Notícias - Motor

Felipe Drugovich e Pedro Clerot são campeões na F2 e na F4 Brasil usando método de meditação guiada

8 de Novembro de 2022

Pedro Lôbo é psicólogo e especialista em mindfulness e criou programa Atleta Mindfull que contribuiu na importante conquista dos pilotos. Projeto tem foco na alta performance, e desenvolve habilidades mentais para criar mentes campeãs

Pedro atendendo Werner Neugebauer
Bruno Terena

Felipe Drugovich sagrou-se neste ano, o primeiro brasileiro campeão mundial da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1. O resultado expressivo já garantiu um contrato com a Aston Martin. Em 2023, ele participará do Programa de Desenvolvimento e será o piloto reserva da equipe. Outro que também garantiu um importante título foi Pedro Clerot, que no último domingo (dia 06) tornou-se o primeiro campeão da F4 Brasil, categoria escola chancelada pela FIA. Em comum, Drugovich, de 22 anos e Clerot, de 15, recebem um ‘treinamento’ específico, focado no alto desempenho, método criado pelo psicólogo brasiliense e especialista em mindfulness Pedro Lôbo, que desenvolveu o programa Atleta Mindful para treinar a mente de atletas de alto rendimento a terem mais foco e equilíbrio.

Pedro sabe bem que no esporte os milésimos de segundos fazem muita diferença. E, ter um atleta focado 100% em seu objetivo e com uma mente treinada para conseguir extrair o melhor desempenho em situações de grande pressão é extremamente importante. Depois de muitos estudos e pesquisas, o especialista em mindfulness desenvolveu um método próprio por meio de meditação guiada. E tem visto seus atletas alcançarem resultados expressivos em suas carreiras. 

Entre os seus assessorados estão nomes consagrados no automobilismo brasileiro, como é o caso de Felipe Nasr (campeão da temporada 2021 do IMSA), Felipe Fraga (DTM e iMSA), passa por jovens promessas como Felipe Drugovich (atual campeão da Fórmula 2, principal porta de acesso à Fórmula 1), Enzo Elias (Porsche Carrera Brasil) e Pedro Clerot (atual líder da Fórmula 4 Brasil), e chega aos destaques em suas categorias: César Ramos (Stock Car) e Werner Neugebauer (Porsche Carrera Brasil).

Pedro Clerot
Duda Bairros/Vicar

Pedro Lôbo iniciou sua jornada de autoconhecimento em 1998, mas não diretamente com o mindful. Na época ele tinha uma academia. No mesmo ano teve seu primeiro contato com o Yoga, quando organizou um workshop com Marco Schultz, que era o preparador físico e mental de Teco Padaratz, surfista profissional da elite mundial.

“Esse foi o meu primeiro contato com o Yoga e desde o início, toda a minha formação, foi feita com base no alto desempenho. Em 1999 apoiei mais de 20 atletas de Brasília com os serviços da minha academia e vários deles começaram a enxergar que a respiração era importante no desempenho, assim como o Yoga e a meditação”, relembra Lôbo. Desde 1999, quando fez o Caminho de Santiago de Compostela, se dedica entender como a mente funciona e como não deixá-la controlar a nossa vida. Como encontrar o equilíbrio mental e emocional para atingir o alto desempenho e ter uma mente de campeão.  

Lôbo estudou psicologia e a partir de 2014 começou a desenvolver um programa que envolve meditação guiada e faz com que os seus assessorados se mantenham calmos, mesmo em situações extremas. Seu primeiro contato envolvendo mindfulness e o automobilismo aconteceu em 2016, quando começou a fazer um trabalho direcionado com o piloto brasiliense Felipe Nasr. Depois dele, o método foi ganhando corpo e atualmente Pedro é o mentor de vários pilotos em categorias de destaque nacional e internacional.

“O programa Atleta Mindful tem como objetivo desenvolver habilidades mentais que pode ajudar os atletas de alto rendimento a focar em melhores resultados em seu esporte. Nele, ofereço uma abordagem poderosa e integrada para trabalhar com o estresse físico, emocional e sociológico diário, além de oferecer ferramentas poderosas para lidar não apenas com a dor e lesões persistentes, mas principalmente permitir ao atleta ferramentas para superação para aumentar seu foco e diminuir suas vozes críticas”, descreve Pedro Lôbo.

