos de estudos e trabalho, começou a dar aulas de francês na Aliança Francesa de Franca, minha cidade natal.

Em 2009 foi para a Aliança Francesa de Ribeirão Preto. Sempre buscando se aperfeiçoar no idioma, fez exames de proficiência e obtive o nível C2, esse nível demonstra que a pessoa domina a língua praticamente como um nativo, a partir desse diploma me tornei jurado de exames de proficiência em francês.

Nessa mesma época foi intérprete e tradutor em conferências da USP ou ainda na Agrishow, a maior feira de Agronegócio da América Latina.

Em 2013, depois de morar um ano no Rio de Janeiro começou a trabalhar como professor de francês na Bonjour Paris, uma grande escola onde relata ter aprendido muito.

Em 2014, surgiu uma grande oportunidade para Ivo que aproximou ainda mais da França, sendo chamado para ser guia e intérprete junto às equipes de Jornalismo Francesas que acompanharam a Seleção Francesa, hospedada em Ribeirão Preto, durante Copa do Mundo. Até avião fretado exclusivo para os jornalistas eu tive que reservar; assim como as entrevistas no Teatro Pedro II. Ivo assistiu vários treinos e jogos da seleção francesa, viajei com eles para várias capitais brasileiras como Porte Alegre, Salvador, Rio de Janeiro. Foi uma grande experiência profissional.

Em 2018, a hotelaria e a França chamaram novamente e tornou gerente de Alimentos e Bebidas no Madeiro Beach Hotel, em Pipa – RN, propriedade de 4 sócios franceses e um diretor franco-brasileiro, uma experiência que enriqueceu muito em todos os sentidos.

No Madeiro Beach Ivo ficou até maio de 2021, quando decidiu  lançar no universo de aulas de francês online e aí, eis que Paris apresenta-se novamente em seu  caminho, primeiramente durante 3 meses, período durante o qual desenvolviu uma equipe no Instagram Ivo_ Freitas_espinoza, que hoje é conhecida.

Foi uma (re)descoberta da cidade onde já havia morado e com paixão pela história e com a bagagem da hotelaria, decidiu mais uma vez lhe capacitar, fazendo um curso de História da Arte com duração até 2024, em Paris, para tornar-se Guia Conferencista, e pode guiar e apresentar Paris para Brasileiras e Brasileiros que amam a cidade luz.

Hoje Ivo através das redes sociais estão ajudando a trazer muita cultura e arte, para muitas pessoas aqui no Brasil e isso é algo que lhe traz muita satisfação.

Para Ivo a certeza de que; “conteúdo que criamos, minha equipe e eu, está sendo feito com muito zelo, atenção e carinho para vocês. Nosso objetivo é estar com você, seja te ensinando francês através do nosso curso Preparatório de Viagem, seja nos vídeos diários em nossas redes sociais ou durante a sua viagem à França, especialmente Paris, te guiando, contando a história e curiosidades que talvez passariam despercebidas se você não tivesse o olhar atento de um apaixonado pela França que conta com 20 anos de contato com a língua e a cultura francesa”.

Para quem quiser obter maiores informações sobre o brilhante trabalho desse guia turístico de um brasileiro em Paris siga a pagina do Ivo no instagra; @Ivo_ Freitas_espinoza.

Ele fará o roteiro de acordo com sua necessidade e te dará dicas de ouro de onde ir e melhor aproveitar a cidade luz.

Quem quiser assistir a entrevista completa acesse o link abaixo;

https://www.instagram.com/tv/CpgZqCJJdQ7/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Comentários
Assista ao vídeo