Business - Agronegócio

Caminho do Boi será uma das atrações da Agrishow 2015

20 de Março de 2015

Visitantes da feira poderão simular o caminho percorrido pelo bovino do pasto à mesa, mostrando a importância da integração da cadeia produtiva para agregar valor ao produto final.

A edição de 2015 da Agrishow, que será de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP), terá pela primeira vez o “Caminho do Boi”, iniciativa que proporcionará aos visitantes da maior feira de agronegócios da América Latina e segunda maior do mundo simular o caminho realizado pelo boi de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor. Esta simulação passa por importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico. O convite do projeto é para que pecuaristas, vaqueiros, técnicos, enfim diferentes atores da cadeia da carne se coloquem realmente no lugar do boi para enxergar o processo de um ponto de vista diferente.

 
 

O objetivo do “Caminho do Boi” é apresentar, na prática, a integração dos elos da cadeia da carne e chamar a atenção do pecuarista para os impactos da produção na qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao consumidor e com impacto direto na rentabilidade do seu negócio.

O “Caminho do Boi” na Agrishow será apresentado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), em um projeto da Beckhauser, empresa que oferece soluções em contenção e controle para manejo racional e produtivo do gado. A organização do “Caminho do Boi” será da Verum Eventos, empresa que promove o Circuito ExpoCorte, evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores. A edição do “Caminho do Boi” na Agrishow tem participação confirmada das empresas Nutron (nutrição), WM Borrachas (pisos antiestresse), Allflex (identificação animal), Zoetis (sanidade) e Vilaços Carrocerias (transporte).

O projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo e contou, originalmente, com apoio na curadoria de conteúdo do Prof. Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Unesp (Jaboticabal, SP).

“Todo o projeto do ‘Caminho do Boi’ foi desenvolvido pensando na integração do processo produtivo como um todo, visando a qualidade e a segurança para o homem e o animal aliada à produtividade. A ideia é mostrar que um programa nutricional estratégico, protocolos sanitários, instalações apropriadas, manejo adequado e profissionais capacitados e integrados em todo o processo, do início ao fim da cadeia produtiva, trazem melhores resultados em todo o ciclo. O ‘Caminho do Boi’ é um convite a quem percorrer o trajeto para que, a partir de informações visuais simples e diretas, possa refletir sobre a produção de carne, a importância do uso da tecnologia para gerar mais produtividade e perceber como é possível agregar valor ao seu produto em cada etapa”, explica a vice-presidente executiva da Beckhauser, Mariana Soletti Beckheuser.

“A Sociedade Rural Brasileira, como sócio fundadora da Agrishow, tem recebido repetidas sugestões de empresas de insumos no sentido de incluir na feira temas sobre a produção pecuária. O Projeto ‘Caminho do Boi’ é uma iniciativa que envolve a cadeia da carne como um todo de forma interessante e didática. Entendemos o projeto como um primeiro passo para ampliar a participação desse importante setor da produção animal na maior feira de agronegócios da América Latina”, destaca o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira.

“Essa iniciativa permitirá dar mais visibilidade à pecuária dentro da Agrishow e mostrar não só ao pecuarista, mas também ao agricultor e ao consumidor de carne os resultados positivos que o uso da tecnologia e manejo racional e produtivo geram na cadeia que integra a produção de carne”, afirma Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos.

Comentários
Assista ao vídeo