Colaboradores - Patrícia Fernandes

Ministério do Turismo lançou o Selo de Turismo Responsável, que certificará higiene e prevenção

20 de Julho de 2020

O Ministério do Turismo (MTur) lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

O selo é gratuito e está disponível na internet, para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o CADASTUR.

Vale ressaltar que o procedimento é totalmente eletrônico e gratuito. Basta acessar o site: https://cadastur.turismo.gov.br

Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão.

Em caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia que paralisou o turismo desde março, preparando o setor para um retorno gradual às atividades turísticas, uma vez que há o entendimento por parte dos destinos turísticos e do próprio setor de viagens que haverá uma demanda do turista por empreendimentos e atrativos que adotem medidas de proteção e segurança do ponto de vista sanitário.

Todos os protocolos foram construídos em conjunto com os próprios segmentos, que poderão solicitar o selo, levando em conta protocolos adotados por entidades internacionais e receberão a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.

A certificação, servirá de incentivo para que os consumidores e turistas sintam seguros onde forem se instalarem, seja em hotel, pousada, bar ou restaurante onde fazem refeições, sabendo que estes locais estão cumprindo requisitos de higiene e prevenção contra a Covid -19, passando a ficar mais atentos a exigência e critérios de higenização.

O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Além dos meios de hospedagem e refeição, o Ministério do Turismo criou protocolos de higiene e limpeza para agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos; parques aquáticos; locadoras de veículos e guias de turismo.

O Ministério do Turismo não pretendo tornar obrigatório o uso deste selo, sendo opcional, mas acredita que ele poderá ser um importante diferencial para atender o novo perfil de turista que surgirá com essa pandemia, mais atento à questão sanitária e mais exigente em relação a higiene e outros cuidados.

O Ministério do Turismo entende que empresas e profissionais do turismo são os maiores interessados em garantir um ambiente seguro tanto para seus colaboradores como também para seus clientes que atuarão como fiscais do cumprimento das medidas.

Se o turista identificar alguma irregularidade em um local que usa o selo, poderá realizar uma denúncia junto ao Ministério do Turismo entro do site do selo que, em última instância, poderá revogar o selo.

Ressaltamos que segundo informações obtidas através do site abaixo indicado, o selo poderá ser atualizado a qualquer momento, caso surjam novas orientações.

Para obterem maiores informações  sobre o Programa Selo Turismo Responsável, favor entrar em contato por meio do Webchat do Ministério do Turismo ,ou acesse o site http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/.

Comentários
Assista ao vídeo