Colaboradores - Patrícia Fernandes

Coronavírus o que você precisa saber

21 de Fevereiro de 2020

O Coronavírus é uma infecção que se espalha pelo sistema respiratório, com casos registrados na China e em outros países. O coronavírus (2019-nCoV) é um novo vírus da família do coronavírus que existe desde 1960, que é encontrada na natureza em reservatórios vegetais ou animais. Alguns deles podem causar infecções em humanos e é possível que a maioria da população já tenha tido contato com o vírus, sem agravantes para a saúde. No entanto, os vírus podem sofrer mutações, provocando quadros mais graves.

Como posso me prevenir?

Entre os principais cuidados estão: evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; usar lenços descartáveis para higiene nasal; cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo; higienizar as mãos depois que tossir ou espirrar; evitar tocar em nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas; manter ambientes muito bem ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; e evitar contato com animais selvagens ou doentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda também que viagens à China sejam evitadas durante o surto.

Quais os principais sintomas?

Por ser um vírus respiratório, os sintomas podem ser semelhantes a um resfriado comum ou até mesmo uma infecção mais grave, causando pneumonia. Geralmente causa febre, tosse e falta de ar.

Se eu apresentar esses sintomas, quer dizer que estou infectado pelo novo coronavírus?

Não necessariamente, mas é importante procurar atendimento médico caso apresente os sintomas para que a hipótese seja descartada, especialmente quem tiver contato com pessoas que tenham voltado recentemente de viagens aos países mais afetados. Como o vírus está concentrado principalmente na China, a chance de ocorrência do novo coronavírus no Brasil é considerada baixa. A OMS e as autoridades das áreas da Saúde estão adotando medidas importantes para a prevenção e contenção do avanço da doença. Além disso, se fizermos nossa parte seguindo as orientações de prevenção, também contribuímos para evitar a propagação.

Fique atento à saúde!

O Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Secretaria da Saúde, está tomando todas as providências necessárias para monitorar o vírus, com um plano de ação rápido e eficiente, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019.

Por isso, com o intuito de manter a população informada a respeito do coronavírus (SARS-CoV-2), o Governo do Brasil passou a atualizar diariamente, a partir do dia 31 de janeiro de 2020, informações na Plataforma IVIS, com números de casos suspeitos, confirmados e descartados, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica do coronavírus.

Para maiores informações acesse: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 

Comentários
Assista ao vídeo