Informes - GERAIS

Treinador de futebol é demitido após dar analgésicos a jogadoras

1 de Fevereiro de 2023

A poucos dias de começar a Supercopa Feminina de 2023, com estreia marcada para 4 de fevereiro, um caso relacionado ao futebol feminino vem chocando o mundo no continente norte-america.

Foto: Jessica Rapfogel-USA TODAY Sports

Um time de futebol feminino profissional de Portland, Oregon, nos Estados Unidos, demitiu o seu técnico de futebol após o mesmo dar analgésicos às jogadoras do clube.

O time em questão não é assim tão famoso mundo afora, porém possui seu espaço nas análises esportivas da tispro.com.br voltadas ao futebol feminino.

Nós estamos falando, a bem saber, do Portland Thorns, equipe criada em 2012 e que é uma das oito equipes fundadoras da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos, competindo na liga desde sua primeira temporada, em 2013.

Entenda o caso

O Portland Thorns demitiu seu treinador depois que uma investigação externa descobriu que ele distribuiu ilegalmente uma substância controlada para as jogadoras, informou a Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos, em janeiro de 2023.

A liga, atormentada nos últimos anos por acusações de abuso e má conduta, anunciou que o treinador, Pierre Soubrier, foi demitido junto com a assistente técnica do time, Sophie Clough.

Soubrier é casado com a zagueira da seleção feminina dos Estados Unidos, Crystal Dunn. A liga disse ainda que Clough teria feito um certo contato indesejado com uma das jogadoras.

A liga também disse que as alegações de abuso contra o ex-técnico do Washington Spirit, Kris Ward, foram comprovadas e ele é inelegível para trabalhar na NWSL sem a aprovação do comissário.

Uma investigação concluiu que Ward se envolveu em “estereótipos raciais negativos em relação a um jogador”.

A médica da equipe Thorns, Dra. Breanne Brown, relatou, em novembro de 2022, que Soubrier havia dado às jogadoras um medicamento contendo codeína no mês anterior, sem receita médica.

A ex-técnica do Thorns, Rhian Wilkinson, renunciou em dezembro de 2022, depois de levar o time ao título da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos e o proprietário M erritt Paulson ter colocado o time à venda.

Wilkinson disse que foi investigada e inocentada de irregularidades pela NWSL e seu sindicato de jogadoras depois que ela relatou que ela e uma jogadora desenvolveram sentimentos uma pela outra, mas nunca agiram de acordo com eles.

Uma investigação da ex-procuradora-geral Sally Q. Yates revelou, em outubro de 2022, que o abuso na liga era sistêmico, e um relatório da liga e seu sindicato no mês passado constatou má conduta generalizada.

Soubrier, hoje com 35 anos de idade, nasceu na França, jogou futebol universitário no Quinnipiac, em Connecticut, e foi contratado pelos Thorns em 2019.

Dunn, campeão da Copa do Mundo de 2019, que fez 128 partidas internacionais, conheceu Soubrier enquanto ambos estavam no Washington. Eles se casaram em dezembro de 2018. Dunn não foi citado por má conduta pela Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos.

Soubrier foi colocado em licença administrativa remunerada em 7 de dezembro de 2022, e a investigação concluiu que Soubrier administrou a substância controlada às jogadoras em várias ocasiões, sem receita médica e supervisão clínica, o que é uma violação das leis federais e estaduais e da política da liga.

Além disso, Soubrier teria administrado a medicação a uma dos jogadoras sem nem mesmo o consentimento informado dela.

Soubrier foi suspenso pela liga sem remuneração até o final da temporada de 2023, e a Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos disse que irá denunciá-lo ao Oregon Board of Athletic Trainers e ao Board of Certification.

A equipe demitiu Soubrier e ele será elegível para um futuro emprego na Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos, sujeito às decisões e requisitos do estado de Oregon, desde que ele reconheça irregularidades e aceite responsabilidade pessoal por sua conduta e demonstre um compromisso sincero em corrigir seu comportamento.

Brown estará sujeito a maior supervisão e reportando-se ao diretor médico da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos por três meses, só então depois disso poderá ser avaliado.

Foi em novembro de 2022 que Clough teria feito uma jogadora se sentir desconfortável ao beijar seu pescoço na celebração do campeonato do time.

A Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos disse que o contato indesejado em violação da política da liga foi fundamentado, mas as alegações de comportamento de bullying não foram comprovadas e Clough não excedeu os limites do treinamento apropriado.

Clough, hoje com 34 anos de idade, era assistente técnica do Thorns desde 2016. Ela também foi suspensa sem remuneração até a temporada de 2023 pela liga e foi demitida pelo time.

Reconhecido como um dos esportes mais praticados do Brasil e do mundo, o futebol é, realmente, uma fonte de muitas alegrias e também de muitas polêmicas.

No entanto, essa polêmica, ainda pouco conhecida mundo afora, sirva como um exemplo para todos os que integram equipes técnicas de que todo e qualquer abuso pode e deve ser combatido, denunciado e, acima de tudo, receber uma punição.

Comentários
Assista ao vídeo