Colunistas - João Di Madeo

Inteligência artificial já é realidade, saiba mais sobre o ChatGPT

2 de Fevereiro de 2023

ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala treinado pela OpenAI. Ele foi treinado em grande quantidade de texto da internet para ser capaz de responder a perguntas e realizar tarefas de conversação natural, como responder a perguntas sobre assuntos gerais, tradução, gerar texto, entre outros.

As principais funções do ChatGPT incluem: Resposta a perguntas: o modelo pode responder a perguntas sobre assuntos gerais, como história, geografia, entre outros; geração de texto: o modelo pode gerar descrições, histórias, resumos e outros tipos de texto; conversação natural: o modelo foi treinado para ser capaz de manter conversas com humanos de maneira fluida e natural; tradução: o modelo pode traduzir frases e textos de um idioma para outro e sumarização: o modelo pode resumir textos longos em versões mais curtas e concisas.

Foto: Divulgação

Os robôs vão substituir a mão de obra humana ?

O ChatGPT e outros modelos de linguagem de grande escala podem mudar a humanidade de várias maneiras, incluindo:

  1. Ajuda na criação de assistentes virtuais mais inteligentes: o ChatGPT pode ser utilizado como base para criar assistentes virtuais que são capazes de responder a perguntas e realizar tarefas de maneira mais eficiente e natural.
  2. Melhoria na tradução automática: o ChatGPT pode ser utilizado para melhorar a qualidade da tradução automática, tornando mais fácil a comunicação entre pessoas de diferentes idiomas.
  3. Análise de sentimento e opinião: o ChatGPT pode ser utilizado para analisar grandes quantidades de texto, como posts em redes sociais, para identificar tendências de sentimento e opinião.
  4. Automatização de tarefas repetitivas: o ChatGPT pode ser utilizado para automatizar tarefas repetitivas, como responder a e-mails ou preencher formulários, o que pode liberar tempo para outras atividades mais criativas.

Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais o ChatGPT e outros modelos de linguagem de grande escala podem mudar a humanidade. No entanto, é importante lembrar que a tecnologia sempre traz tanto oportunidades quanto desafios, e é importante considerar cuidadosamente como os modelos de linguagem devem ser utilizados e regulados.

"O ChatGPT é uma das mais avançadas realizações da inteligência artificial e processamento de linguagem natural até hoje. Como modelo de linguagem de grande escala treinado por dados, ele tem a capacidade de responder a perguntas, gerar texto e manter conversas de maneira incrivelmente natural. Além disso, sua aplicação pode ser vista em vários setores, como tradução automática, análise de sentimento e automação de tarefas. Sem dúvida, o ChatGPT é uma tecnologia que tem o potencial de mudar a maneira como as pessoas se comunicam e trabalham" - disse Tiago Massignan, especialista em novas tecnologias.

Acesse chat.openai.com e confira como a ferramenta funciona.

Comentários
Assista ao vídeo