Notícias - Televisão

Roda Viva entrevista o presidente nacional do PT

15 de Julho de 2013

O Roda Viva desta segunda-feira (15/7) recebe o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Entre outros assuntos, o deputado deve falar sobre reforma política e as manifestações realizadas em todo o país. O programa vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Rui Falcão trabalhou como jornalista em diversas publicações na capital paulista, como Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e Notícias Populares, além de ter sido diretor de redação da revista Exame, entre 1977 e 1988.

Falcão foi um dos membros fundadores do PT. Ocupou o cargo de deputado estadual de São Paulo por duas vezes consecutivas, nas legislaturas de 1990 e 1994. Em 2000, foi eleito deputado federal. Licenciou-se para assumir a Secretaria de Governo da cidade de São Paulo na administração de Marta Suplicy.

Em 2004, foi candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa da então prefeita Marta Suplicy. Três anos depois, Falcão retornou ao Legislativo paulista. Nas eleições de 2010, foi reeleito.

Como dirigente partidário, Rui Falcão foi presidente do Diretório Municipal do PT em São Paulo entre 1989 e 1992; do Diretório Nacional, em 1994; e vice-presidente do Diretório Nacional, de 2009 a 2011, ano em que foi eleito e empossado novamente presidente. Sua volta aconteceu após o afastamento do então presidente José Eduardo Dutra por motivos de saúde, em março daquele ano.

Além da atuação como dirigente, no partido ele foi coordenador das campanhas de Eduardo Suplicy à sucessão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo em 1992; de Luiz Inácio Lula da Silva em 1994 à sucessão de Itamar Franco na presidência da República; e de Dilma Rousseff em 2010 à sucessão de Lula na presidência.

O Roda Viva, apresentado por Mario Sergio Conti, conta ainda com uma bancada de entrevistadores e a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.

Classificação indicativa: Livre

  

 

Comentários
Assista ao vídeo