Colaboradores - Mayne Galassi

Porque é importante ter uma boa saúde mental

3 de Fevereiro de 2023

Muitas vezes, nos esquecemos de cuidar da nossa saúde mental, tratando-a como um tema secundário e desimportante. No entanto, cuidar de nossa saúde mental é fundamental para a nossa qualidade de vida.

Porque é importante ter uma boa saúde mental | Foto: Divulgação/ Unplash

Ter uma boa saúde mental significa mais do que não ter problemas psicológicos. Significa que nós estamos lidando com as nossas emoções, sentimentos e pensamentos de forma saudável e equilibrada.  

É importante destacar que manter a saúde mental é um processo contínuo. Algumas dicas úteis para manter a saúde mental incluem:  

  1. Praticar atividades que promovam o bem-estar emocional. 

Algumas destas atividades incluem meditação, yoga, tai-chi, atividades ao ar livre, artes marciais, música, etc. Estas atividades ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, aumentam a autoconsciência e ajudam a lidar com as emoções.  

  1. Dormir bem. 

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde mental. Os adultos devem dormir entre 7 e 9 horas por noite.  

  1. Cuidar da alimentação. 

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a saúde mental. Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, e evitar alimentos processados e com altos níveis de açúcar, ajudam a manter o equilíbrio da saúde mental.  

  1. Se conectar com outras pessoas. 

Manter relações saudáveis com os outros é importante para a saúde mental. Fazer atividades em grupo, como ir ao cinema, à praia, ao parque ou a festas, são ótimas formas de se conectar com outras pessoas. Além disso, manter contato com a família e os amigos é importante para manter a saúde mental.  

  1. Praticar atividades prazerosas. 

Fazer atividades que nos dão prazer é importante para a saúde mental. Estas atividades podem ser desde ler um livro, assistir a um filme, jogar videogame, praticar um esporte, etc. Estas atividades nos ajudam a relaxar e nos sentirmos melhor.  

Mantendo estas dicas em mente, podemos ter uma boa saúde mental e assim, viver uma vida saudável e feliz.

 

Mayne Galassi

Comentários
Assista ao vídeo