Viver - Saúde

Como cuidar do corpo durante a gestação? O recomendado é fazer atividades físicas e boa alimentação

15 de Julho de 2013

Após a gestação muitas mulheres sofrem para recuperar o peso, isso por que os músculos abdominais (mais precisamente os retos abdominais) acabam esticando para a fecundação do bebê. Além disso, o corpo inteiro fica mais inchado e as mamas alteram a estrutura e o formato, ficando hipersensíveis devido as taxas hormonais da gestação.

A cirurgiã plástica Dra. Vanessa Brandalise dá dicas do que pode ser feito durante a gravidez para auxiliar na fase de recuperação após o nascimento da criança. “Prevenir é o melhor remédio. As estrias só são retiradas com cirurgia plástica e por isso é necessário evitar ao máximo o aparecimento delas. Beber muita água e usar hidratantes a base de ureia são as melhores opções”, afirma a especialista. O uso de sutiãs específicos é fundamental, mas não existe postura para a amamentação que melhore ou piore o aspecto estético. “Lembrando sempre que o bebê deve mamar igualmente nos dois seios. Isso pode causar problemas futuros, se houver predileção por um lado”, alerta a Dra. Vanessa. Para as mulheres que têm silicone, o cuidado deve ser exatamente o mesmo. 

O recomendado é fazer atividades físicas e se alimentar adequadamente, evitando ganhar mais de 1 kg ao mês, mas se não conseguir recuperar o peso aí sim optar pela cirurgia. “O ideal é esperar um período de 8 a 12 meses, mas a mulher deve estar sem amamentar por pelo menos três meses e estar com o seu peso o mais próximo possível do anterior a gestação”, explica Dra. Vanessa. Durante toda a gestação, deve-se atentar para as mudanças do corpo e fazer somente tratamentos que não atrapalhem a evolução do bebe. Drenagens linfáticas, infravermelho e radiofrequência aceleram o retorno mais rápido após o parto, assim como o uso de ácidos e peelings para as manchas faciais. Todos os casos devem ser avaliados de forma individual e cabe ao médico orientar a paciente e impedi-la de cometer exageros ou tratamentos ineficazes. A hidratação e esfoliação corporais são indicadas em todo o período gestacional, assim como o uso de filtro solar. Para evitar as consequências indesejáveis da gestação, como estrias, manchas e celulite, além da flacidez da pele abdominal e das mamas. “O uso da cinta é polêmico, mas para nós cirurgiões plásticos, as cintas e modeladores comprimem o inchaço abdominal, modelam a silhueta, dão mais segurança e facilitam o retorno de órgãos e musculatura a posição normal, anterior à gestação”, finaliza Brandalise.

Comentários
Assista ao vídeo