O desastre aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16/12) e deixou duas pessoas feridas por estilhaços de vidro
Aquário gigante com 1.500 peixes explode em hotel de Berlim e deixa feridos | Foto: Reprodução/ Twitter |
Um aquário gigante contendo um milhão de litros de água explodiu, inundando o hotel onde está localizado e as ruas próximas, em Berlim, na Alemanha. De acordo com a CNN, o desastre aconteceu na madrugada desta sexta-feira (16/12) e deixou duas pessoas feridas por estilhaços de vidro. A cena foi gravada por várias testemunhas e compartilhada nas redes sociais.
Aquário com 16 metros rebenta em átrio de hotel em Berlim - Mais de 1.500 peixes de cerca de 97 espécies diferentes viviam no aquário. | Foto: Reprodução/ Getty Images |
Considerado uma das atrações mais encantadoras da capital alemã, o AquaDom é um aquário com 16 metros de altura e um volume que chega a um milhão de litros de água.
A estrutura cilíndrica, com equivalência de seis andares, estava localizada no átrio do hotel Radisson Blu.
A polícia foi acionada por volta das 6h, um pouco depois de o aquário explodir, fazendo com que uma enorme quantidade de água se espalhasse até o terceiro andar do hotel e pelas ruas ao redor, levando consigo mais de 1.500 peixes, de 97 espécies diferentes.
Aquário gigante com 1.500 peixes explode em hotel de Berlim e deixa feridos | Foto: Reprodução/ Twitter |
O Corpo de Bombeiros informou que a pressão da explosão destruiu não apenas o átrio do hotel, como também portas e janelas, fazendo com que os destroços se espalhassem pelas ruas. Por causa do imenso volume de água, as ruas ao redor do Radisson Blue ficaram alagadas e vários estabelecimentos próximos tiveram que ser interditados.
Há dois feridos que foram levados para o hospital, mas ainda não se sabe se são clientes ou funcionários. Hóspedes foram transferidos para outro hotel.
O episódio mobilizou mais de cem polícias e de cem bombeiros. Equipas técnicas também compareceram ao local do desastre e, após uma avaliação inicial, afirmaram haver indicações de que se trata de um defeito técnico no aquário.
Foto: Reprodução/ Twitter |
A polícia descartou a possibilidade de a explosão ter sido provocada por um ataque planejado, principalmente pela falta de evidências deste tipo de ação.
O AquaDom foi inaugurado em dezembro de 2003 e recebeu o Recorde Mundial do Guinness por ser o maior aquário cilíndrico do mundo. Ele pertence ao AquaDom & SeaLife Berlim.
De acordo com relatos da época de sua construção, a atração custou cerca de 12,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 72 milhões, na cotação atual), segundo a BBC.
Peixes maiores morreram
Os cerca de 1.500 peixes do aquário estão mortos, segundo autoridades alemãs.
Agora, bombeiros e funcionários do complexo de lazer onde a estrutura ficava tentam salvar outros 500 peixes menores que estão alojados em aquários sob o saguão do hotel. Isso porque a explosão afetou a energia do edifício, e a falta de eletricidade interrompeu o fornecimento de oxigênio necessário para a sobrevivência dos animais.
Explosão de aquário gigante com 1.500 peixes em hotel de Berlim deixa duas pessoas feridas | Foto: Reprodução/ Twitter |
"Trata-se de retirá-los rapidamente", disse Almut Neumann, funcionário municipal responsável pelas questões ambientais do distrito de Mitte, em Berlim, à agência de notícias alemã dpa. Várias organizações, incluindo o zoológico da cidade, se ofereceram para receber os peixes sobreviventes.
Segundo a prefeita de Berlim, Franziska Giffey, muitas pessoas morreriam se o complexo estivesse lotado, como a estrutura costuma ficar quando está aberta à visitação. "Se isso não tivesse acontecido às 5h45 [1h45, em Brasília], mas apenas uma hora depois, provavelmente teríamos perdas humanas terríveis para relatar", disse Giffey, conforme a emissora RBB.
Assista:
Bro what the fuck the fish tank of my hotel just exploded in the middle of the night WHATS GOING ON. #radissonblu #Berlin #aquarium #Explosion pic.twitter.com/Od8iS9YxBN
— Niklas Scheele (@niklas_scheele) December 16, 2022
À agência de notícias Associated Press, Sandra Weeser, uma legisladora alemã que estava hospedada no hotel, disse que foi acordada por um grande estrondo semelhante ao de um terremoto. "Há cacos (de vidro) por toda parte. Tudo foi inundado com água, inclusive os móveis", disse ela. "Parece uma zona de guerra."
Já Iva Yudinski, uma turista de Israel que estava hospedada no hotel, disse que ficou chocada com o incidente. "Ontem assistimos e ficamos tão maravilhados com sua beleza", disse ela. "De repente, tudo se foi. Está tudo uma bagunça, uma bagunça total."
A causa do incidente ainda é desconhecida, mas uma das suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água.
Foto: Reprodução/ Twitter |
O AquaDom foi fechado para reformas em outubro de 2019. Devido à Covid, seguiu fechado por quase três anos, até junho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abriga espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme "Procurando Nemo", a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.