Notícias -

Duas escolas de Aracruz são alvo de ataques a tiros; assista

25 de Novembro de 2022

Suspeito teria atirado em uma escola estadual e em uma particular, na manhã desta sexta-feira (25). Pelo menos três pessoas morreram.

Manhã de terror em Coqueiral de Aracruz, no Norte do Espírito Santo: dois ataques a escolas, uma estadual e outra particular, deixaram três mortos e 11 feridos nesta sexta-feira (25/11), por volta das 10h. De acordo com as informações iniciais, os mortos seriam dois professores da escola estadual e um aluno do 6° ano da escola particular.

Imagem de atirador que invadiu escolas no Espírito Santo | Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, afirmou que o suspeito entrou primeiramente na Escola Estadual Primo Bitti, quebrando o cadeado e invadindo a sala de professores. Lá, ele atirou em 11 pessoas: duas delas morreram no local. 

Conforme apuração da repórter da TV Gazeta Daniela Carla, que está no município acompanhando tudo de perto, testemunhas revelaram que o criminoso estaria encapuzado, com um colete à prova de balas e munido de uma arma longa, tipo submetralhadora.

Assista:

Enquanto os tiros aconteciam, houve grande correria na escola. Alunos até pularam o muro na tentativa de escapar dos disparos. Um deles chegou a quebrar a perna durante a fuga. 

Segundo informações do Capitão Alexandre, do 5º Batalhão da Polícia Militar, após o primeiro ataque, o atirador entrou em um veículo do modelo Renault Duster, de cor dourada, com as placas cobertas, e foi para o Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), que fica perto do primeiro colégio.

Na escola particular, de acordo com o secretário Celante, o criminoso atingiu três pessoas: uma delas morreu no local. 

Inicialmente, o capitão Alexandre tinha informado que o atirador seria um aluno de uma das escolas, mas essa informação foi corrigida e a identidade do suspeito ainda não foi divulgada. Um cerco já foi montado na região, com apoio das polícias Civil e Militar, para encontrar o criminoso.

O major Pablo, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), confirmou que o helicóptero foi acionado para ir até a região, com uma equipe de aeromédicos. Por volta das 11h10, eles deixaram a primeira vítima, uma mulher de meia idade, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, na Grande Vitória. O estado dela era grave. Existia, ainda, a possibilidade deles voltarem para Aracruz para buscar outra pessoa ferida. 

O governador Renato Casagrande (PSB) confirmou o caso e disse que os secretários de Segurança e de Educação foram ao município para acompanharem a situação de perto. Veja:

Apesar da publicação do governador, o Darwin informou que a escola particular em questão não faz parte da rede: "Informamos que a escola particular em que aconteceu o tiroteio em Coqueiral de Aracruz, na manhã desta sexta-feira (25), não é uma unidade Darwin. O local em questão abrigou a unidade Coqueiral de Aracruz do Darwin até 2021, quando a escola encerrou as atividades no bairro. Toda a rede Darwin sente muito pelo ocorrido".

O ataque na unidade particular aconteceu no Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC). Veja, no final da matéria, a nota, na íntegra, da escola sobre o ataque na manhã desta sexta-feira.

O governador informou, ainda, que está a caminho de Aracruz. "Pousei em São Paulo e soube do atentado em Aracruz, na escola Primo Bitti e em uma escola particular. Imediatamente, suspendi minha participação em um evento que discutiria reformas para o Brasil e pacto federativo. Estou buscando retornar ao Espírito Santo para acompanhar a apuração desse triste fato. Pedi que minha equipe se deslocasse ao local e desse apoio a todos, servidores, famílias, ao mesmo tempo aprofundar a apuração para a gente alcançar os responsáveis. Estou retornando para fazer esse acompanhamento in loco", disse ele em um vídeo.

Aulas suspensas em todo o município

A Prefeitura de Aracruz informou que as aulas em todas as escolas da rede municipal estão suspensas nesta sexta-feira (25), atendendo orientação da Polícia Militar, e ainda confirmou os ataques em duas unidades de ensino da cidade. 

Veja a nota da prefeitura na íntegra

"A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que a ação de violência que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25) foi em uma Escola da Rede estadual, a EEEFM Primo Bitti, e na escola particular, Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC). 

A Semed informa ainda que não há vítimas entre alunos e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coqueiral, que fica localizada ao lado de onde ocorreu o fato. Todos estão seguros e sendo assistidos pela prefeitura. 

Outras informações devem ser demandas à Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e à escola particular na qual também foi confirmado o ataque. 

A Prefeitura de Aracruz informa que as aulas em todas as escolas da Rede Municipal estão suspensas nesta sexta-feira (25), atendendo orientação da Polícia Militar."

Veja a nota da escola particular na íntegra

"O Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC) lamenta profundamente o grave incidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (25) no bairro Coqueiral de Aracruz, em que duas escolas foram invadidas por um homem armado fazendo disparos. 

Nos solidarizamos com todos os que passaram por esse momento de extremo horror, incluindo nossos alunos, nossas equipes e seus respectivos familiares. 

Ainda estamos procurando entender a extensão desse ataque, que deixa marcas profundas em todos nós. Contamos com a eficiência das forças policiais para que os responsáveis por esse ataque sejam presos e responsam por seus atos."

Comentários
Assista ao vídeo