Competição também premiou Felipe Furlan pelo primeiro lugar na Etapa Barretos
O mineiro Cássio Dias Barbosa, campeão brasileiro da PBR, durante montaria em Barretos |
Crédito: André Monteiro |
O mineiro Cássio Dias Barbosa, de São Francisco de Sales-MG, sagrou-se campeão brasileiro da PBR Brazil na Final Nacional, conquistando R$100 mil e uma vaga na final de Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2023. A competição, com um total de quatro rounds, começou na quinta-feira, 18 e foi encerrada neste domingo, 21.
Com uma média alta de notas, o competidor de 20 anos iniciou a disputa liderando o ranking nacional, se recuperou após cair no primeiro dia e conseguiu paradas nas demais noites, montando nos touros 821, Capricho e Praiano, sendo que o último animal lhe deu a maior nota da noite no quarto round, com 90,5 pontos. “Eu estou muito emocionado com este título, só tenho que agradecer a Deus que me deu força para conquistar este título nacional. É um sonho de criança e todos os cowboys querem estar nos Estados Unidos”, afirmou Cássio, que pretende fazer um churrasco em sua terra natal para comemorar a conquista.
Na Arena de Rodeios, Cássio recebeu as fivelas de atleta revelação (por ser seu primeiro ano no campeonato) e campeão brasileiro da PBR Brazil das mãos do diretor financeiro de Os Independentes, Hussen Gemha Júnior e do embaixador da Festa, Adriano Moraes. “Acredito que ele vai nos representar muito bem nos Estados Unidos. E vamos torcer para que ele seja campeão mundial lá também”, afirmou Hussen.
Já o tricampeão mundial, Adriano Moraes, afirmou estar na torcida por Cássio Dias. “Se conquistar o título lá nos Estados Unidos, vai ser melhor que eu, já que nunca ganhei em Barretos”, disse Moraes, orientando o competidor a assinar bons contratos.
Para Moraes, a Festa de Barretos é o maior evento do planeta. “Eu não sei por que tem esse respeito de falar que é a maior Festa da América Latina, não é não, é a maior do Planeta. A festa não para e vai até domingo com os melhores”, destacou.
Campeão da Etapa Barretos
Na etapa Barretos, que considera somente a somatória de notas das apresentações realizadas na 65ª Festa do Peão, o título ficou para o jovem Felipe Furlan, de Sales Oliveira. O competidor de 20 anos parou em quatro touros dos cinco que enfrentou na Final Nacional da PBR Brazil. O título veio com as notas 85,5 montando o touro Kobe; 88 pontos ao parar no touro Menor Infrator, 86 pontos na montaria do touro Cobiçado e 90 pontos na grande final parando no animal Cama Fria. O competidor só não parou no touro Carga Seca na segunda noite da etapa. “Quero agradecer a Deus e Nossa Senhora Aparecida. Fiquei dois anos sem ganhar nada, consegui na última semana e agora novamente”, afirmou Felipe, que disse ainda ser muito amigo do campeão nacional.
Touros
A Final Nacional da PBR Brazil, realizada em Barretos, também premiou os melhores touros da competição. O animal Reza Lenda, da Companhia Red Bucking Bulls, foi coroado como o Melhor Touro da Temporada por não ter deixado nenhum competidor permanecer por 8 segundos e, assim, alcançar 44,5 pontos dos possíveis 50 pontos. Reza Lenda é considerado um dos touros mais difíceis dos últimos anos no Brasil e está avaliado em R$ 500 mil.
Classificação Etapa Final Barretos
1 – Felipe Furlan – Sales Oliveira-SP – 349,50 pontos
2 – Bruno Roberto – Restinga-SP – 323,75 pontos
3 – Cássio Dias Barbosa – S.F. Sales-MG – 266,75 pontos
4 – Vitor Hugo Costa – Itaguajé-PR – 261,25 pontos
5 – João Lucas – Porto Feliz-SP – 258,25 pontos
Classificação Final – Temporada 2022
1 – Cássio Dias Barbosa – S.F. Sales-MG – 347,50 pontos
2 – Felipe Furlan – Sales Oliveira-SP – 215,20 pontos
3 – Bruno Roberto – Restinga-SP – 194,00 pontos
4 – Arthur Antonialle – S. J. Rio Pardo-SP – 186,50 pontos
5 – Sandro Batista – Pedra Preta-MT – 178,00 pontos