Business -

Seminário de Turismo Empreende Mantiqueira é destaque em inovação

30 de Setembro de 2022

Realizado pelo Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, durante cerca de três meses, o seminário promoveu capacitações simultaneamente a cinco cidades do Sul de Minas e encerrou com uma feira de produtos artesanais produzidos na região

Tudo começou em uma visita técnica pelo Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira a um alambique de cachaça artesanal na cidade de Liberdade, no Sul de Minas. Lá viu-se a necessidade de levar informação sobre o processo de regularização da cachaça aos produtores da região, já que a bebida é um dos principais apelos turísticos do estado de Minas Gerais.

O Empreende Mantiqueira realizou encontros de 11 de maio à 1º de setembro, sendo dois presenciais e nove semipresenciais | Foto: Divulgação 

A equipe do Circuito, composta pelo gestor juntamente aos secretários e assessores de turismo das cidades de Andrelândia, Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte, desenvolveu o Empreende Mantiqueira como um seminário que possibilitasse o aperfeiçoamento e criação de negócios ligados ao turismo, não apenas de cachaça, mas também nos segmentos de queijo, artesanato, restaurantes, meios de hospedagem entre outros.

Os palestrantes apresentaram seus conteúdos de forma online, enquanto o público participou através das salas multimídias das cidades do Circuito ou de suas residências | Foto: Divulgação

Foi grande o desafio para realizar as capacitações nas cinco cidades. Conseguimos parcerias com renomadas instituições que nos ofereceram os palestrantes, e para que eles pudessem apresentar seus conteúdos a todas as cidades, o seminário precisaria ser online. No entanto, uma parte considerável de nosso público-alvo estava na roça e possuía dificuldades com internet. Então formatamos o seminário para que acontecesse semipresencial. Cada prefeitura organizou uma sala multimídia para receber os participantes. Todas as salas ficaram conectadas umas às outras, juntamente com os palestrantes. Este modelo permitiu que todos os participantes pudessem interagir e esclarecer suas dúvidas com os palestrantes”, explicou Lucas Muniz, gestor do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira.

A abertura oficial do Empreende Mantiqueira aconteceu de forma presencial, no dia 11 de maio, no Cine-Theatro Glória, na cidade de Andrelândia. A celebração contou com um momento solene com os realizadores e parceiros do seminário e com a palestra “Tendências do turismo e potencialidades das Montanhas Mágicas”, ministrada pela consultora do Sebrae, Marília Ribeiro. Durante a cerimônia, houveram também apresentações musicais de Chico Almeida, Pedru Lucca e Claudio Valério.

Cerca de 180 pessoas participaram da cerimônia de encerramento, no dia 1º de setembro | Foto: Divulgação

No dia 12 de maio, aconteceu o primeiro encontro híbrido nas cidades do Circuito. Com o tema “Governança do Turismo”, o encontro teve como palestrantes Ana Carla Moura, coordenadora-geral de áreas estratégicas para desenvolvimento turístico do Ministério do Turismo; Alexandre Melo, secretário de turismo de São Lourenço-MG; e Valtenes Claudino Resende, secretário de turismo de Teresina de Goiás-GO.

No dia 1º de junho, o encontro teve como tema “Cultura Gastronômica” e se apresentaram Guilherme Ferreira, instrutor do SENAC; Juliana Lucinda Venturelli, pesquisadora e realizadora do projeto Veredas & Ofícios; e Neisa Melo, gestora do Restaurante do Chico, de São Lourenço-MG.

No dia 02 de junho, o tema do encontro foi “Produtos da Terra: Cachaça” e recebeu os seguintes palestrantes: Luciano Saraiva, extensionista agropecuário da EMATER; Lucas Guimarães, gerente de inspeção de produtos de origem vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária-IMA; Leonam Oliveira e Vinicius Fernandes, proprietários da Cachaça Encomenda Real.

Em 06 de julho, o encontro teve como tema “Produtos da Terra: Queijos”, trazendo os palestrantes Maria Elisa de Almeida, presidente da Associação do Produtores de Queijo Minas Artesanal da região Serras de Ibitipoca; Luiz Antônio Guimarães, presidente da Associação dos Produtores de Queijos Artesanais da Serra da Mantiqueira; e as coordenadoras regionais da EMATER, Flora Aparecida Castro e Maria Dalva Pereira.

No dia 07 de julho, aconteceu o encontro “Produtos da Terra: Artesanato”, que contou com as participações de Márcia França, presidente da Associação de Artesãos do Alto Vale, na cidade de Apiaí-SP; e Dorotéa Naddeo, consultora e diretora da Canela de Ema.

Em 10 de agosto, o tema do encontro foi “Meios de Hospedagem” e trouxe como palestrantes a Daniela Quintana, instrutora do SENAC; e Nathalia Heringer, analista do SEBRAE.

