Notícias - Televisão

Inezita Barroso lança seu primeiro DVD com participação de orquestra e imagens raras de sua trajetór

5 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TV Cultura e a gravadora Substancial Music lançam o primeiro DVD musical da dama da música raiz, Inezita Barroso – Cabocla Eu Sou, que chega às lojas em dezembro.

O material, duplo, sintetiza os mais de 60 anos de carreira da cantora, apresentando desde suas participações no cinema na década de 1950 até sua presença no programa Viola, Minha Viola, que ela comanda há três décadas na emissora paulista.

Percorrendo variadas épocas em 31 canções, os discos apresentam um repertório especial de Inezita cantando à frente de uma orquestra, recuperam interpretações raras e apresentam cantorias recentes ao lado dos amigos Chitãozinho & Xororó, Renato Teixeira e Daniel.

A edição especial presenteia o público com um amplo e requintado panorama da arte de Inezita Barroso, cuja trajetória musical se legitimou no popular, abraçou o folclore e se reinventou entre os caipiras. O título da obra é inspirado em um verso da música Caipira de Fato, dedicada pelo compositor Adauto Santos à Inezita: “Eu sou cabocla, estou chegando lá da roça”.

O material une a tradição das orquestras na música popular brasileira, com a qual Inezita produziu vários de seus discos, mas também apresentações solo de voz, violão ou viola. O repertório carrega os sentimentos do frescor da juventude e do amadurecimento da cantora. “É emocionante reunir essa coletânea de momentos de minha história. Conseguimos retratar um panorama do que vivi e cantei por meio do acervo da TV Cultura”, diz Inezita.

O primeiro disco traz uma edição especial de Inezita no programa Viola, Minha Viola acompanhada pela Orquestra Fervorosa, grupo musical paulistano criado em 2010 que reconecta a tradição da música popular com as históricas orquestras brasileiras comandadas por mestres como Guerra Peixe, Radamés Gnattali e Tom Jobim. O sofisticado cancioneiro revisita clássicos como Ronda (Paulo Vanzolini), Moda da Pinga (folclore), Lampião de Gás(Zica Bergami) e as brejeiras Pingo D’Água (João Pacífico), Viola Quebrada (Mário de Andrade) e Flor do Cafezal (Luis Carlos Paraná).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o segundo DVD é um raro documento da obra de Inezita com canções registradas em vídeo entre 1951 e 2012. Cronologicamente, o material traz apresentações da cantora em filmes como Ângela (1951) e Mulher de Verdade (1954), até recentes cantorias ao lado dos amigos Chitãozinho & Xororó, Renato Teixeira e Daniel. As 19 raridades foram selecionadas entre as aproximadamente quatro mil interpretações da folclorista no acervo da emissora.

As 31 músicas do DVD duplo formam um documentário musical que evidencia a genuína música brasileira por meio da indiscutível capacidade vocal da cantora.

Nos tempos de Inezita

Nascida na Barra Funda em março de 1925, Inezita foi estrela dos palcos e do cinema na década de 1950, e gravou discos de músicas populares e folclóricas ao lado dos maiores maestros brasileiros. Seu repertório orquestrado passa por Hervê Cordovil, Guerra Peixe, Gaó, Lyrio Panicali e Radamés Gnattali. Inezita fez sucesso na época das grandes orquestras nas emissoras de rádio e TV e nos estúdios de gravação. Essa ideia inspirou arranjos ao lado da Orquestra Fervorosa, sob regência de Paulo Serau, em 2011.

“O brasileiro está dando muito mais valor à sua música, de todas as regiões do Brasil. Fico muito feliz com isso a ponto de chegar aos 60 anos de carreira e querer comemorar com meu público e com uma orquestra. Estou muito contente por isso. É um espetáculo diferente de música brasileira”, afirma Inezita, emocionada, na abertura do DVD.

A participação da Orquestra Fervorosa, no primeiro disco, contou com 32 integrantes e foi idealizada pelo historiador, compositor e regente Paulo Serau em parceria com André Perine, músico e arranjador. Ladeada pelas cantoras Bel Borges, Marina Fossa, Patrícia Barbosa e pelo cantor Roberto Seresteiro, a orquestra buscou resgatar os arranjos bem elaborados da Era do Rádio.

O segundo DVD parte do princípio que uma cantora da importância de Inezita deve ter sua história cronológica contada por ela mesma a partir de suas próprias interpretações. Sendo um dos rostos mais comuns desde o surgimento da televisão, Inezita teve raridades resgatadas do acervo da TV Cultura e que foram pouco ou nunca apresentadas.

As músicas iniciais são cenas de dois filmes que Inezita Barroso participou. A primeira é Quem É (Marcelo Tupinambá), cantada em cena no filme Ângela (1951), em que ela contracena com Ruth de Souza e Luciano Salce. O segundo é a raridade Juízo Final (Paulo Vanzolini), interpretada por Inezita no filme Mulher de Verdade (1954) ao lado do ator e humorista Colé. Com este último filme, inclusive, ela ganhou o Prêmio Saci como melhor atriz de cinema.

