Notícias - Televisão

Globosat exibe o documentário Os Sons dos Oceanos nesta quinta-feira,18

17 de Julho de 2013

+Globosat exibe nesta quinta-feira, dia 18, as 23h, o documentário inédito “Os Sons dos Oceanos” (Sounds of the Seas – Classificação livre). O programa aborda o caso de um encalhe de mais de 15 baleias nas Ilhas Canárias em 2002 por causa de sonares militares. Preocupada que o uso dos sonares tenha interferido na comunicação destes animais acusticamente sensíveis, a bióloga marinha italiana Antonella Servidio concentra sua investigação na comunicação entre as baleias, algo que ainda permanece um grande mistério. 

Grandes grupos de baleias se desorientam por motivos desconhecidos e acabam encalhadas em litorais. Antonella pesquisa a teoria de que sonares militares são os responsáveis por esses encalhes e a busca por respostas leva a cientista a uma viagem ao redor do mundo. “Os Sons dos Oceanos” explora como esses tímidos animais vivem, se comunicam e caçam. Com a ajuda de um complexo dispositivo de rastreamento, uma baleia é acompanhada em sua caçada em alto mar. O funcionamento interno de um sonar utilizado na busca por submarinos militares também é demonstrado e explorado.

Em 2002 mais de 15 baleias encalharam em Fuerteventura, uma das ilhas do arquipélago das Canárias. Os nativos rapidamente relacionaram a tragédia com um exercício realizado pela OTAN no meio da noite, em que 58 navios procuraram oito submarinos. Os barcos usaram ondas sonoras através do oceano para detectar a posição exata dos submarinos. Os militares negaram a culpa e as autópsias das baleias não ofereceram resultados claros, mas uma pista. Bolhas de ar foram encontradas nos principais órgãos dos animais mortos, sintomas de descompressão, mesmo mal que acontece com mergulhadores que sobem rapidamente para a superfície.

 

Comentários
Assista ao vídeo