Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória - Renato Russo (27/03/1960 – 11/10/1996)

24 de Outubro de 2022

O auge na carreira foi como líder do Legião Urbana

Renato Manfredini Junior, que se tornou nacionalmente conhecido como Renato Russo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em março de 1960, mas foi morar nos Estados Unidos com os pais com apenas sete anos de idade, retornando ao Brasil dois anos depois.

Renato Russo testou positivo para o HIV em 1990, e faleceu em 11 de outubro de 1996, em consequência da AIDS, com apenas 36 anos de idade. | Foto: Reprodução/ Internet 

Em 1973, ele foi morar na Asa Sul, em Brasília, e dois anos depois se descobriu portador da epifisiólise, uma doença nos ossos que o deixou seis meses na cama, período em que ele se dedicou a ouvir e escrever música.

Curado da doença, Renato foi durante três anos professor de língua e literatura inglesa na Cultura Inglesa e depois atuou como repórter em um programa de rádio, o “Jornal da Feira” e como apresentador de um programa sobre os Beatles, em uma emissora de rádio FM de Brasília, em 1983.

Foi em 1979 que ele montou com Fê Lemos e André Pretorius a banda Aborto Elétrico, que adotou como estilo o punk rock. A partir de 1981 a banda começou a fazer sucesso em Brasília, mas se desfez um ano depois. Depois de algumas apresentações solo, passou a ser conhecido como o Trovador Solitário, mas logo formou outra banda, a Legião Urbana.

Da nova banda faziam parte, inicialmente, Marcelo Bonfá, Dado Villa Lobos e Renato Rocha. Ele se tornou nacionalmente conhecido com o vocalista da banda e assumiu o nome artístico de Renato Russo.

Renato Russo e a Legião Urbana lançaram oito discos gravados em estúdio e outros cinco ao vivo, mas ele também gravou três álbuns solo, onde com sua bela voz gravou ao lado de outros grandes nomes da nossa MPB como Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e Herbert Vianna.

Em 2008, ele foi eleito pela revista “Rolling Stone Brasil” como o 25º maior artista da Música Brasileira, e no auge da sua carreira, arrastava inúmeros fãs para os seus shows com a banda ou em suas apresentações solo.

Renato Russo testou positivo para o HIV em 1990, e faleceu em 11 de outubro de 1996, em consequência da AIDS, com apenas 36 anos de idade. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram jogadas no Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro.

A frente da banda Legião Urbana, Renato Russo registou o expressivo número de 20 milhões de discos vendidos no Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo