Business -

Pedidos de recuperação judicial crescem 22,8% em setembro, revela Serasa Experian

29 de Outubro de 2022

Segmento de Serviços registrou o maior número de requisições

Em setembro, os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registraram um crescimento de 22,8% nos pedidos em comparação com o mesmo período do ano anterior – 70 frente a 57. Ainda assim, de acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso analisar os dados com cautela. “A alta não indica uma piora econômica, pois ela acontece em função de uma base fraca de comparação, já que em setembro de 2021 o índice teve uma quantidade atipicamente baixa de pedidos”. Enquanto a média mensal no ano passado era de 74 solicitações, o mês de setembro registrou quantidade 23% menor que essa média.

A análise por setor registrou alta para todos os segmentos, exceto o de Indústria que, na relação ano a ano, foi de 10 para 6 pedidos. Os empreendimentos da área de Serviços lideraram, com 36 solicitações. Rabi também explica que, “os dados gerais do mês de análise (70) não são alarmantes por estarem muito próximos da média mensal deste ano, que é de 66 pedidos. Confira os dados completos na tabela abaixo:

O índice também mostrou que, quando se trata de porte, as micro e pequenas empresas continuam vindo na frente, já que são responsáveis por 49 requisições. As médias empresas recorreram ao recurso de recuperação judicial 14 vezes e as grandes sete.

Pedidos de falências diminuem no país

Ainda na comparação ano a ano, as solicitações de falências caíram de 75 para 58, uma queda de 22,7%. Dentre os setores, o de Serviços se destacou com 24 pedidos, mas houve diminuição, pois, em setembro de 2021, o mesmo segmento marcava 48 requisições. A análise por porte mostrou liderança para as micro e pequenas empresas (36). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Cuidar da saúde do negócio

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil, 80% das micro e pequenas empresas não conseguem completar o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco. Para ajudar as pessoas a se prepararem para a trajetória do empreendedorismo e impulsionar os negócios no país, a Serasa Experian oferece capacitação e ferramentas gratuitas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. Os diversos conteúdos gratuitos da Serasa Experian ajudam desde a abertura da empresa até consulta de Score e de dívidas pelo CNPJ, bem como dão dicas para captação e fidelização de clientes, uso das redes sociais, negociação de débitos e muito mais. Clique aqui para acessar

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Comentários
Assista ao vídeo