Business -

Famílias catarinenses atingem novo recorde de endividados

22 de Fevereiro de 2023

O resultado atingiu novo pico da série histórica, sendo o maior percentual desde maio de 2017

O endividamento de famílias catarinenses atingiu novo recorde pelo 13º mês consecutivo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), 65,4%  das famílias encerraram o mês de dezembro com alguma dívida.

O resultado de dezembro é 4,3% superior ao de novembro, que atingiu 62,7%. Com a adição dos  2,7 pontos percentuais o resultado atingiu novo pico da série histórica, sendo o maior percentual desde maio de 2017.

Para o especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, a educação financeira é a solução.  “É necessário que a educação financeira seja cada vez mais incentivada. A consciência de gastos e o planejamento para realização de grandes projetos beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seu redor.”

No resultado de inadimplentes, dezembro atingiu 18,6%, crescimento de 6,8% em comparação a novembro, tornando-se o maior desde março de 2020. Embora o índice esteja longe do pico da série de 2019, a distância é de apenas 4,6 pontos percentuais.

Lamounier alerta para a importância de acompanhar de perto as receitas e as despesas para poder se manter sempre no azul. “Identificar os pontos de melhoria,  analisar o mercado e traçar os seus objetivos é o básico para o planejamento anual, assim você estará preparado para longos períodos e evitará endividamentos”, analisa o especialista.

Comentários
Assista ao vídeo