O Poa Jazz Festival 2019 já tem datas, locais e atrações definidas. O evento, que se consagrou na cena cultural de Porto Alegre, chega à sua quinta edição no Rio Grande do Sul, com três noites de música no BarraShoppingSul em 8, 9 e 10 de novembro, e volta a acontecer em São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, com shows no Teatro Opus dia 12 de novembro.
Davina - Crédito Garrett Born
O festival trará para o país três grandes nomes do jazz internacional que farão apresentações tanto na capital gaúcha como na capital paulista: a aclamada vocalista francesa Cyrille Aimeé, conhecida por sua técnica única de improvisação, tocando acompanhada pelo guitarrista e violonista brasileiro Diego Figueiredo; o saxofonista holandês Jasper Blom, que vem ao Brasil com seu quarteto, formado por alguns dos mais importantes e versáteis artistas da Europa, como o guitarrista Jesse van Ruller; e a banda americana Davina & The Vagabonds, que se tornou um dos mais excitantes grupos acústicos na cena internacional com a performance única da pianista e vocalista Davina Lozier, que, com sua voz e presença de palco, já foi comparada a nomes como Etta James, Amy Winehouse, Janis Joplin e Billie Holiday.
Além dos shows internacionais, a cidade de Porto Alegre também receberá artistas de diversas localidades do Brasil. Entre eles estão o pianista recifense Amaro Freitas, misturando elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz; e o grupo Silibrina, septeto que já rodou o mundo mostrando toda a sua brasilidade com influências de jazz, pop e de ritmos como frevo, maracatu e baião.
Durante as três noites música no BarraShoppingSul, o evento ainda promoverá shows de nomes consagrados da música instrumental do Rio Grande do Sul. Além dos improvisos de choro do Sexteto Gaúcho, o festival realizará três apresentações inéditas. À convite do Poa Jazz Festival, o grupo Raiz de Pedra, que foi marco na capital gaúcha no final dos anos 80 e depois prosseguiu sua carreira na Alemanha até 2001, voltará para um reencontro. O evento ainda reunirá dois grupos de diferentes influências no palco: o power trio instrumental Quarto Sensorial e os rappers do Rafuagi. E durante o festival haverá uma homenagem ao pianista, maestro, compositor e arranjador Geraldo Flach, considerado um dos maiores nomes da música instrumental no sul do país, com um tributo feito por Cristian Sperandir e seu quinteto.
Assim como nas edições anteriores, o Poa Jazz Festival realizará uma série de programações paralelas em Porto Alegre, como masterclasses para músicos e estudantes, debates sobre temas culturais contemporâneos e lançamentos de livros abertos ao público. A programação completa dessas atividades será anunciada em breve.
Vendas em www.uhuu.com