Business -

Construção civil cresce mais do que a economia nacional

28 de Dezembro de 2022

Segundo dados da CBIC, o crescimento foi de 1,1% no terceiro trimestre de 2022

Reconhecida pelo governo brasileiro como atividade essencial na pandemia, a construção civil foi um dos motores da economia do país nos últimos dois anos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento da construção civil foi de 1,1% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o segundo trimestre do ano. O resultado é superior ao da economia nacional.

Um dos motivos da alta performance foi o crescimento do segmento industrial. Ele é mensurado por quatro subíndices, sendo eles: indústria geral (0,8%); indústrias extrativas (-0,1%); indústrias de transformação (0,1%) e eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos (0,6%).

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays, “o setor da construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. Ele tem apresentado uma recuperação vigorosa desde o início da fase de reabertura. O número de construções e projetos ampliados no último ano foi imenso. O setor cresce em demanda e em responsabilidade, conforme as necessidades da sociedade e do mercado. É um ambiente de investimento econômico altíssimo, com grande representatividade na economia nacional”.

Nos três primeiros trimestres de 2022, comparado ao ano passado, a alta foi de 8,2%, enquanto a do país foi de 3,2%. Já a taxa acumulada nos últimos quatro trimestres, em relação ao ano anterior, mostrou crescimento do setor de 8,8%, frente a um crescimento de 3% do país.

Comentários
Assista ao vídeo