Business -

61% dos brasileiros possuem problemas emocionais causados pelo endividamento

9 de Fevereiro de 2023

‘Anotar gastos e destacar prioridades auxilia no planejamento financeiramente’, explica especialista

A ansiedade financeira vem crescendo entre os brasileiros. Um levantamento do Serasa realizado com 5.225 pessoas, mostrou que 61% dos entrevistados possuem problemas emocionais causados pela situação financeira e vivem com a sensação de crise e ansiedade ao pensar nas dívidas.

Para o especialista Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, a organização e o planejamento ajudam a controlar o problema. “A consciência de gastos e o planejamento beneficia não apenas o detentor do dinheiro, mas todos ao seu redor”, analisa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas com o problema. Com isso, a impulsividade de compra para reduzir a ansiedade vem aumentando o número de endividados. Em dezembro, o volume chegou a 69,43 milhões de pessoas, de acordo com o Mapa da inadimplência da Serasa. 

“Anotar os gastos e destacar as prioridades auxilia no planejamento para que se tenha condições saudáveis de se manter financeiramente, sem gastos por impulso”, conclui Lamounier.

Comentários
Assista ao vídeo