Notícias - Televisão

Roda Viva entrevista o filósofo Slavoj Zizek

8 de Julho de 2013

O Roda Viva recebe nesta segunda (8/6) o filósofo esloveno Slavoj Zizek. Filosofia contemporânea, política global e o futuro da esquerda estão entre os assuntos desta edição, que vai ao aràs 22h, na TV Cultura.

Zizek nasceu na antiga Iugoslávia, em Liubliana, hoje capital da Eslovênia. Fez doutorado em filosofia e estudou psicanálise na Universidade de Paris. Tem como principais influências bibliográficas Karl Marx, Jacques Lacan e Hegel. Desenvolveu diversos estudos de fôlego sobre cultura, teoria política e psicanálise. Recentemente veio ao Brasil para lançar o livro Menos que Nada: Hegel e a Sombra do Materialismo Dialético.  

Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva recebe nesta edição os seguintes entrevistadores: Eleonora de Lucena (repórter da Folha de S. Paulo), Maria Elisa Cevasco (professora de literatura da USP),Alysson Leandro Mascaro (jurista, filósofo e professor da USP e do Mackenzie), Ivan Marsiglia (editor-assistente do caderno Aliás, d’O Estado de S. Paulo) e Rodnei Nascimento (professor de Filosofia da Unifesp). A atração ainda tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

Classificação indicativa: Livre

 

Comentários
Assista ao vídeo