Business -

Body & Paint Stuttgart Porsche passa a ter captação de energia solar

17 de Janeiro de 2023
Painéis de captação de energia solar no Service | Body & Paint Stuttgart
Sposito Studio

O mais moderno centro tecnológico de reparações automotivas do Brasil passa a ser também um dos mais sustentáveis. O Service | Body & Paint da Stuttgart Porsche, em São Paulo, inaugurado em março de 2022 e capacitado para fazer reparo e substituição de baterias de carros híbridos e elétricos, passou a operar com captação de energia solar desde o começo de dezembro. A previsão é que o sistema será responsável por 88% da energia consumida no local. Esse índice já leva em conta a projeção de consumo a se estabilizar no futuro.

O sistema instalado no Service | Body & Paint é composto por 311 módulos solares com 545 W de potência, um inversor de 110 kW e um inversor de 33 kW, resultando em uma potência total de 143 kW ou 169 kWp (kilowatts de potência de pico). A instalação tem como diferencial a fixação por car port, na qual a própria estrutura do sitema funciona como sombreado dos carros. Foram instalados 205 módulos em car port no andar superior e 20 no térreo, além de 72 módulos na laje e 14 no telhado de alumínio.

A previsão é que o sistema gere 17.866 kWh por mês. Atualmente, esse total é superior à média histórica de consumo no Service | Body & Paint (14.741 kWh por mês), resultando em 100% de capacidade de geração de energia limpa por mês. A Stuttgart trabalha com a previsão de que o consumo irá aumentar até se estabilizar em torno de 20.000 kWh por mês. Nesse caso, o sistema fornecerá 88% da energia consumida.

Com a instalação dos painéis solares, cerca de 600 m² da área de estacionamento passaram a ser cobertos com uma estrutura que, além de proteger os carros, gera parte da energia consumida no prédio. O sistema também abastece os dois carregadores ultrarrápidos (350 kW, capazes de carregar 100% da bateria de um carro elétrico como o Porsche Taycan em 22 minutos e 30 segundos) e os 14 carregadores de 22 kW instalados na unidade.

“O Service | Body & Paint foi concebido para ser o mais moderno centro de reparação de veículos do Brasil. Mas a Stuttgart quer mais que isso e estruturou o local para ter sustentabilidade à altura do avanço tecnológico empregado nos reparos dos carros. A eletrificação da frota de automóveis, caminhões e ônibus aumenta sensivelmente e isso torna imperativo buscar fontes de energia limpa para nosso centro técnico”, diz Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche.

Inaugurado em março deste ano, o Service | Body & Paint Stuttgart Porsche é o primeiro centro técnico capacitado a fazer reparos e substituição de baterias de carros elétricos e híbridos, além de ser o único da América Latina a fazer reparos em carrocerias de alumínio. O local recebe qualquer modelo de Porsche, inclusive para revisões e serviços de rotina em modelos movidos unicamente por motores a combustão.

Para baixar um vídeo sobre os painéis de captação de energia solar no Service | Body & Paint Stuttgart, acesse este link: 
https://drive.google.com/drive/folders/1SwAH3E4l6zf_WQtbViEFdbmwxqL0Dz0y?usp=share_link

Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre o Porsche Club Brasil

Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.

Site: stuttgartporsche.com.br 

Facebook.com/stuttgartporsche

Instagram.com/stuttgartporsche

Comentários
Assista ao vídeo