Informes - GERAIS

Qual a diferença entre marketing de relacionamento e CRM?

26 de Setembro de 2022

O marketing de relacionamento com a ferramenta do CRM são duas estratégias que se relacionam entre si, além de se complementarem também. Entretanto, apesar disso, existem diferenças notáveis entre elas.

Foto: Freepik

O significado de CRM é Customer Relationship Management, que em sua tradução significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, que é uma estratégia focada em administrar e melhorar um processo com algum determinado consumidor.

O CRM é uma estratégia que visa melhorar o relacionamento com algum consumidor, e dentro dela, existem sistemas que permitem facilitar e automatizar todo esse processo.

Já o marketing de relacionamento é uma tática com um conjunto de ações que visam conquistar clientes fiéis para que se tornem defensores da sua marca.

Apesar de ambas terem o mesmo objetivo que é melhorar o relacionamento com algum consumidor, existem algumas diferenças entre elas.

Vale ressaltar que para uma compreensão completa sobre os assuntos, é preciso fazer uma faculdade ou curso de gestão de marketing e vendas.

Desse modo, caso queira ter uma maior compreensão sobre o assunto, continue lendo o conteúdo abaixo.

Marketing de Relacionamento X CRM

Assim como visto anteriormente, ambas as estratégias possuem um foco muito parecido que seria o de melhorar o relacionamento com o consumidor.

Porém, o marketing de relacionamento é muito mais abrangente que um CRM, visto que ele foca em outras ações, como por exemplo:

  • Mídia;
  • Branding;
  • Relações públicas;
  • Melhorar o posicionamento de uma marca.

Enquanto a gestão de relacionamento com o cliente é focada apenas em um contato de forma direta com algum consumidor.

Ou seja, o marketing de relacionamento é algo que abrange todas as áreas que possam envolver o contato com o consumidor, já o CRM se encarrega apenas de melhorar o contato direto.

Dessa maneira, se você for algum líder de alguma empresa ou marca, é importante que além de estudar em cursos de gestão de pessoas e liderança ead, é preciso saber também conhecer essas formas de marketing.

Inclusive, vale ressaltar que apesar da diferença entre os dois, um serve como um complemento para o outro.

O marketing de relacionamento serve para criar uma relação ideal com um cliente, de uma forma tão grande que eles possam escolher a sua marca como a favorita dele, ao contrário de todas as outras concorrentes.

Para todas as empresas que desejam se tornar uma referência dentro de algum serviço oferecido, elas precisam de pessoas que possam testemunhar isso para elas.

Dessa forma, as melhores pessoas que poderão fazer isso são justamente os clientes. O marketing de relacionamento, então, vem como um jeito de tornar o consumidor, um defensor voraz da sua marca.

Para essa estratégia dar certo, é preciso que um líder faça, além de um curso de gestão financeira online, mas também realize um estudo aprofundado deste tipo de marketing.

Justamente com isso, ele entenderá que um dos maiores aliados para essa estratégia de marketing dar certo, é com uma boa gestão de relacionamento com o cliente.

A partir do momento em que uma empresa usa essa estratégia e também a ferramenta, ele consegue gerenciar todos os contatos com os clientes e garantir o máximo de informações possíveis.

Com tudo isso, é possível identificar o perfil do seu público-alvo, seus padrões de comportamento e assim, criar uma estratégia de marketing de relacionamento eficiente e que faça sentido ao seu negócio.

Portanto, se tem um negócio e deseja ter mais conhecimentos, além de uma administração financeira faculdade, estude sobre o marketing de relacionamento e os seus diversos tipos.

Quais os tipos de marketing de relacionamento?

O CRM serve como um complemento do marketing de relacionamento. Porém, ele não é o único tipo que pode ser usado por essa estratégia.

Por ser algo tão amplo e abrangente, o marketing de relacionamento possui alguns diferentes tipos e maneiras diferentes de fazer.

Desse modo, veja quais os tipos de marketing:

  • E-mail marketing;
  • Programas de fidelidade;
  • Redes sociais;
  • Chatbot.

Entenda mais sobre cada um dessas táticas e descubra quais são as ideais para usar em seu negócio.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais usadas para gerar um relacionamento de qualidade com algum consumidor.

Através de uma mensagem automática e personalizada, é possível oferecer diversos benefícios, divulgar produtos e promoções, além de diversas outras vantagens, por meio de um e-mail único para vários contatos.

  1. Programa de fidelidade

Uma das melhores maneiras de atrair e fidelizar os clientes é por meio de promoções, descontos e programas de fidelidade.

Portanto, o programa de fidelidade tem como objetivo promover isso aos seus consumidores. Isso fará com que o cliente prefira o seu negócio, ao invés da concorrência.

  1. Redes Sociais

Assim como o próprio nome sugere, o marketing de relacionamento é feito a partir de boas relações.

Para isso, nada melhor do que utilizar as redes sociais, que são importantes ferramentas de interação entre as pessoas.

Além da interação e de um relacionamento, ainda é possível divulgar todos os produtos e serviços por meio das mídias sociais.

  1. ChatBot

Criado como se fosse um assistente conversacional, o ChatBot tem sido uma importante ferramenta para o marketing de relacionamento, já que por meio dele, é possível tirar diversas dúvidas de uma forma rápida e personalizada.

Um exemplo é algum hospital ou centro de saúde, que pode usar esse chatbot como uma importante fonte de ouvidoria.

Então, além de uma especialização de administração hospitalar, é importante também se atentar para outras tendências.

No geral, é possível usar um sistema CRM para cada uma desses tipos e assim, ter uma estratégia de marketing de relacionamento eficiente para o seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Comentários
Assista ao vídeo