As músicas seguintes foram gravadas nos primórdios da TV Cultura, em 1969, e arquivadas em película. Dirigidas pelo produtor Eduardo Moreira, que Inezita considera seu parceiro profissional mais fértil, as imagens em preto e branco transportam o público para um momento da televisão brasileira em que os programas musicais ainda detinham um cuidado artesanal.

Sua história no Viola, Minha Viola, o programa de música mais antigo da televisão brasileira, também aparece em cinco faixas históricas. Em sua primeira aparição no programa, em 1980, Inezita canta Moda da Mula Preta ao lado dos apresentadores Moraes Sarmento e Nonô Basílio. Mais tarde, em 1992, como cantora contratada, interpreta Caipira de Fato (Adauto Santos), ao lado do próprio compositor que lhe dedicou a letra.

Nas músicas mais recentes, Inezita aparece cantando o clássico Cabocla Tereza (João Pacífico), com direito a declamação e segunda voz do cantor Daniel; também a caipiríssima e emocionante Romaria, ao lado do próprio compositor Renato Teixeira; e, por fim, um momento histórico com Chitãozinho e Xororó ao cantar a música de Serrinha e Athos Campos, que inspirou o nome da dupla sertaneja.

Inezita Barroso – Cabocla Eu Sou foi concebido pela TV Cultura e pela gravadora Substancial Music em um projeto exclusivo por seus cuidados de som e imagem. No DVD 1, a apresentação de Inezita Barroso com a orquestra possui áudio multicanal 5.1, enquanto as imagens do DVD 2 foram digitalizadas e remasterizadas em alta definição a partir de películas e fitas originais. O preço sugerido é de R$ 32,00.

REPERTÓRIO

DVD 1 – Ao vivo com orquestra

 

1 – Engenho Novo (Heckel Tavares)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

2 – Flor do Cafezal (Luis Carlos Paraná)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

3 – Guacyra (Joracy Camargo/Heckel Tavares)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

4 – Festa de Ogum (Babi de Oliveira)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

5 – Meu Limão, Meu Limoeiro (folclore recolhido por José Carlos Burle)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

6 – Moda da Pinga (folclore)

com Inezita Barroso, Joãozinho e Orquestra Fervorosa

 

7 – Viola Quebrada (Mário de Andrade)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

8 – Perfil de São Paulo (Bezerra de Menezes)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

9 – Ronda (Paulo Vanzolini)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

10 – Rio de Lágrimas (Lourival dos Santos/Piraci/Tião Carreiro)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

11 – Pingo d’Água (João Pacífico)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

12 – Lampião de Gás (Zica Bergami)

com Inezita Barroso e Orquestra Fervorosa

 

DVD 2 – Seis décadas musicais

 

1 – Quem é (Marcelo Tupinambá) / Filme “Ângela” (1951)

com Inezita Barroso, Ruth de Souza e Luciano Salce

 

2 – Juízo Final (Paulo Vanzolini) / Filme “Mulher de verdade” (1954)

com Inezita Barroso e Colé

 

3 – Lampião de Gás (Zica Bergami) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

4 – O Batateiro (Zica Bergami) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

5 – Soca Pilão (folclore com arranjo de José Roberto e J. Prates) / Música Brasileira (1969) com Inezita Barroso

 

6 – Ronda (Paulo Vanzolini) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

7 – Moda da Pinga (folclore) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

8 – Ismália (Alphonsus de Guimarães/Capiba) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

9 – Cais do Porto (Capiba) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

10 – Negrinho do Pastoreio (Barbosa Lessa) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

11 – Caboclo do Rio (Babi de Oliveira) / Música Brasileira (1969)

com Inezita Barroso

 

12 – Mocidade (folclore) / Panorama (1979)

com Inezita Barroso

 

13 – Cana Verde (folclore) / Panorama (1979)

 

14 – Lampião de Gás (Zica Bergami) / Panorama (1979)

com Inezita Barroso

 

15 – Moda da Mula Preta (Raul Torres) / Viola, Minha Viola (1980)

com Inezita Barroso e Nonô Basílio

 

16 – Caipira de Fato (Adauto Santos) / Viola, Minha Viola (1992)

com Inezita Barroso, Adauto Santos, Robertinho do Acordeon e regional

 

17 – Chitãozinho e Xororó (Serrinha/Athos Campos) / Viola, Minha Viola (2011)

com Inezita Barroso e Chitãozinho e Xororó

 

18 – Romaria (Renato Teixeira) / Viola, Minha Viola (2011)

com Inezita Barroso e Renato Teixeira

 

19 – Cabocla Tereza (João Pacífico/Raul Torres) / Viola, minha viola (2012)

com Inezita Barroso e Daniel

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Gravadora

Substancial Music

 

Realização

TV Cultura

 

Direção

Nico Prado

 

Roteiro

Aloisio Milani

 

Produção

Fernando Abdo Saraiva Santos

Sheila de Sá Budney

Bruno Longui

Beatriz Domingos

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo