Se os cachorros de rua são os “principais vilões” dos lixos revirados na calçada, no Jardim Paineiras em Franca-SP, quem fez a 'arte' foram mulas soltas no bairro.
Topar com um cavalo, mula ou burro solto nas ruas de Franca-SP já se tornou comum. Com a grande quantidade de animais vagando pelas vias, principalmente em bairros mais afastados, a população até já se acostumou e o trabalho de captura segue mais intenso. As informações são do GCN.
Mulas reviram lixo no Jardim Paineiras | Foto: Reprodução/ GCN |
Apesar disso, uma cena atípica foi registrada na manhã desta sexta-feira, 5, no Jardim Paineiras: mulas "adotaram o papel dos cachorros" e reviraram os lixos nas calçadas.
O susto ao abrir o portão e encontrar os animais é quase inevitável. Além da dor de cabeça com todo o lixo esparramado, o fato inusitado também pode ser perigoso às mulas.
Somente no primeiro semestre deste ano, o Canil Municipal capturou 72 equinos e muares soltos pelas vias – uma captura a cada três dias. Após o recolhimento, os proprietários têm até cinco dias para recuperarem os animais, que são divulgados através do Diário Oficial.
Caso os animais não sejam resgatados, eles vão a leilão. Neste ano, pelo menos 36 deles já foram leiloados. Mesmo com as ações de captura, o número de equinos e muares soltos ainda é muito grande. No próprio Jardim Paineiras, segundo um morador que não quis se identificar, é possível encontrá-los soltos todos os dias.