Notícias -

Colisão de trens deixa mais de 150 feridos em Barcelona

7 de Dezembro de 2022

Ainda não se sabe o que causou o acidente, que está sendo investigado pelas autoridades; não há registros de mortos

Mais de 150 pessoas ficaram feridas em Barcelona  a colisão de dois trens  na manhã desta quarta-feira (7/12). De acordo com o comunicado da Renfe Operadora, empresa responsável pela rede ferroviária da região, os 155 passageiros tiveram ferimentos leves. As informações são do Portal iG.

Imagem mostra o estado dos dois trens, após o acidente esta manhã na cidade de Montcada, que pertence à Catalunha | Foto: Reprodução/Aquí Catalunya 

Um dos veículos bateu na parte traseira do outro, por volta das 07h50 do fuso local (03h50 no horário de Brasília), quando passava pela estação Montcada i Reixac-Manresa.

A Adif, companhia pública responsável pela estrutura e manutenção das rodovias, afirmou que ainda não se sabe a causa exata do acidente , que está sendo investigado. Acredita-se que um dos motivos seja por conta do alcance e de baixa velocidade.

Ninguém ficou preso nas engrenagens dos veículos, que foram evacuados em menos de meia hora.

A Renfe ativou o protocolo estabelecido para este tipo de incidente, em colaboração com a Proteção Civil e do Sistema de Emergências Médicas (SEM).

Já a Proteção Civil acionou o plano de emergência ferroviária da Catalunha (Ferrocat). A Polícia da Catalunha, conhecida como "Mossos d'Esquadra, ficará a cargo das investigações para apurar o que deu errado a ponto de provocar o acidente.

"Estávamos esperando o trem e ouvimos um estrondo, o trem parado se moveu dois metros e parou. Muitas pessoas caíram com o impacto porque o trem estava muito cheio", afirmou uma testemunhada ao jornal Ser Catalunya

Nas redes sociais, a ministra espanhola do Transporte, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, disse que está acompanhando a situação de perto, e desejou uma boa recuperação àqueles envolvidos na batida.

"Acompanhando de perto a informação da colisão de dois trens produzido esta manhã em Montcada i Reixac-Manresa por motivos que estão sendo investigados. Equipes de emergência trabalham desde a madrugada para atender os feridos, aos quais desejo rápidas melhoras", postou em sua conta no Twitter.

A linha afetada pelo acidente, intitulada R4 e responsável por ligar as cidades de Manresa e Sant Vicenç de Calders, é conhecida por acumular acidentes ferroviários trágicos nos últimos anos.

Em novembro de 2018, uma pessoa morreu e outras 49 ficaram feridas devido a um deslizamento de terra em encosta causado por uma forte chuva em Vacarisses. Meses depois, um maquinista faleceu após uma colisão frontal entre dois trens entre Manresa e Sant Vicenç de Castellet, próximo ao local onde ocorreu a batida desta quarta.

Comentários
Assista ao vídeo