Para celebrar o aniversário do telejornal, a Record News promove evento aberto ao público no dia 25 de maio, às 17h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo
Para comemorar cinco anos, o JR News promove, no dia 25 de maio, a partir das 17h00, um talk show na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, que conta com a presença do público. Com entrada gratuita, o evento, sob o comando de Heródoto Barbeiro, apresentador do telejornal, trará convidados especiais para falar sobre os Rumos do Brasil, como os jornalistas e comentaristas Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão – ambos falam de política, Richard Rytenband– especialista em economia e negócios, Maria da Neves (editora-chefe do JR News), Ailton Mineiro Nasser (diretor de programação da Record News) e Luiz Pimentel (diretor de conteúdo do R7) – experts em comunicação.
Os interessados poderão fazer perguntas aos participantes e ainda terão a oportunidade de ver a apresentação da bandaTihuana. Quem comparecer ao evento ganha um certificado de participação – algo interessante principalmente para incrementar os currículos dos estudantes de comunicação.
Primeiro telejornal multiplataforma da TV aberta do Brasil, pois além de ser exibido na Record News, pode ser visto simultaneamente no portal R7. O JR News se diferencia dos demais por seguir uma linha editorial mais analítica, com a presença de comentaristas e convidados, destaca o apresentador Heródoto Barbeiro. “Sempre trazemos convidados que opinam a favor ou contra determinado assunto, diferentes pontos de vista que mantêm a imparcialidade editorial”, complementa.
Segundo Ailton Mineiro Nasser, diretor de redação e programação da Record News, a proposta da equipe que faz o JR News é manter o equilíbrio ao retratar os fatos. “Como vamos ao ar à noite, priorizamos debater os assuntos que foram notícia no dia, não apresentá-los somente, como já foi feito por outros veículos. Nosso objetivo é conduzir o telespectador a fazer sua própria análise”, esclarece
Ao longo desses últimos anos, o telejornal mudou em alguns aspectos. Além de deixar de lado a tradicional bancada, permitindo que o apresentador ganhasse maior mobilidade dentro do estúdio, a interatividade tem sido uma das prioridades da equipe. Além de ler mensagens dos telespectadores ao vivo, encaminhadas via mobile, o telejornal resolveu inovar recentemente e passou a transmitir suas reuniões de pauta ao vivo via Facebook – algo inédito na TV aberta brasileira.
O JR News também é um dos poucos a usar vídeos feitos pelo celular pelos próprios convidados. “É uma forma de ter mais agilidade, já que muitos participantes não podem deslocar-se até o estúdio. Desta forma mantemos o conteúdo inédito e atualizado”, conta Mineiro.
Outra peculiaridade do JR News é o fato de sempre trazer um número musical durante o encerramento. “É uma forma de descontrair, depois de assuntos muitas vezes polêmicos e pesados, e também incentivar a cultura do nosso país. Recebemos tanto talentos iniciantes como músicos e cantores renomados”, lembra Barbeiro.
Com repertório eclético, já estiveram na atração Tom Zé, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Roberta Sá, Jairzinho, Biquini Cavadão, Cidade Negra, Fala Mansa, entre outros.
Em cinco anos, o telejornal ainda contou com convidados importantes de áreas distintas. A lista inclui nomes do cenário político (Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Marina Silva), Internacional (Kailash Satyarthi/Nobel da Paz em 2014, Maged Al Gebaly/ativista político Egípcio), Educação (- João Grandino Rodas/ex-reitor da USP, Marco Antonio Villa/historiador e escritor, Arlene Clemesha/historiadora),
Saúde (Fabio Jatena, Carmita Abdo, Ronaldo Laranjeiras), Jurídico (Marcio Elias Rosa/procurador geral do MP-SP, Dalmo Dallari, Fabio Konder Comparato) e outras personalidade de destaque (Ruy Othake/arquiteto e urbanista, Claudio Abramo/ONG Transparencia Internacional, João Paulo Capobianco/ambientalista.
O JR News também é exibido na Europa e em alguns países da África pela Record Internacional. Em São Paulo, capital, é possível assistir à Record News pelos canais 42 UHF, 78 NET DIGITAL, 55 E 441 VIVO TV.
E para saber como sintonizar em outras regiões, acesse o link: http://noticias.r7.com/record-news/como-sintonizar-26022015
Sobre a Record News
A Record News foi criada em 2007 com a proposta de ser o primeiro canal aberto de notícias do Brasil. Com o objetivo de ser fonte de informação de qualidade para o telespectador, a emissora tornou-se líder em audiência entre os canais de notícias. Atualmente, a rede alcança 106 milhões de potenciais telespectadores em todo o país e cerca de 34 milhões de domicílios. A Record News conta com jornalistas de forte credibilidade, como Heródoto Barbeiro e Fátima Turci, que produzem alguns dos melhores conteúdos jornalísticos da televisão brasileira na atualidade.