Programas -

Esportes mais praticados do Brasil e quais são os mais reconhecidos

14 de Setembro de 2022

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, mas bem que poderia ser também país dos esportes. Isso porque o brasileiro ama de forma tão contagiante competições esportivas, que não importa se o que está em disputa é futebol, vôlei, tênis, hipismo ou xadrez: ele sempre vai se considerar um especialista e vai torcer e se emocionar com cada conquista do país.

Foto: Pexels

Essa paixão incondicional pelo esporte também é observada e transferida para a prática de diversas modalidades. Obviamente, é absolutamente natural que o futebol ainda seja o esporte mais praticado no Brasil. Até mesmo pelas facilidades - basta uma bola e algum espaço vazio para se bater uma pelada. Além disso, o Brasil mantém tradição reconhecida internacionalmente como o país que mais conquistou Copas do Mundo, totalizando 5 títulos até o momento.

Porém, é incrível observar como várias outras modalidades mobilizam um grande número de pessoas e ultrapassam a casa de um milhão de praticantes no país. Vamos conhecer os esportes com a maior quantidade de adeptos, segundo números do Atlas do Esporte.

Futebol

Como esperado, o futebol é o esporte com maior número de praticantes no país, ultrapassando a casa dos 30,4 milhões de atletas, sejam eles profissionais, amadores ou peladeiros de fins de semana.

Não é difícil entender o porquê de o futebol ocupar esta posição. O Brasil é o único país cinco vezes campeão mundial de futebol e apresentou para o mundo ninguém menos que Pelé, considerado até hoje o melhor jogador de todos os tempos.

Em um país continental, com muitas desigualdades sociais, o futebol é um alento para uma boa parcela da população. Além disso, a prática é das mais baratas que existem, necessitando apenas de uma bola e um local para praticar.

O amor do brasileiro pelo futebol é tão grande que muitos deles se aventuram, inclusive, em apostar no seu time de coração, tentando ganhar uma renda extra. Isso é possível através de sites como a bet365, que disponibiliza apostas em futebol, mas também em vários outros esportes.

Vôlei

Pelo menos desde os anos 1980, o Brasil sempre foi uma das grandes potências mundiais no vôlei, alcançando feitos excepcionais tanto no masculino quanto no feminino.

Nesse período, já foram conquistadas nada menos que 10 medalhas olímpicas - sendo cinco de ouro. Isso na quadra.

Quando se somam os feitos realizados na praia, os números se tornam ainda mais impressionantes. Nessa modalidade, são 13 medalhas, sendo três de ouro.

O resultado de tantas conquistas acabou cultivando no brasileiro um amor por esse esporte nascido nos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil apresenta o impressionante número de 15 milhões de praticantes em todo o país, segundo o Atlas do Esporte.

Tênis de Mesa

Aqui talvez tenhamos a primeira grande surpresa da lista: mesmo sem ter uma tradição mundial na modalidade - nunca conseguimos uma medalha olímpica, por exemplo -, nada menos que 12 milhões de brasileiros praticam o tênis de mesa, também conhecido pelo apelido de ping pong.

Esse número coloca a modalidade como a terceira mais praticada no país, desmistificando a lógica de que são necessários campeões para que um esporte seja praticado em massa no Brasil.

A prática do tênis de mesa, aliás, é muito comum desde cedo, com mesas de ping pong presentes em diversas escolas, fazendo do esporte uma das modalidades preferidas dos estudantes nos horários de lazer, entre os estudos.

Natação

Considerada uma das atividades físicas mais completas, por proporcionar aos praticantes uma atividade conjunta e simultânea em todo o corpo, a natação alcançou o quarto lugar na pesquisa sobre os esportes mais praticados no Brasil.

De acordo com o Atlas do Esporte, são nada menos que 11 milhões de praticantes, somados os amadores e os profissionais.

Aqui, estamos diante de um esporte recheado de ídolos para os brasileiros, com vários medalhistas e recordistas olímpicos enchendo de orgulho a torcida em competições internacionais.

Futsal

Descendente direto do futebol, o futsal - ou futebol de salão, como era inicialmente conhecido - é nada menos que o quinto esporte mais praticado no país, com cerca de 10 milhões de adeptos.

Muito praticado em escolas, que muitas vezes possuem quadras, mas não possuem campos de futebol, o futsal tem no Brasil uma de suas potências mundiais. O Brasil entrou para a história com alguns dos melhores jogadores da modalidade em todos os tempos, como Manoel Tobias e Falcão.

Ainda hoje segue sendo uma modalidade em crescimento tanto em número de apaixonados quanto de praticantes.

Comentários
Assista ao vídeo