Colaboradores - Patrícia Fernandes

Patricia Fernandes entrevista Nanna de Castro e Paulo Gabriel

1 de Março de 2023

Nesta úlima terça-feira, dia 28 de fevereiro, participou da live do Cartão de Visita News, a autora da Peça Visceral  Nanna de Castro, juntamente com o diretor geral Paulo Garbiel.

Nanna de Castro, trabalha em comunicação desde 1990, já atuou criando grandes campanhas de marketing de produto e marketing político. Paralelamente, fez uma carreira de autora em teatro e cinema. A partir de 2005 Nanna colocou seu foco em criação e roteirização de grandes eventos, o que me levou a apoiar executivos, de gerentes a presidentes de empresa, em suas apresentações. Para Nanna o que a faz feliz profissionalmente é unir sua formação em psicologia com seu conhecimento em publicidade, teatro e cinema para criar apresentações estrategicamente eficientes, que sejam emocionais e prazerosas para quem faz e para quem assiste. Conheça mais sobre Nanna no  nannadecastro.com

Paulo Gabriel, Paulo Gabriel, é artista transdisciplinar e profissional multiplataforma, trafegando por diferentes fazeres dentro da indústria criativa e cultural. Trabalha como ator, criador de conteúdo, produtor, diretor para cena independente e empreendedor do segmento. É Gestor Cultural(PUC); Publicitário (FAAP); Ator(GLOBE-SP) e Programador Neurolinguista (SBPNL). Possui mais de 20 anos de trajetória no setor, onde se debruçou sobre diversas formas e afazeres no realizar arte, cultura e entretenimento, sendo que vale destacar as caminhadas:

Como ator:  atua nas artes do palco e nas telas. Formado em Artes Cênicas pelo Globe-SP (Ulysses Cruz), fez cursos complementares de imersão no Studio Fátima Toledo,Instituto Stanislavsky e workshop com diversos diretores e preparadores como Luiz Mário Vicente,Duuvoort, Tomaz Rezende, Stela Strauss e Penna. Em 10 anos de carreira, atuou em 14 peças teatrais, como Visceral (indicada ao Prêmio Shell-2019), Crime e Castigo, Bodas de Sangue, Nossa Cidade, Drama da Paixão de Cristo, Eles Não Usam Black Tie, Noite de Reis, A Volta pra Casa e Romeu e Julieta. Em cinema independente atuou em mais de 40 títulos do gênero, acumulando indicações em Festivais Nacionais e Internacionais. No circuito comercial participou dos Seriados: Irmandade 2T (O2  & NETFLIX), direção Pedro Morelli; Jezabel (Record & Formata), direção Alê Avancini; Carcereiros 2T (Globo & Gullane + Spray), direção de José Eduardo Belmonte; Rua Augusta (TNT + O2),dir.Pedro Morelli; 3% – 2T(Netflix + Boutique), direção Daina Giannecchini; SuperMax(Globo), direção José Alvarenga; Tempero Secreto (GNT), Dir.Pedro Amorim; Em Novela: Reis(Recordtv); Amor de Mãe(Globo), e Genesis(Record).Em cinema nos Longas: Amigas de Sorte,dir.Homero Olivetto; Malasartes,Dir.Paulo Morelli; Mariguella,Dir.Wagner Moura; 2 Coelhos,de Afonso Poyart; Mundo Cao,Dir.Marcos Jorge; Homens da Pátria, dir Gastão Coimbra.  

Como criador e autor: é criador de conteúdo multi-tela e de experiências artísticas presenciais e virtuais. Possui cursos da área no Instituto de Cinema e pelo B_arco, além de workshop com diversos autores como Thelma Guedes e Newton Cannito. Seus principais trabalhos como autor/roteiro/criador de conteúdo são: Em teatro: Noite de Reis, Unidos do Carnaval(versão); Visceral (roteiro imersivo- indicado ao Prêmio Shell-2019 e contemplado com o Prêmio Zé Renato de Teatro); Sofisma (Roteiro Adaptado- contemplado na Aldir Blanc); Em cinema: Águas do Litígio(co-roteiro e criação); Minha Potira (co-roteiro e criação- contemplado na Aldir Blanc ) ; Caso Leonardo (roteiro adaptado- contemplado na Aldir Blanc). Em seriado Anônimos (co-criação/ em comercialização). Atualmente se debruça no seu canal pop-up de tirinhas, poemas e contos a ser lançado no Instagram e segue na finalização do co-roteiro de 2 Longas. 

Como empreendedor: é gestor criativo & cultural e produtor multiplataforma. Iniciou sua carreira como empreendedor criativo, tendo na juventude produzido e gerido diversos cases de eventos de êxito e de nightclubs. Aos 25 anos seus eventos já tinham movimentado mais de 200.000 pessoas diretas. Posteriormente acoplou-se ao mercado cultural e aplicou sua inteligência criativa, operacional e de logística neste ambiente. Como resultado trouxe frescor e metodologia que resultou em liderança no setor de gestão cultural – voltado para espaço teatral e cinema independente – e obteve êxito, criando um teatro eleito 2x consecutivas (FOLHA DE SP) como um dos melhores espaços culturais (TEATRO MUBE NOVA CULTURAL) da cidade de São Paulo, com mais de 150.000 pessoas impactadas diretas, além de inúmeras produções de teatro, cinema, dança e música. Em cinema independente fundou o Festival Cine Guerrilha que gerou uma tela independente de exibição de conteúdos de novos cineastas. 

Como diretor: é autodidata como diretor – artístico e criativo – de projetos culturais e de áudio visual independente. Iniciou sua trajetória como diretor criativo, tendo na juventude produzido e gerido diversos eventos na economia criativa. Depois migrou para o setor cultural e encontrou seu lugar de expressão completa. Hoje trafega por diferentes vertentes e atribuições do fazer criativo-artístico-cultural. Entre suas direções mais expressivas estão: Em áudio visual, foi co-diretor nos filmes, Águas do Litígio, Minha Potira e Caso Leonardo, todos indicados a diversos prêmios em Festivais Nacionais e Internacionais. Em espaços culturais fundou o Teatro NOVA CUTURAL, onde dirigiu artisticamente não só o espaço, mas os conteúdos diretos da casa e realizava a curadoria de conteúdos indiretos do local- espaço indicado 2x como um dos melhores teatros de SP (Revista SÃO PAULO, da FolhaSP). Em Festivais é Diretor Artístico nos Festivais: Cine Guerrilha e Cine Vitrine Independente. No Tablado, em 2019, fez uma direção imersiva que rendeu ao projeto VISCERAL uma indicação no Prêmio Shell de Teatro do referido ano. Em Digital, foi diretor do Programa Estreô, da NOVA CULTURAL.

VISCERAL, UM ESPETÁCULO INTERMÍDIA, GANHA VERSÃO DE LICENCIAMENTO PELO PROAC EDITAIS.

A montagem que uniu Teatro, Exposição e Vídeo-Arte traz à tona as sombras humanas e ganha em 2023 uma nova maneira de ver consumida, em formato filmado & fílmico. A montagem da peça Visceral, texto da mineira Nanna de Castro (Novelo-Kikito, 2021; Bala na Agulha, 2014; Eu te darei o céu- Kikito, 2005), ganha uma versão de licenciamento da sua montagem cênica presencial, que foi executado em formato de instalação provisória com concepção e arquitetura cênica a cargo da Inmersivus, com experiencia imersiva e arquitetura cênica de Paulo Gabriel, pesquisa e iniciativa teatral de Chica Portugal, direção cênica de Dan Rosseto, produção de Edinho Rodrigues e realização E!motion Cultural. O espetáculo que foi ganhador da 8a edição do Prêmio Zé Renato se prepara para sua exibição via streaming público do PROAC, na Plataforma #CulturaemCasa. O elenco é composto por Joca Andreazza, Chica Portugal, Paulo Gabriel, Iara Jamra e Alê Menezes. A montagem ainda possui um coro, composto por 4 performers: Giovanna Marqueli, José Paulo Rocha, Nahuel Caran e Raffah Belletti. Visceral foi indicado ao Prêmio Shell de 2019 em ‘’Melhor Cenário’’ e ao Prêmio Aplauso Brasil nas categorias de ‘’Melhor Arquitetura Cênica’’ e ‘’Melhor Atriz Coadjuvante’’.

