Essa já é a quarta morte ocorrida durante ocupação israelita à Cisjordânia
Na manhã desta quinta-feira (05) o jovem de 16 anos Amer Abu Zaytoon foi morto com um tiro na cabeça durante conflito entre as forças israelitas e palestinas na cidade de Nablaus, Cisjordânia, como anunciou o Ministério da Saúde Palestino.
De acordo com o jornalista local, Benjamin Netanyahu, o jovem tentava fugir e se proteger, porém acabou sendo atingido em meio ao tiroteio. As câmeras de segurança pegaram apenas os últimos segundos de Amer correndo, porém, mesmo assim, é difícil entender ou enxergar o que está acontecendo direito pois as investidas de Israel acontecem sempre durante a noite e em lugares estreitos e apertados
Anteriormente no terceiro dia de 2023, terça-feira (03), outro jovem palestino, com 15 anos de idade, foi morto em conflitos durante as incursões do exército israelita à Cisjordânia, conhecida no inglês como "West Bank".
Em Dezembro do ano passado, as Nações Unidas afirmaram que 2022 foi o ano em que mais aconteceram mortes nessa região desde 2006 quando os conflitos começaram.