Crédito: MF Assessoria |
Foi repercussão em diversos canais da imprensa o depoimento do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim de Pádua Peixoto Filho, que não poupou críticas a Fernanda Colombo, auxiliar arbitra e considerada Musa internacional da arbitragem pelo principal jornal espanhol, "Marca". Em entrevista ao "Diário Catarinense", o dirigente afirmou que a auxiliar, elevada pela mídia ao posto de "musa da arbitragem", havia sido afastada há três meses por atitudes não condizentes com a profissão:
Ao entrar em contato com o assessor de Fernanda Colombo, Fabiano de Abreu disse que a bandeirinha não quer responder sobre o tema com medo de que possam prejudicar sua carreira, indignado com a situação e tomando as dores de sua cliente, Fabiano conversou e rebateu as frases de Delfim baseado na experiência de trabalho com Fernanda.
Abaixo poderemos ler as frases do presidente da Federação catarinense e a opinião de seu assessor sobre as acusações:
"Não tinha mais motivo para ficar aqui. Ela queria ser vedete, queria ser modelo. Eu disse, então, que ela não trabalhava mais aqui. Falei para procurar outra federação. Na minha não ficaria. Quero moças, sim, mas tem que ser profissional", disse o dirigente catarinense." disse Delfim de Pádua Peixoto Filho
"Ela sempre deixou claro na imprensa que nunca quis ser modelo, eu rejeitei todas as propostas de trabalho como modelo, cheguei a brigar com ela dizendo que com esse salário de bandeirinha ela nem poderia viver numa cidade como Rio e São Paulo, que outros árbitros se beneficiaram com a fama para ter um segundo sustento e acho correto isso, ela é pobre, eu disse que deveria sim aproveitar a oportunidade e fazer pelo menos catálogos para marcas sérias, que não tivesse nada demais, com isso ela teria um sustento a mais, ela fechou apenas dois trabalhos esse tempo inteiro, na Baidu anti-vírus, fechado com os chineses, no comercial ela dá um cartão vermelho para os vírus, e com a marca movili, um aplicativo de celular que ela comentou a copa do mundo, todos os outros foram rejeitados por ela, pois temia acontecer algo com ela caso ela trabalhasse com qualquer coisa relacionado a imagem devido a fama.
Ela não foi procurada pelo presidente da federação catarinense, ela viu que estavam tentando prejudica-la e tomou a decisão de trocar, primeiro a convite do presidente da federação pernambucana, segundo que não estava se sentindo bem ali. Ela chegou a ser listada dois anos como as melhores auxiliares arbitras do Estado, foi nova já aprovada como aspirante da FIFA, os dois erros delas em anos de profissão, foram bem menores que muitos erros de outros árbitros." Disse Fabiano de Abreu
"Começou a querer aparecer em tudo que é revista. Mostrar a coxa, mostrar a bunda. Não é assim que funciona por aqui. Então, eu avisei ela e ela foi embora", completou." Delfim de Pádua Peixoto Filho
Por favor, achem uma matéria ou revista em que apareça a coxa e bunda. Rejeitamos, cheguei a negar ensaios com veículos de mídia grandes, que são meus parceiros, colegas de profissão e amigos e jamais negaria nada. Tudo por que ela temia fazer fotos com pouca roupa e ser recriminada. Não foi avisado nada a Fernanda, todo passo que ela dava, cada programa, cada matéria, sempre pediu autorização ao presidente da federação catarinense e ele deu essa autorização.
Isso é um absurdo para os dias de hoje, quando achamos que as mulheres ganharam seu espaço, uma coisa dessas acontece, puro preconceito ao seu sexo e sua beleza. Ser bonita também dá desvantagens? Ser correta demais o retorno é esse? Ela poderia hoje estar com 200 mil na conta aproveitando a sua mídia e rejeitou tudo.
Ela não vai atender a jornalistas e não quer se manifestar, pois ela teme o que possa acontecer, o presidente da federação catarinense será o vice da CBF. Ela ama essa profissão, teme os riscos de cada atitude que possa tomar... mas eu acredito que o poder da imprensa é tamanho para não deixar injustiças como essa acontecerem, principalmente com mulheres.
Estamos muito felizes com o presidente da Federação Pernambucana e tudo o que ele tem feito, Evandro Carvalho, está dando todo o apoio, principalmente psicológico, espero que ele até possa abrir a mente da Fernanda para que ela possa realmente se dedicar a alguns trabalhos como modelo, qual o problema nisso? Todo árbitro não tem uma segunda profissão?
Finalizando, quem conhecer a Fernanda, vai confirmar o que estou dizendo, ela não merece isso, ela não pediu para tudo isso, eu fiz matérias dela até mesmo contra sua vontade, pois não queria deixar com que detonassem ela e ficasse por isso mesmo. imagina depois das críticas se ela não responde a nada disso? Ela para mim é um dos maiores símbolos feministas do país." Fabiano de Abreu