E para celebrar tal conquista, assim como no formato original, a obra que fazia uma autoanálise da obra-seu resultado x a obra-sua criação, recebe tal transposição para o ambiente digital, nele o espectador poderá ter 2 oportunidades de ver o conteúdo: a parte 1: ‘’Visceral- nú e crú- a obra filmada’’ onde será apresentada a obra como com alguns pequenos ajustes; e a parte 2 ‘’Visceral- editada- a obra fílmica’’ que trará melhorias do audiovisual para gerar um resultado mais adequado ao ambiente de tela.

‘’Nossa proposta é trazer mais do que uma peça simplesmente filmada, mas minimamente condizente com o ambiente de tela diante dos recursos que dispúnhamos no momento da gravação. Evidentemente, não se trata de teatro online, nem tão pouco de cinema, se trata de uma obra de teatro filmada que ganha uma modesta revisão e visão compactuada, digamos fílmica, com práticas da linguagem do audiovisual para gerar uma melhor sinergia com o espectador. É teatro, mas com pitadas e flertes com o cinema e com a tv. Usamos na ocasião de câmera solta e câmera estática e nesta atualização brincamos nesse editar, de fundir imagens, dando planos e contraplanos, gerais do ambiente cênico, movimentações, trazendo paralelos estéticos com obras do cinema que discutem bem isso, como no Filme Dogville, onde o jogo do teatro é estabelecido e conduz a cena de forma plena, porém se consome o teatro através da lente de um filme, dentro do código do fazer teatral, mas no formato audiovisual’’ Paulo Gabriel, direção adaptada ao audiovisual.

A obra poderá ser consumida em 3 sessões presenciais e depois segue temporada na plataforma #culturaemcasa, streaming público e cultural do Governo do Estado de São Paulo. Haverá 3 sessões in loco e gratuitas na cidade de São Paulo, nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, dias 3 e 4 de março de 2023, às 20h e 18h, respectivamente, onde será exibido a parte 1: ‘’Visceral- nú e crú- a obra filmada’’ e no dia 17 de março teremos a exibição na __________ ____, da parte 2 ‘’Visceral- editada- a obra fílmica’’. Ambas sessões serão seguidas de bate-papo.

Sobre a peça: Na trama, João Gabriel, faz uma exposição de lançamento de suas obras e lança um livro autobiográfico. Avesso ao contato social, vive recluso em um casarão na Cracolândia. Sua marca registrada são as cores que trafegam entre o vermelho, laranja e marrom, além de uma estranha textura presente em suas telas. Suas obras são fortes e primitivistas, que retratam normalmente rostos mundanos. O renomado Jordão, crítico de arte, de difícil trato é escalado para uma entrevista com o tal artista do momento. João Gabriel acaba por apresentar seu processo criativo ao famoso crítico e o induz a vivenciar seu processo criativo. Seu lado psicológico conturbado é controlado pela solícita e segunda mãe, Alice que o mantém em constante estado de vigília. Entre seu processo criativo, João titubeia ao conhecer Angélica uma usuária de crack que move os instintos mais profundos do artista, e que luta contra sua fúria para poupar a jovem do seu lado mais desumano e cruel.

“Visceral é um texto voltado a temas atuais e ambientado na Cracolândia em São Paulo. Traz uma crítica social e um questionamento do lugar da arte no mundo contemporâneo, mas num formato ágil, como um thriller de suspense com pitadas de humor. Os personagens carregam dramas humanos profundos e dançam na borda do abismo. Foram inspirados em figuras reais da nossa sociedade como o inesquecível jornalista Paulo Francis e o Canibal de Garanhuns”, Nanna de Castro, autora.

