Sandra Annenberg e Guga Chacra, que entram para a lista de “Mestres do Jornalismo”, estão na lista de ganhadores. Entre os veículos de mídia, Jovem Pan se destaca com 6 vitórias atreladas a jornalistas da casa
Fim do mistério. Os nomes dos jornalistas vencedores do Prêmio Comunique-se 2019 foram revelados na noite desta terça-feira, 5 de novembro. Em cerimônia realizada na casa de shows Tom Brasil, em São Paulo, a premiação fez jus à alcunha de “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Com o mote “Viajantes do Tempo”, o evento recebeu mais de 500 convidados e fez com que todos se sentissem parte de “saltos do tempo”, mesclando passado, presente e futuro.
Para a brincadeira temporal, foi preciso contar com a participação dos mestres de cerimônia da vez. A festa foi comandada por Marcelo Tas & Barbixas, Flávia Oliveira e Astrid Fontenelle& Paulinho Gogó. Os apresentadores “viajaram” no roteiro preparado por Bruno Motta, Osmar Campbell, Rominho Braga, Dudu Guimarães. O quarteto de comediantes estreou na responsabilidade de produção do texto da festa e, mantendo a tradição, casou informações com pegadas de bom humor para brincadeiras com o tema escolhido para a edição, a 17ª do Prêmio Comunique-se.
Mas nem tudo foi brincadeira na cerimônia. Houve pausa para reverenciar o “Mestre dos Mestres”, Ricardo Boechat. Morto em acidente aéreo em fevereiro, o jornalista é o maior vencedor da história do Prêmio Comunique-se. Ele conquistou 18 troféus ao decorrer dos anos e entrou para a galeria de notáveis em quatro divisões: ‘Âncora de Rádio’, ‘Âncora de TV’, ‘Colunista de Notícia’ e ‘Nacional - Mídia Falada’. A homenagem contou com placa entregue à mãe do comunicador, dona Mercedez, e à “Doce Veruska”, viúva do profissional que se destacou na mídia impressa, na televisão e no rádio.
Gratidão ao passado e olho no futuro
CEO do Grupo Comunique-se e diretor-geral do Prêmio Comunique-se, Rodrigo Azevedo avalia que a homenagem ao Boechat representa, antes de mais nada, dupla gratidão ao saudoso jornalista. Por ter se tornado sinônimo da premiação ao decorrer dos anos e, como espectador, de se sentir representado por um comunicador que não temia pôr o “dedo na ferida” em temas delicados e descontrair quando o momento pedia. “Ele faz parte da história do nosso evento. E não só quando falamos em Prêmio Comunique-se, tenho a certeza de que o Boechat será lembrado por muito e muito tempo”.
Com olhar para o futuro, no qual imagina que o “Mestre dos Mestres” será lembrado como exemplo para a profissão, Rodrigo Azevedo destacou que, em 2019, teve gente entrando para a lista de vencedores do Prêmio Comunique-se. “Mostra o que buscamos fazer a cada ano, que é estar em sintonia com o que há de destaque na atualidade na imprensa do país”, disse. “É sempre gratificante ver gente estreando no time de campeões da disputa”, complementou o executivo.
Debutantes e “Mestres do Jornalismo”
No time de novatos na lista de ganhadores, teve quem gostou da brincadeira de receber troféus e levou dois para casa de uma só vez. Foi o caso do trio composto por Denise Campos de Toledo, Augusto Nunes e Milton Neves. A contratada de Jovem Pan e TV Gazeta venceu em ‘Economia - Mídia Escrita’ e ‘Economia - Mídia Falada’. O colaborador da Jovem Pan, do R7.com, da Record TV e do site da Veja foi reconhecido por seu trabalho como ‘Colunista de Opinião’ e ‘Nacional - Mídia Falada’. O mineiro de Muzambinho (MG), por sua vez, ganhou como ‘Jornalista Empreendedor’ (Portal 3º Tempo) e ‘Esporte - Mídia Escrita’ (Agora S. Paulo e UOL).
Enquanto teve estreias na lista de vencedores, o Prêmio Comunique-se também contou com experientes na festa sendo valorizados. Dois, inclusive, entraram para a lista de “Mestres do Jornalismo” por terem conquistado uma mesma divisão em três ocasiões. Sandra Annenberg (TV Globo) se tornou “mestra” como ‘Âncora de TV’ pelas vitórias em 2015, 2017 e, agora, 2019. Sendo contemplado nas mesmas ocasiões, Guga Chacra (CBN, GloboNews, O Globo e TV Globo) passou a ser notável como ‘Repórter Internacional’.
Jovem Pan bem representada
O Prêmio Comunique-se é dedicado a prestigiar os melhores e maiores profissionais da imprensa. É possível, contudo, dizer que a Jovem Pan foi um dos destaques da edição 2019 do evento. A emissora viu, ao todo, seis troféus serem entregues a seus profissionais. Além de Augusto Nunes e Denise Campos de Toledo, o veículo radiofônico foi representado na lista de ganhadores por Carlos Aros (‘Tecnologia’) e Felipe Moura Brasil (‘Jornalista Influenciador Digital’).
Mas não foi só a Jovem Pan quem teve representantes entre os vencedores do Prêmio Comunique-se 2019. Confira, abaixo, os profissionais (e veículos) que ergueram taças em mais uma edição do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”:
Apresentador & Âncora
Âncora de Rádio
Carla Bigatto - BandNews FM
Âncora de TV
Sandra Annenberg - TV Globo
Apresentador
Serginho Groisman - TV Globo
Comunicação
Agência
Textual
Profissional de Comunicação Corporativa
Diego Viñas - Reclame Aqui
Propaganda & Marketing
Bruna Calmon - Reclame / MultiShow
Cultura
Mídia Escrita
Artur Xexéo - O Globo
Mídia Falada
Marcelo Tas - CBN / TV Cultura
Colunista
Notícia
Mônica Bergamo - BandNews FM / Folha de S. Paulo
Opinião
Augusto Nunes - Jovem Pan / R7.com / Record TV / Veja.com
Digital
Jornalista Influenciador
Felipe Moura Brasil - Crusoé / Jovem Pan
Tecnologia
Carlos Aros - Jovem Pan
Economia
Jornalista Empreendedor
Milton Neves - Portal 3º Tempo
Mídia Escrita
Denise Campos de Toledo - Jovem Pan Online
Mídia Falada
Denise Campos de Toledo - Jovem Pan / TV Gazeta
Esporte
Mídia Escrita
Milton Neves - Agora S. Paulo / UOL / Portal 3º Tempo
Mídia Falada
Renata Fan - Band
Locutor Esportivo
Rômulo Mendonça - ESPN
Executiva de Veículo de Comunicação
Sheila Magalhães - BandNews FM
Nacional
Mídia Escrita
Eliane Brum - El País
Mídia Falada
Augusto Nunes - Jovem Pan / Record TV / Veja.com
Repórter
Imagem
Adriano Gambarini - National Geographic
Internacional
Guga Chacra - CBN / GloboNews / O Globo / TV Globo
Mídia Escrita
Amanda Audi - The Intercept Brasil
Mídia Falada
Roberto Cabrini - SBT
Sustentabilidade
Márcia Bongiovanni - TV Cultura