Notícias - Televisão

TV Cultura apresenta programa especial sobre a FLIP

20 de Julho de 2013

A equipe de reportagem da TV Cultura viajou até Paraty para acompanhar a última edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty –, realizada entre 3 e 7 de julho. Além da cobertura diária que fez, colheu material para um programa especial que será apresentado agora pela emissora.  

O resultado pode ser visto na próxima terça-feira (23/7), às 23h, com depoimentos de escritores nacionais e estrangeiros, críticos de literatura, artistas e especialistas na obra de Graciliano Ramos, o autor homenageado deste ano. O jornalista Manuel da Costa Pinto e a apresentadora Marina Person conduzem o programa.

O primeiro bloco faz uma reflexão social, comportamental e política do autor de Vidas Secas a partir de entrevistas com a psicanalista Maria Rita Kehl, o escritor Milton Hatoum, os críticos literários Alcides Villaça e Benjamin Abdala, o artista plástico Nuno Ramos e o músico Gilberto Gil. Cenas de filmes adaptados da obra de Graciliano e leituras de alguns de seus livros costuram os diálogos.

A segunda parte do especial se concentra nos autores que passaram pelas mesas de debate. Entre os entrevistados estão John Jeremiah Sullivan, autor do livro de ensaios Pulphead; Lydia Davis, vencedora do Booker Prize deste ano; Jeromé Ferrari, autor de O Sermão Sobre a Queda de Roma; e Daniel Galera, de Barba Ensopada de Sangue. Os escritores Laurent Binet e Lila Azam Zanganeh e o arquiteto Eduardo Souto de Moura também prestam seus depoimentos.

Um dos destaques do especial é o registro do encontro de Maria Bethânia com Cleonice Berardinelli, uma das maiores autoridades em literatura portuguesa no Brasil, para uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa. Além de tecerem uma singela conversa, leram trechos da obra do português. 

Excepcionalmente, nesta terça-feira não será exibido o Provocações.

 

Comentários
Assista ao vídeo