‘’ Revisitar esta obra que tanto nos marcou, será um presente e ao mesmo tempo ver que mesmo que recente, pouco ou quase nada mudou ou até piorou sobre suas temáticas de base do projeto. Para tanto, falar e dar acesso a conteúdos como este, de diversas maneiras e meios é fundamental em nossa sociedade’’ Chica Portugal-pesquisadora do projeto. Visceral trata-se de um thriller psicológico com boas pitadas de humor. Com ares de suspense e realismo fantástico, a obra teatral trafega por caminhos como a barbárie; as doenças mentais e físicas; a Cracolândia; e a dependência química. A montagem se apoia em 2 eixo: o lado imersivo instalação- e o lado teatral- a peça.

“Quando li Visceral pela primeira vez fiquei encantando com a trama sombria que se desenrola através da fixação de João Gabriel e sua loucura artística. No término eu pensei: Esta é uma história a qual eu gostaria de contar. Esta encenação também caminha para um suspense não óbvio, com traços e cores fortes. Posso afirmar que se trata de uma obra que caminha com louvor para uma ficção teatral totalmente contemporânea, colocando o espectador no limite entre palco e plateia e, por vezes, subvertendo esse espaço” Dan Rosseto, diretor cênico da peça.

“A ideia na montagem presencial era quebrar a lógica das pessoas que consomem um produto cultural. Para isso, apresentamos o ateliê do artista condutor desta história e suas obras. E tudo isso convergia para esse diálogo artístico, dentro de uma elipse de tempo, e na sequência, imbuídas das sensações provocadas pela instalação, as pessoas se entregavam ao deleite da obra dramatúrgica teatral”. Paulo Gabriel, direção imersiva

E para dar vida a esta vivência, um time de criadores de ponta foi selecionado. Beto França (Prêmio Avon Color de maquiagem 1997-teatro, 2003-teatro e 2004-cinema) assina a caracterização cênica; Ricardo Severo (Prêmio Shell 2014- trilha sonora) compõe a trilha sonora, Wagner Pinto (Prêmios Shell/2015) assina o desenho de luz; no figurino Mila Reily; Kleber Montanheiro na cenografia; obras de arte de AnderGoes; na preparação corporal Fernando Vieira e na preparação vocal Madalena Bernardes. Sinopse João Gabriel (Paulo Gabriel) é um artista plástico da nova e atual safra de criativos. Fará uma individual de suas novas obras e ainda lançará um livro sobre sua breve história de vida e carreira meteórica. Em seu ateliê, recebe o ácido crítico Jordão (Joca Andreazza) para uma entrevista assustadora. Durante a entrevista João Gabriel revela seu bizarro processo criativo, realizado com o auxílio diário da doce Alice (Iara Jamra), sua guardiã e segunda mãe. Dentre tantas obras, João titubeia ao conhecer Angélica (Chica Portugal), uma usuária de drogas, que move os instintos mais profundos do artista, travando uma luta interna para poupar a jovem do seu lado mais desumano e cruel. 95 minutos. Suspense.14 anos.

SERVIÇO Visceral, de Nanna de Castro Parte 1: ‘’Visceral- nú e crú- a obra filmada’’

Dia e Horário: 3 e 4 de março, às 20h e 18h respectivamente

Local: Oficinas Culturais Oswald de Andrade- Rua Três Rios, 363- Bom Retiro- São Paulo/SP

Capacidade: 35 lugares Parte 2: ‘’Visceral- editada- a obra fílmica’’ Dia e Horário: 17 de março, às 20h e 18h respectivamente Local: Arica Filmes- Rua Vitorino Carmilo, xxxx- Barra Funda- São Paulo/SP

Capacidade: 30 lugares Classificação: 16 anos Gênero: Suspense – Realismo Fantástico Duração: 90 minutos (60 min de exibição + 30 min de bate-papo)

Informações: espetaculovisceral@gmail.com Importante-sessão presencial: A casa abre com 15 minutos de antecedência em relação ao horário da sessão;

Não é permitida a entrada após 10 minutos do início da exibição; Assentos não marcados; sujeito à lotação Importante- sessão online-em casa-Online: Visceral ainda não está disponível na plataforma, no momento só no ambiente presencial. Futuramente estará disponível em: www.culturaemcasa.com.br

Assista:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patricia Fernandes (@patriciafernandes.jornalista)

 

Comentários
Assista ao vídeo