Sanfona, acordeon ou gaita – o instrumento que há tempos encanta os brasileiros envolve uma série de curiosidades. A começar pela sua própria origem: o primeiro instrumento da ‘família da sanfona’ foi o Cheng, que surgiu no ano de 2.700 AC na China. Levado à Rússia em 1.723 e posteriormente à Itália, ele passou por diversas transformações até chegar à forma que o conhecemos hoje, com suas teclas (registros), fole e baixos.
Fatos como esses são explicados por Adriana Sanchez (cantora e sanfoneira da Barra da Saia) que acaba de lançar o curso online “Sanfona Sem Mistérios”. São 120 aulas entre práticas e teóricas, divididas em 10 módulos. O conteúdo é voltado às pessoas de todas as idades, inclui material didático e acesso vitalício. O objetivo é apresentar ao público novos desafios e habilidades, estimulando a criatividade, foco e disciplina através do aprendizado da sanfona.
Considerada uma das principais sanfoneiras brasileiras da atualidade, Adriana Sanchez explica como esse aprendizado é capaz de trazer inúmeros benefícios para a vida profissional, pessoal e para a saúde dos alunos: “A música ameniza a dor, induz ao movimento, melhora a comunicação, a criatividade, acalma, cria vínculos, fortalece a memória, promove o autoconhecimento, ajuda nas atividades físicas e no raciocínio lógico, facilita o aprendizado de novos idiomas, da matemática e a lidar com problemas cotidianos. Quando você toca um instrumento e escuta música, a dopamina, que é um neurotransmissor, é liberada, causando a sensação de bem estar, prazer e satisfação, por isso é forte aliada para prevenir e tratar doenças emocionais e até o Alzheimer”.
Mais do que um curso de sanfona, o “Sanfona Sem Mistério”, é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. Para mais informações, basta acessar:
https://sanfonasemmisterio.
A Sony Music, por meio de sua plataforma de entretenimento, o Filtr, lançou o projeto “Sertanejo em Casa”, que leva grandes nomes do seu casting sertanejo para a casa das pessoas neste momento delicado de confinamento.
Todas as “lives” são transmitidas do canal do YouTube de cada artista e contam com o comando do influenciador Renato Sertanejeiro.
03/04 – Diego & Arnaldo – 19h
04/04 - Lucas Lucco – 14h
07/04 – Guilherme & Benuto – 19h
10/04 – Marcos & Belutti – 19h
14/04 - Yasmin Santos - 19h
Em solidariedade aos que estão de quarentena, o Teatro Alfa dá dicas de concertos e óperas de companhias brasileiras e estrangeiras que disponibilizaram conteúdos gratuitos online. São concertos de importantes orquestras no Brasil e do mundo e as mais famosas óperas que estão disponíveis na rede para você apreciar da sua sala. Mesmo que a experiência não seja a mesma, conferir essas expressões artísticas pela internet pode ser uma forma de toda a família se divertir e adquirir conhecimento sem sair de casa.
Orquestra Sonfônica do Estado de São Paulo - Oesp
Sempre às terças e quintas-feiras, na página do Youtube da Sala São Paulo, assista a obras gravadas em temporadas anteriores da Osesp. Não deixe de se inscrever no canal, para que sempre receba as novidades diretamente no seu e-mail.
https://www.youtube.com/
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) disponibiliza de forma online a gravação de 20 apresentações da temporada 2019 para quem está de quarentena devido à pandemia de coronavírus. Os shows podem ser vistos no canal do Youtube da sinfônica:
https://www.youtube.com/user/
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que completa 12 anos de vida em 2020, suspendeu temporariamente todas as suas atividades com público. Mas quem está em casa, contribuindo com o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, pode ouvir os acordes do conjunto dirigido pelo maestro Fábio Mechetti.O canal da Filarmônica no Youtube tem mais de 100 vídeos que mostram, além de apresentações, bastidores e histórias de compositores.
http://www.youtube.com/
O Metropolian Opera House, de Nova York, vai transmitir reprises de óperas gratuitamente em suas plataformas (site e aplicativo ondemand).
Todos os dias, o Met Opera disponibilizará uma peça que ficará disponível por vinte horas, no programa batizado de NightlyMet Opera Streams.
https://www.metopera.org/
Terceira edição Festival #ZiriguidumEmCasa acontece até domingo
SEXTA, 03/04
17h – Dudu Oliveira
17h30 – Leandro Souto Maior
18h – Sandami
18h30 – Tuca Oliveira
19h – Stevens
19h30 – Pedro Franco
20h – Rafa Castro
20h30 – Detonautas
21h00 -Baby do Brasil
SÁBADO, 04/04
16h30 - Ricardo Ledoux
17h – Luiza Caspary
17h30 – Rodrigo Aud
18h – Macako
18h30 – Julie Wein
19h – Aline Paes
19h30 – Isabela Moraes
20h – Carlos Salles
20h30 – Alma Thomas
21h – Zé Renato
DOMINGO, 05/04
16h - Thiago Pach
16h30 - Cida Moreira
17h – Clara Gurjão
17h30 – Claudio Lyra
18h – Marcelo Vig
18h30 – Joyce Cândido
19h – Guto Goffi
19h30 – Almério
20h – Gabriel Gonti
20h30 – Carlos Careqa
21h00 – Rita Benneditto