O desenhista Mauricio de Sousa ganhou o título de Mestre Mundial do Brasil pelo World Master Committee, da Coreia do Sul. O criador da Turma da Mônica foi indicado pelo embaixador brasileiro em Seul, Edmundo Fujita, e recebeu o certificado “Word Master”.
Desde 2006, o World Masters Committee elege personalidades como Mestres Mundiais, que representam a cultura de diferentes nações em todo o mundo. Mauricio de Sousa agora integra a lista de 238 pessoas, de 64 países, já homenageadas pelo comitê.
Artistas selecionados pela instituição contribuem para a troca de culturas e se reúnem no “The World Masters’ Festival in Arts & Culture”, encontro onde podem dividir oportunidades e contribuir para a formação de uma nova cultura global.
O World Masters Committee é uma ONG que promove o intercâmbio cultural, promovendo um sistema de divulgação e compartilhamento entre a Coreia do Sul e outros países.
Mauricio de Sousa
O desenhista Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países.