Notícias -

Polícia investiga denúncia de estupro contra criança com autismo em escola em São José dos Campos-SP

24 de Agosto de 2022

Família conta que criança voltou da escola com dor na região íntima e sangramento e disse ter sido abusada. Caso foi registrado na Polícia Civil e prefeitura abriu sindicância para apurar.

A Polícia Civil está investigando uma denúncia de estupro contra uma criança autista de cinco anos em uma escola municipal em São José dos Campos-SP. De acordo com a família, a criança chegou em casa com dores e sangramento na região íntima, passou por atendimento médico que orientou que a família buscasse a polícia. A prefeitura informou que apura o caso. As informações são do Yahoo Notícias.

Polícia investiga denúncia de estupro contra uma criança autista em São José dos Campos-SP | Foto: Getty Images

O caso aconteceu nesta segunda-feira na escola José Madureira Lebrão, no bairro Vila Mariana II. A família conta que a criança chegou em casa com dor e sangramento na região íntima e ao questionarem disse que havia se machucado em um escorregador. Sem cortes ou hematomas aparentes, a família insistiu e a criança disse que havia sido abusada.

Após o relato, a família buscou atendimento médico e em uma consulta com a ginecologista apontou a possibilidade de estupro, por causa das lesões internas na região íntima. O caso foi registrado na Polícia Civil e a família acionou a escola.

A prefeitura falou com a imprensa sobre o caso. De acordo com a secretaria de educação, o caso está sendo apurado. Na escola há três homens atuando, nenhum deles com o mesmo nome citado pela criança pelo abuso.

Acho prematuro trabalhar com hipóteses. Nós estamos à disposição da polícia e abrimos processo administrativo para apurar o caso. Estamos também acompanhando a família. Enquanto isso, a escola segue funcionando normalmente”, disse Jhonis Rodrigues Almeida Santos, secretário de educação.

Essa é a segunda vez que a escola é denunciada em um caso de estupro. Em 2019, uma família apontou que uma criança havia sido abusada sexualmente por um funcionário. O homem foi afastado do cargo e o caso segue tramitando em segredo de justiça.

O que é abuso sexual infantil?

O código Penal brasileiro prevê que o abuso infantil é todo envolvimento de uma criança em uma atividade sexual na qual ela não compreende. Por não entender a situação, a criança não está apta a se defender e, tampouco, informar consentimento.

O abuso infantil ainda é uma realidade brasileira, e de acordo com dados do Disque 100 em 2019, pelo menos 17 mil denúncias foram feitas.

Vale ressaltar que nem sempre a criança entende a situação, e permanece em silêncio, vindo a comentar sobre o crime apenas na idade adulta.

Se enquadram neste crime as modalidades: pedofilia, violência sexual, abuso sexual e exploração sexual.

Contatos para denunciar abuso sexual infantil:

  • Disque 100

  • Ouvidoria Online

  • Proteja Brasil

Disque 100

Bem como nos casos de homofobia e racismo, as denúncias de abuso infantil podem ser feitas anonimamente por meio do número 100 no telefone. Vale lembrar que todos os relatos são encaminhados para órgãos de investigação competentes.

Ouvidoria Online

Por meio do link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/, o usuário pode preencher um formulário que será encaminhado para a central de atendimento do Disque 100.

Proteja Brasil

Trata-se de um aplicativo que pode ser instalado gratuitamente no telefone de um usuário. Por meio de um formulário, o indivíduo pode realizar a denúncia, que também será encaminhada para a mesma central do Disque 100.

Comentários
Assista ao vídeo