Com essa habilidade desenvolvida por meio das técnicas de Pedro, os atletas podem passar de uma reatividade irracional para uma resposta hábil, de um senso de urgência para um controle interno mais calmo, trazendo uma atitude mais clara e consciente em relação a si próprio e à situação, promovendo menos julgamento e menos hábitos reativos. O método tem sido aprovado e reconhecido por quem já passou pelo treinamento.

“Comecei os treinos com o Pedro no final de 2021. E, com certeza, foi um dos maiores ganhos, se não o maior ganho que eu tive. Foi muito nítido para mim e para todos. Acho que o resultado fala por si. Uma coisa que eu precisava e buscava muito era a constância. Para você ter essa assiduidade do resultado, andando bem, tem que buscar a perfeição em toda a corrida. Não tem como você andar 99% o tempo inteiro. Acredito que tentando andar 100%, mas reconhecendo os riscos e tudo mais, é onde você faz a diferença. Treinamos muito para isso. O treino sempre foi constante em várias semanas do ano, em semana de corrida estávamos sempre em contato. E isso foi uma coisa que fez a diferença, para ter certeza de que toda corrida eu estava com a cabeça no lugar certo. Sem dúvidas foi um ganho absurdo”, destaca Felipe Drugovich, piloto brasileiro campeão da F-2 em 2022 e a caminho da Fórmula 1.

 “O Mindfulness me mostrou uma melhor versão minha de piloto e ser humano. Pude alcançar um nível de performance que nem imaginava que era possível. Notei melhorias no meu foco, nas minhas decisões como piloto, como administrar minha energia melhor em dia de corrida, como tomar decisões melhores em equipe e observar o time como um todo, um coletivo. E a minha consistência nas provas de longa duração, que é fundamental. Além do quanto me ajuda no meu dia a dia como hábitos, melhor qualidade de sono e bem-estar. O mindfulness me faz ser uma melhor versão de mim em todos os sentidos”, considera Felipe Nasr, piloto da equipe Penske, no IMSA SportsCar Championship.

“Sempre fui um cara ansioso em tudo na vida. No automobilismo com a experiência acumulada e o passar dos anos aprendi a controlar bem isso. Mas sentia que em alguns momentos não conseguia estar exatamente no estado mental que deveria em horas importantes. Foi aí que decidi buscar ajuda profissional e encontrei o Pedro. Nosso trabalho é 100% online (tinha preconceito com isso), mas funciona de maneira incrível. A metodologia e técnicas ensinadas são fáceis de aplicar e sinto a diferença nos momentos que mais preciso”, afirma César Ramos, piloto da Stock Car.

 “O trabalho que tenho feito com Pedro Lôbo, de mindfulness, tem sido simplesmente espetacular. Acredito que um dos mais efetivos, não só da minha carreira como piloto, como atleta, mas também como pessoa. É um trabalho que me deixa muito mais focado, concentrado, calmo e me ajuda na tomada de decisões. Esse trabalho fez com que meus objetivos ficassem muito mais claros e me ajuda a decidir quais caminhos tenho de traçar para alcançá-los. Principalmente voltado para o lado atleta, acredito que consigo extrair muito mais do meu potencial do que conseguia antes. Tenho consciência de tudo que eu sou capaz e de tudo que eu posso alcançar. Com todo o trabalho, com tudo que isso envolve, faz com que eu chegue ao melhor que eu posso ser e acredito que será um trabalho para a vida toda”, diz Enzo Elias, piloto da Porsche Carrera Brasil.

Felipe Drugovich, Pedro Lôbo e Felipe Nasr

Sobre Pedro Lôbo: Psicólogo e mentor pela UC San Diego Center for Mindfulness (University of California - San Diego - School of Medicine) pela qual é certificado nos métodos MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e MSC (Mindfulness Self-Compassion). Certificado pelo Institute Mindfulness (UK/USA) e mentor de novos professores no método SIT (Six Week Intensive Tranning). Em 2004 fez uma temporada de sete meses na Índia, para conhecer e aprender sobre o Yoga e meditação. Retornou ao país em outras oportunidades (2006, 2008 e 2010) sempre em busca do autoconhecimento.

Comentários
Assista ao vídeo