Business -

Cinco tendências do marketing digital para 2023

16 de Fevereiro de 2023

Você já se perguntou quais tendências de marketing digital em 2023 podem diferenciar sua empresa da concorrência?

Com a presença online cada vez maior de empresas de todos os portes e segmentos, não basta mais apresentar a presença da sua marca nas redes sociais e investir em publicidade esporádica. Pelo contrário, quem quer ganhar espaço e popularidade na internet precisa fazer mais.

Foto: Divulgação/ Pexels

Porém, construir e manter uma boa imagem de marca na internet não é tarefa fácil, principalmente com o advento de novas tecnologias e ferramentas.

De acordo com Sergio Borges, da WMD, agência de marketing digital em São Paulo, neste cenário em constante evolução - onde o comportamento do usuário ainda deve ser considerado - estratégias que deram resultados positivos há alguns anos podem não ser mais eficazes, e entender as forças que moldarão o marketing digital nos próximos anos é uma obrigação para qualquer um. “É preciso estar sempre de olho nas novidades e tendências, esta é uma área que muda muito e muda rapidamente”, enfatiza Borges.

Portanto, veja as 5 tendências do marketing digital para 2023 que vão fazer a diferença no cenário de tecnologias:

1. Conteúdo criativo e de qualidade

Talvez um dos insights mais importantes para quem pensa em trabalhar ou investir em marketing digital seja entender o relacionamento entre as pessoas. Isso impactou diretamente a forma como a publicidade tem sido produzida e consumida nos últimos anos, principalmente nas redes sociais.

Percebe-se à primeira vista que a produção de conteúdo já começou, e simplesmente vender produtos e postar anúncios não é mais a melhor saída.

Como solução, as empresas estão sempre buscando formas cada vez mais criativas de engajar os clientes, entregando conteúdo relevante e de qualidade, como eBooks, webinars ao vivo e muito mais.

2. Foque nos vídeos

Uma excelente forma de criar conteúdo envolvente e de qualidade é investir na produção de vídeos.

Além do Youtube, plataformas como Instagram, Tik Tok e até LinkedIn priorizam o envio de vídeos aos usuários, o que pode ser uma ótima forma de chamar a atenção do seu público-alvo.

Por ser um formato dinâmico, o vídeo permite que as marcas produzam diversos conteúdos que podem ser educativos, motivacionais, apresentação de produtos da marca, entrevistas com especialistas, curiosidades e outros temas de interesse do cliente final.

3. Marketing de influenciadores

Já pensou em investir em trabalhar com influenciadores digitais para divulgar sua marca? Essa tática existe há anos e é uma ótima maneira de criar autoridade e aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços online.

Porém, engana-se quem pensa que investir em marketing de influenciadores se limita a marcas multinacionais e influenciadores com milhões de seguidores.

4. Experiência mista

Depois de um longo período de isolamento imposto pelas medidas de contenção e controle da covid-19, os eventos presenciais finalmente retornaram.

No entanto, isso não significa que os modelos de trabalho, compras e experiência digital serão deixados de lado. Em vez disso, a tendência é que as experiências híbridas ganhem cada vez mais força.

Portanto, mesmo que a presença digital da sua marca seja primordial, vale a pena pensar em investir em eventos, eventos e outros encontros presenciais como forma de aproximar funcionários, fornecedores, clientes e outros atores-chave do seu negócio.

5. IA, um poderoso aliado

O uso de inteligência artificial para automatizar processos, melhorar a experiência do usuário e customizar serviços ganhou espaço nos últimos anos e deve se tornar ainda mais importante até 2023.

Parte desta importância é que os consumidores estão cada vez mais interessados ​​em produtos e anúncios que são, de fato, relevantes para seus interesses e necessidades.

Portanto, as empresas que ainda não usam Inteligência Artificial devem começar a pensar em como implementá-la em seus negócios.

Vale ressaltar que as oportunidades são vastas, desde o atendimento ao cliente por meio de chatbots até a otimização de processos por meio de aprendizado de máquina.

E o melhor de tudo, com a onipresença de ferramentas que utilizam inteligência artificial, esse tipo de solução é muito acessível hoje e pode trazer benefícios significativos para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Comentários
Assista ao vídeo