Viver - Mundo Pet

Como cuidar de um gato ou cão filhote?

27 de Setembro de 2022

Os cuidados nas primeiras fases de vida de um pet somados à uma nutrição adequada são essenciais e impactarão sua vida adulta. Confira dicas para zelar pela vida do seu pet

Foto: Divulgação ROYAL CANIN®

A chegada de um novo pet ao lar traz muitas alegrias para a vida de seus tutores, mas é preciso se preparar para esse momento, fazer algumas mudanças na rotina e adaptar o ambiente para deixar tudo mais seguro para ele.

Saúde é o princípio da vida, e a alimentação dos gatos e dos cães quando filhotes será responsável pela qualidade de vida que eles terão no futuro. Pensando nisso, a ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição, apresenta sua campanha para Filhotes, que busca conscientizar os tutores sobre os cuidados essenciais com os pets durante seu desenvolvimento.

Confira seis dicas da Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Letícia Tortola, de como cuidar da saúde e do bem-estar desde o início da vida dos pets.

Enxoval do pet: O que é preciso?

Para gatos:

  • Espaço confortável para o descanso;
  • Três potes de cerâmica ou alumínio para água, alimento seco e úmido (diferente dos cães, gatos preferem não misturar as texturas no mesmo recipiente);
  • Uma caixa e granulado sanitário;
  • Brinquedos próprios para gatos, como por exemplo penas, comedouros interativos, que simulam caçadas e um arranhador;
  • Uma caixa de transporte;
  • Telas de proteção nas casas ou apartamentos para garantir que o animal não tenha acesso à rua.

Para cães:

  • Uma cama confortável;
  • Dois potes de cerâmica ou alumínio, para água e alimentos;
  • Uma guia de pescoço ou corpo, dependendo da recomendação do seu Médico-Veterinário;
  • Brinquedos próprios para cães;
  • Uma caixa de transporte.

Alguns hábitos da rotina do pet devem ser mantidos

É muito comum que alguns hábitos do pet, referente ao lar anterior, sejam mantidos quando trazemos ele para casa. “A transição de uma casa para outra é uma fase que costuma gerar um certo nível de estresse ao animal. Desta forma, alguns costumes da antiga moradia devem ser mantidos como, por exemplo, a rotina alimentar do animal com horários e, em especial no caso dos gatos, o tipo de granulado sanitário e os hábitos de sono. Até que o bichano se acostume com seus novos tutores, as transições precisam ser feitas aos poucos”, explica Letícia Tortola, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.

Quando eu devo buscar meu pet?

Sim, existe um dia menos desafiador e estressante para a chegada de um filhote em casa. A companhia do tutor é crucial para uma boa adaptação e para o filhote se sentir menos desconfortável com o novo ambiente. Por isso, recebê-lo no final de semana, folga ou férias é uma ótima alternativa para o tutor e o pet usufruírem de um tempo de qualidade juntos e, assim, iniciarem um vínculo. Além disso, o novo membro da casa necessita de cuidados especiais com sua saúde, como a visita ao Médico-Veterinário.

DICA: vale consultar se a empresa em que o tutor trabalha oferece benefícios como a Licença PETernidade, caso da ROYAL CANIN®, em que todos os associados têm horas de folga para a recepção, cuidados veterinários e adaptação do novo pet ao lar.

Check-ups regulares e atenção às vacinas

Um filhote precisa ir ao Médico-Veterinário e fazer um acompanhamento frequente durante seu crescimento, já que eles não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido como o de um pet adulto. Para que essa imunidade seja fortalecida, é necessária uma alimentação específica para filhotes e um plano de vacinação, evitando assim que algumas sensibilidades ou até doenças sejam desenvolvidas. A vacinação e os check-ups regulares são considerados como Medicina Veterinária Preventiva e devem iniciar nos primeiros meses de vida do animal, com a garantia de ser reforçada anualmente. Porém, para que isso aconteça, os tutores devem ter atenção redobrada com as datas de cada dose de vacinação e vermifugação, sempre seguindo as orientações do especialista.
De olho na saúde emocional dos pets

Todas as necessidades de um pet, desde as fisiológicas até as emocionais, são igualmente importantes. Embora seja fundamental primeiro satisfazer as necessidades básicas e essenciais do animal, as emocionais também impactam seu bem-estar e sua qualidade de vida. Carinhos, brincadeiras e estímulos constantes, promovem maior conexão na relação humano-animal, trazendo benefícios tanto para o pet quanto para o tutor.

Como escolher o alimento correto para o meu filhote?

Uma nutrição adequada desde o início da vida é crucial. Cada fase de vida de um animal requer uma solução nutricional específica que ajude a fortalecer sua saúde e auxiliar o seu desenvolvimento. Alguns pontos precisam ser considerados no momento da escolha do alimento:

  • Certifique-se de que o alimento é indicado para as fases de crescimento e possui uma nutrição balanceada para filhotes;
  • Verifique se o pet possui alguma sensibilidade ou problema de saúde; 
  • A raça ou porte (no caso de cães) do pet também devem ser levados em consideração para fazer a escolha do alimento ideal. Cada porte e/ou raça tem suas particularidades nutricionais e respeitá-las garante uma boa saúde para o pet;
  • Os alimentos úmidos são uma ótima fonte de hidratação, além de proporcionar a experimentação de texturas diferentes desde o início da vida;
  • Sempre siga as quantidades recomendadas na embalagem do alimento e as orientações do Médico-Veterinário para criar uma rotina alimentar saudável ao pet e evitar o ganho excessivo de peso;
  • Crie uma rotina e procure alimentar seu filhote nos mesmos horários, uma vez que seu sistema digestivo é mais sensível. Manter as quantidades e a frequência das refeições também pode interferir na sua condição de saúde.