No dia 11 de agosto, foram abordados os “Atrativos Turísticos” no Empreende Mantiqueira. Apresentaram-se Vinicius Policarpo Quintão, analista do SEBRAE; Hélio de Paula, proprietário da Cachoeira do Apiário, em Andrelândia; e Michele Alves, gerente da Cachoeira Três Corações, em Teresina de Goiás.

No dia 30 de agosto, o encontro teve como tema “Guias e Operadores de Turismo” e recebeu Marília Saraiva, analista do SENAR e coordenadora do programa de Agente de Turismo Rural; e Gabriel Fortes, proprietário da Sauá Turismo, de Conceição de Ibitipoca.

Em 31 de agosto, o tema do encontro foi “Marketing Digital” e contou com as apresentações do Átila Naddeo, diretor de comunicação e marketing da Canela de Ema; e Stephanne Fernandes, mentora de branding pessoal.

No dia 1º de setembro, aconteceu o encerramento oficial do seminário Empreende Mantiqueira. De forma presencial, no Cine-Theatro Glória, em Andrelândia, o encontro recebeu o renomado palestrante do Sebrae, Cristiano Lopes, que apresentou sobre ações de Turismo e Vendas.

O encerramento contou com uma solenidade oficial, composta pelos prefeitos do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e representantes das entidades parceiras do seminário. Contou também com apresentações artísticas da Escola de Dança Darlene Baptista da cidade de Liberdade, de Cláudio Valério e de Chico Almeida. Além disso, o encerramento também foi uma oportunidade para se conhecer melhor os produtos produzidos na região. Durante o dia, aconteceu uma feira regional, que recebeu representantes das cinco cidades para exporem e comercializarem seus produtos.

O Empreende Mantiqueira foi um projeto modelo para capacitação coletiva do trade turístico. O evento foi inteiramente gratuito. As palestras foram selecionadas com base no mapeamento do turismo realizado pelo Circuito em fevereiro deste ano. Os encontros semipresenciais receberam no total cerca de 350 participantes. Os dois encontros presenciais (abertura e encerramento) contaram com uma estimativa de público de 180 pessoas cada.

Uma das gratas surpresas que tive ao longo deste ano de 2022, foi a retomada do Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira. Tive a alegria de ver renascer um projeto adormecido há anos, que proporcionou à população, gratuitamente, ao longo de 11 encontros, ocorridos de maio a setembro, qualificação e orientação de excelência, na área do turismo, onde 25 profissionais dividiram conosco seus conhecimentos e experiências. Tive o prazer de participar de todos, e agradeço aos prefeitos envolvidos e a toda a organização do evento, especialmente ao Márcio Muniz, por não deixar esse sonho morrer, e ao Lucas Muniz, por dar continuidade, de uma forma tão brilhante, a esse projeto tão grandioso para a nossa região. Como destacou Cristiano Lopes, palestrante da noite de encerramento, no espetáculo com que brindou o público presente, ‘o turismo é feito do homem, para o homem’. Vida longa ao Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira!”, escreveu-nos José Magno de Andrade Júnior, Oficial Registrador e Tabelião de Notas do Cartório de Minduri e residente em Andrelândia.

Participei dos 11 encontros do Empreende Mantiqueira, todos com a mesma finalidade de nos instruir, auxiliando-nos a ter mais visão para melhorar cada vez mais os nossos empreendimentos, além de nos aliarmos ao poder público. Sair da nossa zona de conforto e fazer acontecer o melhor para ambas as partes. Os encontros me serviram de inspiração para melhor atender meus clientes e amigos em meu novo projeto de hospedagem”, disse-nos Sandra Aparecido de Almeida, empreendedora na cidade de Passa Vinte.

O Empreende Mantiqueira é uma realização do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e das prefeituras de Andrelândia, Carvalhos, Liberdade, Minduri e Passa Vinte, todas de Minas Gerais. Contou com a parceria e o apoio da Cachaça Encomenda Real, Canela de Ema, Fundação Guairá, Jornal Correio do Papagaio, Restaurante do Chico, Vila Chico, EMATER, IMA, SEBRAE, SENAC, SENAR e Ministério do Turismo.

Prefeitos, dirigentes do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, autoridades e parceiros do seminário Empreende Mantiqueira | Foto: Divulgação
A cerimônia de encerramento contou com a apresentação da Escola de Dança Darlene Baptista, de Liberdade, com o espetáculo “Escritório” | Foto: Divulgação
Francisco Carlos Rivelli (Prefeito de Andrelândia), Fernanda Campos (Secretária de Cultura e Turismo de Andrelândia), Márcio Muniz Fernandes (Presidente executivo do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira), Lucas Muniz (Gestor do Circuito), palestrante Cristiano Lopes, Filipe Carvalho e Franciele (SEBRAE Minas)
No dia da cerimônia de encerramento, aconteceu também uma feira com produtos da região das Montanhas Mágicas da Mantiqueira | Foto: Divulgação
Sala multimídia de Andrelândia | Foto: Divulgação
Sala multimídia de Liberdade | Foto: Divulgação
Sala multimídia de Minduri | Foto: Divulgação
Sala multimídia de Passa Vinte | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo