No último final de semana, 21 de maio, mais de duzentas pessoas passaram pela Praça XV e participaram do encerramento do Projeto Cabelo Solidário, que reuniu dezenas de cabeleireiros e profissionais da beleza que trabalharam voluntariamente cortando o cabelo da população que se mobilizou com a causa e doaram mechas para a produção de perucas que serão encaminhadas para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto. A população também contou com a presença de maquiadores, design de sobrancelhas, exames preventivos e orientações sobre o câncer às mulheres através do Mamamóvel e seus médicos e enfermeiros que estava no local, e ainda brincadeiras com palhaços.
Meire Lucente e Carlos Jacob |
Juliane Guilherme Pereira foi uma das participantes. Com uma história de vida emocionante, a jovem doou mais de cinquenta centímetros das madeixas. “Fiz a promessa de deixar o cabelo crescer caso minha irmã saísse do hospital após um acidente, ela saiu, alguns meses depois veio a falecer e tem três anos que eu não corto e nem realizo nenhum procedimento no meu cabelo. Hoje vou ter a oportunidade de prestar essa homenagem à minha irmã”, comenta emocionada.
Juliane Guilherme Pereira - antes e depois |
Para a presidente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Rose Marques, essa ação tocou o coração do público e proporcionou a possibilidade das pessoas conhecerem um pouco mais sobre o câncer. “Ver o tanto que as pessoas se empenharam, participaram e contribuíram, encheu meu coração de alegria. Foi ótimo vermos nos seus olhos que muitos querem contribuir e ajudar o próximo. Uma ótima oportunidade para todos conhecerem o trabalho que o hospital realiza”, finaliza Rose.
A diretora do Hospital de Cancer, Renta Jannuzzi e a presidente Rose Marques |
O projeto, que teve início dia 02 de maio, é de autoria do vereador Genivaldo Gomes, mediante Lei 438/2014. Mais de quarenta salões parceiros apoiaram e se engajaram nesta campanha, uma rede de solidariedade que se formou entre os estabelecimentos e que resultou na doação de centenas de mechas.
O resultado de todo o cabelo arrecadado será divulgado em junho e a as perucas serão produzidas em até sessenta dias. Ana Claudia Gomes Martins será a responsável pela produção e curso para as voluntárias que darão andamento no processo de confecção. “Foram doações incríveis que irão resultar em perucas lindas e muitos sorrisos”, explica.
As perucas serão doadas para as pacientes com câncer do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, além de pacientes de toda cidade e região que necessitar. “Hoje no Hospital nós já oferecemos sutiãs com próteses mamárias para as mulheres que foram mastectomizadas e lenços para a cabeça que são produzidas pelas voluntárias da AMARP, porém, as perucas ajudarão muito as pacientes e devolverão parte da autoestima que geralmente fica tão abalada nessa fase”, conta a presidente.
Voluntárias e nova diretoria do Hospital de Câncer de Ribeirão |
Mais informações sobre o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto – Funcadação Sobeccan, podem ser obtidos através do telefone 16.3878-9700. O endereço do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto é Rua Octávio Martins Braga, 50.
Crédito: Focco Comunicação