Conheça o portfólio da ROYAL CANIN® para filhotes de gatos e cães:

MOTHER & BABYCAT (SECO)- Alimento seco para gatos filhotes de 1 a 4 meses de idade, gatas gestantes e em lactação. Apoia o desenvolvimento do sistema imunológico saudável do filhote. Possui combinação de prebióticos (MOS) e proteínas altamente digestíveis para ajudar a promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal para a saúde digestiva. O diferencial dos pequenos croquetes, que são facilmente reidratáveis*, facilitam a transição do leite materno para o alimento sólido. Disponível em embalagens de 400g, 1,5kg e 4kg.

*Os croquetes podem ser reidratados adicionando água morna ao alimento, conforme as instruções do rótulo.

MOTHER & BABYCAT (ÚMIDO) - Alimento úmido completo para gatas gestantes e lactantes e gatos filhotes de 1 a 4 meses de idade. Possui textura de mousse ultra macia, para facilitar a transição para alimentos sólidos, além de conter um complexo cientificamente comprovado incluindo Vitaminas C e E, que apoiam o desenvolvimento do sistema imunológico saudável do filhote. Fórmula enriquecida com ácidos graxos Ómega-3 (DHA) para auxiliar o desenvolvimento cerebral e promover uma visão saudável nos filhotes. Disponível em embalagem de 195g.

FILHOTES/KITTEN (ÚMIDO) - Alimento úmido completo para gatos filhotes -- Especialmente desenvolvido para a segunda etapa/fase de crescimento, até 12 meses de idade. Ajuda a promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal para a saúde digestiva, apoia o desenvolvimento cerebral e a promoção de uma visão saudável do gato filhote. Disponível em embalagem de 85g.

FILHOTES CASTRADOS / KITTEN STERILISED (SECO) -- Alimento seco indicado para gatos filhotes castrados (de 6 a 12 meses de idade). Possui teor moderado de gordura para ajudar a limitar o ganho de peso e contém uma combinação de prebióticos (MOS) e proteínas altamente digestíveis que ajudam a promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal para a saúde digestiva. Disponível em embalagens de 400g, 1,5kg e 4g.

FILHOTES/KITTEN (SECO) -- Alimento seco indicado para gatos filhotes de 4 a 12 meses de idade. Ajuda a promover um equilíbrio saudável da microbiota intestinal para a saúde digestiva. Com um nível adequado de proteínas, vitaminas e minerais para a segunda fase de crescimento do gatinho, até 1 ano de idade. O tamanho do croquete é adaptado ao gato filhote. Disponível em embalagens de 400g, 1,5kg, 4kg e 10,1kg.

X-SMALL FILHOTES / PUPPY (SECO) - Alimento seco para cães filhotes, de 2 a 10 meses de idade, porte miniatura e peso até 4 kg quando adultos. Apoia o fortalecimento do sistema imunológico e o desenvolvimento cerebral do filhote. Disponível em embalagens de 500g, 1kg e 2,5kg.

MINI FILHOTES / PUPPY (SECO) - Alimento seco, para cães filhotes de 2 a 10 meses de idade, porte pequeno e peso até 10kg quando adultos. Satisfaz as altas necessidades energéticas de filhotes de porte pequeno durante um curto período de crescimento, até seus 10 meses de idade. Disponível em embalagens de 1kg 2,5kg, 7,5kg

MINI FILHOTES / PUPPY (ÚMIDO) -- Alimento úmido completo para cães filhotes de até 10 meses de idade, pequeno porte e peso até 10 kg quando adultos. Disponível em embalagem de 85g.

MINI INDOOR FILHOTES / PUPPY - Alimento seco para cães filhotes, de 2 a 10 meses de idade, porte pequeno e peso até 10 kg quando adultos, que vivem em ambientes internos. Ajuda a reduzir o odor e o volume das fezes com uma combinação de prebióticos, proteínas altamente digestíveis e uma mistura específica de fibras. Disponível em embalagens de 1kg ,2,5kg e 75kg.
 

LANÇAMENTO: MINI STARTER MOTHER & BABYDOG -- A ROYAL CANIN® traz mais uma novidade: o Mini Starter Mother & BabyDog. O alimento chega na versão de 1KG e é feito sob medida para as altas necessidades de energia da mãe durante o terço final da gestação e o período de lactação e filhotes até 2 meses de idade. Isso porque nessa fase a cadela necessita de muitas calorias e nutrientes para a formação e crescimento do filhote de cão e para a produção do leite. Sua fórmula, cuidadosamente desenvolvida, contém um complexo cientificamente comprovado, incluindo vitaminas E e C, que apoiam o desenvolvimento do sistema imunológico saudável do filhote. Mini Starter Mother & BabyDog conta com uma tecnologia exclusiva, que permite a reidratação do croquete com água morna, modificando a textura do alimento em uma papinha para o filhote. E quando ele a vê comendo, naturalmente se interessa em consumir o mesmo alimento, ajudando na fase do desmame.

Comentários
Assista ao vídeo